08 de julho | 2007

Queimadas aumentam internações na Santa Casa

Compartilhe:

 

 Embora não sendo considerada um fator exclusivo, as frequentes queimadas de palha da cana-de-açúcar contribuem bastante para aumentar o número de internações por problemas respiratórios na Santa Casa de Olímpia. De acordo com o diretor técnico do hospital Fábio Martinez (foto), nesta época do ano sempre aumenta o número de internações por problemas respiratórios por problemas e climáticos. "Acredito que o fator da cana contribua para isso", acrescentou.

No entanto, para o médico a queimada da palha da cana-de-açúcar não pode ser considerada um fator exclusivo e que até não seja a causa principal para os problemas. "Mas que contribui para o aumento das infecções respiratórias e casos alérgicos tenho certeza que sim", reforçou.

A variação da temperatura e a baixa umidade relativa do ar, segundo Martinez, também geram um crescimento na quantidade de casos, o que considera um fator sazonal, ou seja, válido apenas para este período do ano. "Aumenta o número de rinite alérgica e de infecção respiratória", observou.

Por terem a resistência diminuída, crianças e idosos são os que mais sofrem neste período do ano, mais sujeitos a adquirirem infecções respiratórias. "Os idosos principalmente, porque às vezes de uma gripe leve ou um resfriado, pode virar uma pneumonia grave. Já as crianças pela imaturidade do sistema imunológicos delas", explicou.

Fábio Martinez aconselha que sejam evitados os choques térmicos – situações que se verificam quando a pessoa sai repentinamente de um lugar mais quente para um ambiente mais frio – e que as pessoas tentem se agasalhar bem antes de saírem de suas casas nos dias de frio. Além disso, evitar ambientes muito secos também é considerado importante. "Podemos usar nos quartos das crianças os vaporizadores de ar que podem ajudar um pouco nessa época do ano", afirma.

A limpeza da casa e a maneira de proceder também é mostrada pelo médico: "manter sempre a casa limpa e passar pano em tudo para evitar poeira, porque a poeira e a fuligem, no caso, também são grandes causas de rinites alérgicas e de traqueites", informou.

Os principais sintomas de problemas relativos à baixa umidade do ar e mesmo à poeira e fuligem das queimadas, informa o médico, são: irritação na garganta, tosse seca, dor no peito pelo excesso de tosse, coriza e irritação no nariz. "Estes são sintomas mais comuns, mas deles, podem surgir outras coisas", finalizou.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas