16 de dezembro | 2007

Presépio da Pastoral São José tem peças de até 1 m de altura

Compartilhe:

 

O presépio montado pela Pastoral São José, que engloba os vários bairros que compõem a zona sul da cidade, além de vasto território da zona rural do município de Olímpia, é composto por peças que têm entre 80 centímetros a até um metro de altura. A informação foi passada na tarde desta sexta-feira (14) pelo administrador paroquial, padre Ivanaldo Gonçalves de Mendonça, 29 anos.

"É um presépio que foge um pouquinho do padrão das casas como nós estamos acostumados a montar e a ver. Foi todo decorado por dentro com planta e decorações verdes e também iluminado", explicou durante entrevista que concedeu a uma emissora de rádio da cidade. De acordo com Mendonça, o presépio foi inaugurado e abençoado no domingo, dia nove, depois da celebração da missa.

O presépio foi montado na praça da Igreja Matriz São José: "que foi preparado com muito carinho e com muita simplicidade pelas pessoas da nossa comunidade". Um detalhe fez questão de esclarecer: "As pessoas que têm vindo têm se surpreendido porque ainda não está no presépio a imagem do Menino Jesus. E a resposta é muito simples: Jesus ainda não nasceu".

De acordo com o padre, na noite do dia 24 para o dia 25, assim que encerrada a celebração da missa de Natal, a imagem será levada para a manjedoura que até então permanecerá vazia no presépio. "Estamos organizando para que uma Companhia de Reis possa ajudar a fazer o traslado da imagem do Menino Jesus de dentro da igreja para a manjedoura do presépio, onde até o dia seis de janeiro, que é o dia de Santos Reis, o Menino Jesus vai estar", informou.

Segundo Mendonça o presépio está aberto à visitação das pessoas todos dos dias no período entre 19 horas e 22h30, podendo, conforme o fluxo de visitantes, permanecer aberto até às 23 horas.

Resgatar

A finalidade, explicou o administrador paroquial, foi resgatar o verdadeiro sentido da celebração do Natal. Ele tem até se surpreendido com o grande número de visitas que o presépio vem recebendo diariamente, exceto em dias em que a chuva mais intensa não permite.

Padre Ivanaldo conta que as pessoas que passam pela praça retornam com a família para fazer uma oração de agradecimento ou de pedido. "Para ensinar as crianças, o que para nós é muito importante, e resgatar, principalmente, o sentido do Natal como festa da Família, da Fraternidade e da Paz", reforçou.

Ele ressaltou a importância da simplicidade: "O presépio não tem nada de monstruoso e é justamente essa a mensagem que Jesus vem nos trazer no Natal. Se nós descobrirmos e cultivarmos a beleza das coisas simples, todos os dias da nossa vida serão os melhores dias da nossa vida. Então foi tudo preparado com carinho". De acordo com ele o presépio faz parte de projetos que valorizam muito a comunidade.

"Querendo ou não, em alguns momentos, alguns bairros da nossa região são lembrados muito por fatores negativos de violência, de drogas, e esse é um sinal que está ajudando a resgatar um pouquinho a auto-estima do nosso povo e a igreja está aqui nesse lugar, agora com o projeto de futura paróquia, também com essa missão, de ajudar não apenas os católicos, mas todas as pessoas de boa vontade a viverem em concórdia e harmonia. Penso que este é o grande presente que Jesus gostaria de receber não só neste Natal, mas em todos os dias do ano", explicou.

A celebração da missa de Natal será às 21 horas do dia 24, a véspera e, também às 19 do dia 25, o Dia de Natal, na igreja Matriz de São José.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas