05 de fevereiro | 2007

Programas do TViFOLHA vistos por mais de 1000 internautas em janeiro

Compartilhe:

 

 Mesmo ainda passando por adequações para facilitar os acessos pelo usuários da rede mundial de computadores (Internet), os programas do TV IFolha foram vistos por cerca de 1000 internautas durante o mês de janeiro, período que ainda pode ser considerado de lançamento da novidade digital que veio para dar um passo à frente em termos de divulgação de informações sobre a cidade e região.

Segundo o diretor e editor da Folha e do Ifolha, com a entrada no ar do TViFOLHA, jornalista e advogado José Antônio Arantes, o site que trazia as notícias escritas da Folha da Região e os acontecimentos extraordinários durante a semana, acabou praticamente duplicando o número de internautas que acessam o endereço www.ifolha.temmais.com todos os dias.

De uma média de 30 acessos por dia passou para 60 nas duas primeiras semanas, chegando a 70 no final do mês de janeiro. Destes, 70% acessam a TViFOLHA. Cerca de 96% dos internautas que visitaram o iFOLHA já acrescentaram o endereço eletrônico em suas listas de favoritos do Internet Explorer.

Só para se ter idéia, um site com divulgação nacional, o "Jogos Perdidos", com divulgação em programa esportivo da Rede TV, segundo informações, tem 200 acessos/dia, enquanto isso o TViFOLHA teve média 64 no primeiro mês de 2007.

Foram cerca de duas mil visitas, sendo 15 mil páginas acessadas ao todo, incluindo o TViFOLHA. O iFOLHA foi visto neste mês em países como Argentina, Itália, Japão e Portugal, segundo as páginas de estatísticas do programa fonte.

O TViFOLHA teve sua primeira edição entrando no ar no dia primeiro de janeiro e, de cara, teve 250 acessos em uma semana.

Começou como experiência com todas as matérias indo ao ar no tempo de 30 a 35 minutos, mas gerava arquivo pesado demais – imagem e som juntos demandam muito espaço no computador e fica difícil de baixar pela internet.

Diante disso o programa acabou sendo dividido, inicialmente em blocos e, depois, passou a ser dividido por reportagens, para poder facilitar o acesso do internauta.

"Tudo isso para favorecer sempre o internauta que visita nosso endereço e, agora, inclusive, conta com uma página especial, contendo todos os enunciados das matérias. É só clicar em cima da chamada e vai até a página onde está o arquivo. Aí aparece uma janela parecida com uma televisão, onde o internauta clica na tecla play (um triângulo girado para a direita) para começar a assistir a reportagem", explicou o editor do iFOLHA.

Na semana passada também foi inaugurado um novo quadro do TViFOLHA, trazendo os comentários sobre os ou o principal assunto da semana, comentado ou comentados pelo jornalista José Antônio Arantes e pelo seu assessor direto e filósofo autodidata, Willian Antonio Zanolli.

Também na semana passada foi realizado o primeiro comercial do TViFOLHA, do Café Matriz, divulgando a qualidade do cafezinho que é servido no local.

"O projeto ainda não está concluído e passando por constante remodelação até chegar num ponto que possa ser considerado o mais próximo possível do ideal para os internautas. Mas na internet as coisas evoluem com rapidez espantosa e as inovações têm que ser acompanhadas de perto, sob o risco de tudo tornar obsoleto", explicou o editor.

A Folha da Região começou sua trajetória na rede mundial de computadores em abril de 1997 e foi criada, inicialmente, pelo médico José Carlos Ferraz, quando este montou o primeiro provedor de internet no município. Inicialmente funcionava como uma página separada do olimpianet. Não tinha endereço próprio.

Com a venda do provedor olimpianet para uma empresa de Barretos, a Folha ficou fora do ar por alguns meses para voltar, aí sim, com seu próprio endereço na internet: www.ifolha.temmais.com, com programa elaborado pelos webdesigners Guilherme Pama e Cleber Rodrigo Augustinho.

No ano de 2006, acabou sendo atacado por hackers, que destruíram seu programa fonte, causando prejuízos para a empresa que foi obrigada a pagar para que um outro programa fosse reescrito para poder voltar à rede mundial de computadores.

Em 9 de outubro de 2006 é que o site conseguiu ser reescrito pelo webdesginer Guilherme Pama e voltou a funcionar na internet. Neste início de ano entraram no ar o TViFOLHA e o radioiFOLHA.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas