10 de abril | 2016

Professor suspeita ter contraído o vírus da gripe suína

Compartilhe:

O professor Marcos Zalém Gomes (foto), que atua na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica Professor Maurício Cesar Alves Pereira, no Jardim Leonor, zona sudeste de Olímpia, está desconfiado que pode ter contraído o vírus da gripe Influenza A, denominada cientificamente por H1N1, mas conhecida popularmente por gripe suína.

A preocupação foi manifestada por Zalem Gomes em sua página de relacionamento pessoal do Facebook no início da noite da quinta-feira desta semana, dia 7, às 19 horas. Até por volta do meio dia de ontem, dia 8, sua postagem havia sido curtida por 110 internautas, compartilhada por outros 51 compartilhamentos e sido comentada por 24 pessoas.

“Passei pela UPA agora, pois estou sentindo um mal-estar e febre, e como tenho três alunos na turma com o vírus e suspeita H1N1 (gripe suína), e outro com dengue, fiquei apreensivo. Mas preferi não esperar para ser atendido e vim embora com medo de ficar pior ainda. É assustador a quantidade de pessoas doentes esperando por atendimento. Alguns até sentados na grama por falta de assentos aguardando por uma consulta. Parece que estamos vivendo um surto de DENGUE E H1N1 na cidade; as autoridades responsáveis estão tratando o caso com normalidade”, postou. “Será que mais alguém vai pagar com a vida o preço para tomarem atitudes”, questionou em seguida.

Um internauta comentou: “muito preocupante, estranho ainda não tomarem nenhuma iniciativa para o atendimento dessas pessoas, o UPA está realmente sobrecarregado, e muitos problemas poderiam ser avaliados em uma UBS, talvez criar algo emer­gencial para esse período”.

Uma internauta questionou: “enquanto isso onde anda nosso prefeito e a secretária da saúde. Será que essas mesmas pessoas nossos governantes se ficassem horas a fio sentados passando mal horas a fio a saúde pública estaria um caos, mas são cercados de médicos não precisam passar o constrangimento da doença juntamente com a demora”.

Segundo Zalem Gomes a situação da UPA está preocupante: “as pessoas contaminadas todas juntas com outras pessoas, isso não pode acontecer. Os funcionários estão usando luvas, máscaras e álcool gel para se proteger. O povo doente não tem nem onde sentar. Sem exagero algum, eu nunca vi a UPA tão lotada como vi hoje”.

Outra internauta cobrou soluções rápidas: “deveriam tomar providências ou suspender as aulas até a vacinação. Está perigoso o ambiente aglomerado das escolas”. Outra completou: “acho que tinha que fechar as escolas, pois crianças têm pouca imunidade e essa H1N1 pega através de contato, se tem criança da escola com o vírus pode ter certeza que esse vírus está por lá”.

Ainda de acordo com o professor: “pedi álcool gel pra deixar na sala e passar nas crianças, a resposta foi que não tem para todo mundo”.

“A estância turística não tem prefeito nem secretária de saúde, deveriam separar uma UBS só para casos de suspeita de dengue e H1N1, assim não sobrecarrega a UPA”, sugeriu uma internauta.

“A situação é grave e seria plausível que essa secretaria de saúde municipal cedesse máscara para os professores além da obrigatoriedade do álcool gel. É uma situação delicada no qual o que eu vejo é que o governo municipal faz vista grossa ou tenta maquiar a situação. O povo não é bobo mais”, reclamou uma internauta.

Preocupadas mães falam em não deixar filhos irem à escola

A falta de informação ou mesmo a contrainformação divulgada no sentido de demonstrar que a situação é maravilhosa na cidade, está deixado a mães com filhos pequenos que frequentam as escolas da rede municipal de ensino muito preocupadas e com a tendência de não deixarem seus filhos irem às aulas normalmente. Mesmo com a informação divulgada nesta sexta-feira, dia 8, de quatro crianças da Escola Municipal de Educação Básica Professor Maurício Cesar Alves Pereira com suspeita de gripe suína, a intranquilidade ainda é grande.

Pelo menos é a essa conclusão que se pode chegar ao avaliar as várias páginas de relacionamento pessoal, principalmente do Facebook. Um exemplo é o de uma internauta destacando a dúvida que persiste em sua cabeça com as várias informações desencontradas;

“Vai saber né. Cada um fala uma coisa. Minha filha estuda nessa escola e diz que tem varias crianças com sintomas de gripe indo embora pra casa. Todo cuidado é pouco. Mas como está essa epidemia o certo seria que todas as crianças não só menores de 5 anos tomassem essa vacina”, postou.

Em seguida acrescentou: “Muitos mesmo. E infelizmente ninguém mais sabe para onde acudir ou o que fazer. Enquanto uns fazem shows caríssimos outros sofrem com a saúde. Descaso isso. Com esse dinheiro todo investido nesses shows que estão fazendo em nossa cidade (pq tem ano que não tem nada aqui). Invistam em algo muito mais importante que é a saúde, vacinas, remédios. Mas não, os shows são bem mais importantes”.

“Vergonha isso sim. Se fosse postado no face show em Olímpia. Nossa todo mundo elogia. Agora essa epidemia que está. UPA, postinho, escolas com essa epidemia são poucas pessoas que comentam. Será que ninguém se manifesta? Será que ninguém vai fazer nada? Vai esperar o pior acontecer? Conscientização neh! Revoltante! Principalmente para quem tem filho pequeno”, reforçou.

Mas a falta de informação precisa leva as pessoas a acreditarem em algo que pode e deve ser muito pior. Nanda Grego postou

“Pessoal olha o que acabei de receber no meu grupo do zap zap …. gente .. eu estou com medo. Atenção pessoal que tem filho pequeno em escola, na Escola Mauricio (no Jardim Leonor) já tem 3 casos confirmados de gripe H1N1 em uma mesma sala no período da manhã. Acontece que nossas autoridades de Olímpia estão querendo abafar essa epidemia. Vamos divulgando, protegendo e ensinando nossas crianças de como evitar contágio. Divulguem. O certo seria interditar a escola, suspender as aulas para quarentena e esterilização”.

Outra mãe reclamou a falta de vacina: “acho um absurdo a vacina teria que tomar todo mundo não só bebes e idosos. A minha filha também estuda lá. Acho que eles deveria informar todos o que está acontecendo”.

“Nem vou mandar a minha filha na escola amanhã. Que horror”, postou outra mãe. “Também acho que não vou manda e vou ligar lá pra me informar melhor”, afirmou outra. “Deveriam tomar providências e suspender as aulas, pois crianças têm pouca imunidade e essa H1N1 pega através de contato, e se tem criança da escola com o vírus pode ter certeza que esse vírus está por lá”, disse outra.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas