08 de junho | 2008

Qual a razão de tantas tentativas de suicídio?

Compartilhe:

No início da noite da segunda-feira, dia 2, por volta das 19h40, a Polícia Militar foi acionada para ir até à Santa Casa de Olímpia, onde um professor de 50 anos de idade deu entrada depois de socorrido pelo Corpo de Bombeiros, vítima de uma tentativa de suicídio. Segundo consta, não teria conseguido aulas para trabalhar neste ano letivo.

O fato, unido aos vários casos que são registrados todos os anos, inclusive com alguns chegando à morte, levou a editoria desta Folha a buscar opiniões no sentido de entender uma decisão tão drástica. É certo que há diversos fatores que podem desencadear a tentativa de suicídio. O isolamento social, por exemplo, no caso de uma pessoa com poucos amigos.

Mas também o desemprego, quase sempre o maior responsável por problemas de ordem financeira ou, ainda, a perda de entes queridos. Mas também a traição, um amor não correspondido que acaba em rompimento de um relacionamento.

As doenças crônicas como a AIDS – Síndrome da Imuno Deficiência Adquirida – ou o câncer, seja de que espécie ou parte do corpo, que pode desestruturar a pessoa que toma conhecimento ser portadora.

Enfim, o que é certo é que tudo acaba desencadeando um processo depressivo e a partir desse processo a pessoa pode chegar à tentativa e até ao suicídio, propriamente dito. A depressão, segundo os especialistas, é uma das doenças que mais leva a pessoa a cometer o suicídio, embora grande parte fique apenas nas tentativas.

Há três graus de depressão: leve, moderada e grave. Algumas estatísticas mostram que 80% das pessoas que cometeram o suicídio estavam no processo de depressão grave. No caso da depressão mais grave a pessoa, se não tratada, pode chegar à tentativa de suicídio.

Para tanto, há vários fatores desencadeantes: o desemprego, a desestrutura na questão econômica da família, a depressão pós-parto, quando a mulher tem bebê e desenvolve a depressão puerperal que também pode levá-la a tentar o suicídio. A própria dependência do álcool e fumo que são drogas lícitas e, segundo consta, a maioria dos alcoólatras pensam em suicídio. Sem contar as drogas ilícitas como cocaína, maconha ou crack.

O que é pior a uma pessoa que tenta o suicídio é que se não houver cuidados especiais e um tratamento adequado, é quase certo que tentará de novo. No caso de pessoas que tentaram uma vez é comum tentar novamente dentro dos três primeiros meses que sucedeu a tentativa.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas