01 de julho | 2007

Procura por hotéis é 80% maior por causa das férias de julho

Compartilhe:

 

 Embora não possa ser considerada regra geral em razão de alguns já virem há alguns anos com ocupação total de suas vagas, o fato é que alguns hotéis já apontam para um aumento de até 80% na procura por causa da chegada das férias de julho. São pessoas de diferentes cidades e até de outros estados que vêm para Olímpia por causa do Parque Aquático Thermas dos Laranjais.

Pelo menos isso é o que pode ser depreendido da pesquisa realizada nesta semana pela reportagem desta Folha, junto a estabelecimentos hoteleiros e pousadas da cidade. A expectativa é de lotar todos os leitos, principalmente a partir do ferido de 9 de julho, feriado estadual lembrando a revolução constitucionalista de 1932.

Esta é expectativa de Renato Salemi, recepcionista e administrador da pousada Villa Olympia, que tem 13 apartamentos dotados de 52 leitos. "No começo do mês é tranqüilo, mas chega o feriado, que é no dia 9 de julho, já está esgotado", comemora.

Têm vagas

No entanto, embora poucas, há datas que ainda têm vagas disponíveis. Mesmo assim destaca que a diferença já é muito grande em relação a 2006: "Está tendo mais procura. Cerca de 80%".

Mas quem já trabalhou com lotação completa em 2006 também comemora. É o caso, por exemplo, da recepcionista Eliani Aparecida Bartolomeu, Hotel Olímpia, que ainda tem um pouco de vagas, porém, com a expectativa de repetir resultados de anos anteriores: "A procura está sendo grande".

Com 51 apartamentos equipados com 150 leitos, a expectativa é de lotação completa a partir do próximo dia nove de julho: "Esse ano não vai ser diferente porque tem muita gente que deixa para reservar de última hora".

A superação, cerca de 70% a 80%, em relação a 2006 é apontada também pela recepcionista Aline Ranzoni Dias, do hotel Vila Rebellato. Com 15 apartamentos para três pessoas cada um, ela diz que já está com, praticamente, todos reservados para o período de férias. "Já está quase 100%", reforçou.

Férias escolares

Mesmo se tratando do período de férias escolares, que começa oficialmente a partir do dia 10 de julho, segundo o gerente da Pousada Estância Blanco, Julio César Ducatti Júnior, a procura é maior para os finais de semanas. Porém, ressalta que os 20 leitos ficam ocupados praticamente o mês de julho inteiro.

"Cerca de 70% das pessoas ficam três dias, 10% um dia e 20% uma semana. A procura é maior para os finais de semana, geralmente eles chegam na quinta, ficam na sexta, sábado e ai vão embora", informou.

Diferentemente, na Estância Stela, a proprietária Maria Stela Madalena ainda espera para comemorar a chegada das férias de julho. Nesta semana ela informava que está com 50% da capacidade tomada, mas com perspectivas de atingir a meta proposta. "Ainda não é ótima porque já era para estar lotada, mas acho que já é boa", comentou.

Com 24 leitos à disposição dos turistas, Stela Madalena, embora acredite em crescimento em relação a 2006, justifica que não há como falar em comparação com anos anteriores. "A gente está há um ano só aqui, mas acredito que é de uns 80% em relação ao ano passado", reforçou.

O hotel Portella II, de acordo com a recepcionista Cristiane Aparecida de Carvalho Alves, já está com cerca de 90% de seus 45 leitos reservados para as férias de julho.

Esse volume, segundo estimou, representa algo em torno de 50% mais que em 2006: "A maioria é para a semana toda ou para ficar 10 dias. Na média ficam de 10 a 15 dias", observou. Cristiane observou ainda que no mês de julho a procura é bem maior.

Expectativa

No Hotel Municipal cerca de 70% dos 45 leitos já estão reservados.Porém, a recepcionista Ivonete de Oliveira não acredita em lotação completa neste mês de férias escolares: "Acho que uns 80%", calcula sem descartar a possibilidade de atingir 100%.

"Acho que está a mesma coisa, porque no ano passado nós lotamos o hotel inteirinho em julho, todos os dias. Mas tem um pessoal que chega sem reservas e acho que vai acabar lotando também e será igual", comentou.

No hotel Thermas Park, onde há 24 apartamentos e possibilidade de recepcionar entre 80 e 90 pessoas, segundo o gerente-geral Jens Kyed, há vagas apenas para o último final de semana do mês de julho: "Estamos praticamente com tudo lotado".

Kyed acredita que o movimento de turistas neste ano vá superar o verificado por ocasião das férias de julho de 2006. Acredito que em torno de uns 10%", avaliou.

Queda

De acordo com o gerente Luiz Carlos do Valle, da pousada Bem Estar, embora já com cerca de 90% dos 52 leitos reservados, o movimento não deve superar 2006 e pode, por outro lado, ficar cerca de 15% abaixo do que foi registrado no período de 2005.

Diferentemente disto, na Pousada dos Ypês a recepcionista Ana Paula de Souza comemora o fato de cerca de 90% dos 50 leitos já estarem reservados. Porém, por ser seu primeiro período de férias de julho disse não ter dados para fazer alguma comparação.

A expectativa de casa cheia não é diferente para Alfredo Fuad Neder, Didi, proprietário do Didi Maxi Hotel, que acredita em lotar todos os 70 leitos. "No ano passado também foi assim. O mês de julho é mês de férias", avisou.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas