05 de abril | 2009

Procura por peixes já é cerca de 15% maior que 2008

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Pelo que se depreende, a crise financeira mundial fica longe do bolso do consumidor quando chega a Páscoa e com ela a Semana Santa. Mostra disto é que a procura por peixes já é cerca de 15% maior que no ano passado e pode chegar a até 20% durante a semana santa. Mesmo em relação ao bacalhau, que, mesmo a espécie com preço mais baixo, pode ser considerado um produto caro para o consumidor comum, a expectativa é de boas vendas. Mesmo assim não deve faltar produtos.

No Compre Bem Supermercados, o chefe de operações, Paulo Henrique Facchini, diz que sua venda de congelados é grande até por causa da grande variedade que oferece ao consumidor: "Estamos vendendo muito bem". Até nesta semana, segundo ele, já comercializava 10% acima do que vendeu no ano passado: "A tendência é que na última semana aumente ainda mais". Além do bacalhau, são os filés congelados, como Merlusa, Tilápias e Cação, são os mais visados pelo consumidor.

Também no Iquegami Supermercados, outro consultado pela reportagem desta Folha da Região, a questão da crise financeira parece não interferir nas vendas. O gerente Jéferson José da Silva, relata que o bacalhau é o carro chefe dos peixes.

"A expectativa é aumentar as vendas porque o forte do peixe é a semana que vem, na Semana Santa, quando o brasileiro consome mais. Nossa expectativa é de 25% a mais do que no ano passado e o bacalhau é o campeão e o preço está acessível", considerou.

A mesma expectativa de aumento nas vendas na próxima semana tem a comerciante Débora Pompêo de Almeida, proprietária da Peixaria Água Viva. "No varejo aumenta muito. A Semana Santa em si, quem tem produtos vende", obseva.

A quinta-feira é o dia que tradicionalmente vende mais peixes: "principalmente esse ano que vai pegar a primeira semana do mês. O produto que o pessoal tem vende tudo. Em porcentagem eu não sei te falar, mas é bastante. Aqui na frente vende-se na semana, aquilo que vende em um mês e nos supermercados também".

Até agora, as vendas dela estão em média 15% maiores que 2008, mas podem aumentar. "Você vai em supermercados você encontra peixes, mas numa variedade menor do que aqui, eu tenho quase 60 itens, mas mercadorias de giro rápido, são produtos que tem bastante aceitação", avisa.

 

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