15 de maio | 2016

Reajuste do preço da água gera polêmica na Câmara de Olímpia

Compartilhe:

O reajuste de quase 10% no preço da água cobrado pela Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente – Daemo Ambiental, a partir das leituras efetivadas a partir do dia 1.º de maio, que somado a outros dois aumentos praticados nos últimos 12 meses, chega a aproximadamente 48% no período, acabou gerando uma grande polêmica durante a sessão ordinária da Câmara Municipal realizada na noite da segunda-feira desta semana, dia 9.

Em ano eleitoral, Dirceu Bertoco, que deixou recentemente uma das secretarias municipais e apoia candidato diferente do apoiado pelo prefeito Eugênio José Zuliani, chegou a dizer que estava arrependido por ter ajudado a aprovar uma lei que desobriga o prefeito a enviar propostas de aumento do preço da água para serem votadas pelos vereadores.

“Vejo uma coisa que não dá para entender. Um presente do superintendente da Daemo, mais um aumento. E eu não posso ficar quieto. Faço parte do governo, mas não posso aceitar. Se 2015 teve dois reajustes, os quais dão 38% onde ficamos?, questionou Bertoco.

“Não estou aqui fazendo política. Só não posso concordar. Tenho arrependimento de ter votado no projeto dando autorização para que isso (aumento) passe através de Decreto (do prefeito). Mas vai ter que ser corrigido”, acrescentou.

“Quero dizer que eu também repudio o aumento. Aliás, nos últimos 12 meses foram mais de 40% (cerca de 48% de aumento). Simplesmente dobrou o preço da água. Um consumo de 28 mil litros que se pagava antes R$ 60,00 hoje se paga R$ 129,00. Então, pode se dizer eu dobrou o preço da água em cinco anos”, cobrou o vereador Hilário Juliano Ruiz de Oliveira.

OUTRO LADO

Já o vereador Leonardo Simões, que é o líder da bancada do prefeito Eugênio José Zuliani na Câmara Municipal, rebateu as críticas: “Quero dizer com muita tranquilidade que o índice do aumento na verdade foi baixado pelo menor índice que foi o INPC”. Mas Simões diz reconhecer as dificuldades atuais: “tempos em que os aumentos soam aos nossos ouvidos de forma agressiva e não é muito aceitável”.

“No entanto, o aumento da Daemo do mês de março de 2015 foi o último aumento considerando o INPC. O que foi dado em setembro e outubro tiveram como alegação a correção efetiva do aumento da energia elétrica dada pelo governo do PT. Então, com base nisso nós precisamos ressaltar que a Daemo está fazendo uma correção agora em maio de 2016, dando um reajuste abaixo do índice de inflação”, complementou.

Líder do prefeito na Câmara é criticado na rede Facebook

O líder da bancada do prefeito Eugênio José Zuliani, vereador Leonardo Simões foi bastante criticado por internautas que frequentam a página Olímpia da Pressão, no sistema de relacionamento pessoal Facebook.

As críticas foram por sua manifestação na sessão ordinária realizada pela Câmara Municipal na noite de segunda-feira, dia 9, tentando justificar ou defender o aumento exagerado no valor da água que está sendo cobrado pela Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente – Daemo Ambiental, a partir do consumo do mês de abril, cujas leituras estão sendo realizadas a partir do dia 1.º de maio, Dia do Trabalhador.

Em síntese, segundo foi publicado pelo administrador da página Olímpia da Pressão, o vereador se manifestou “dizendo que é “necessário”. “Aumento com destinação de investimento, é algo que o cidadão olimpiense está vendo para onde está indo o dinheiro”.

De acordo com o que a reportagem desta Folha da Região apurou no início da tarde desta sexta-feira, dia 13, a página foi visualizada por 2,5 mil internautas e recebeu dezenas de comentários e quase 40 compartilhamentos.

Carlos Victor Serafim questionou: “Ham? Está vendo para onde está indo o dinheiro!!!. Esse senhor mora em Olímpia mesmo? Porque essa infraestrutura que ele está citando não é a mesma que eu vejo”. “Pelo ralo”, comentou rindo Sérgio Lopes.

Fabinho Freitas comentou: “Pastor e político eis uma raça que não vale (…)”. Mas Stefanio Poi respondeu: “Imagina os dois juntos na mesma pessoa”.

Alexandre Timoteo disse: “Esse cara é uma piada de mau gosto em todos os sentidos. Manipulador em dose dupla, como “Pastor” e agora como homem público”.

Ana Paula Estevam disse: “Estamos vendo mesmo (onde está indo o dinheiro) no bolso dos políticos. Moro aqui no Campo Belo e se quero tomar banho preciso tomar antes das cinco horas porque depois tem que tomar de canequinha. Uma vergonha o senhor (vereador) não acha”.

Maah Daud cutucou: “Avisa esse ser que para aumentar o valor da agua teria que no mínimo ter agua potável e tratada e não essa água de esgoto que sai das torneiras”.

Laine Neves Bruno Faioto questionou: “Estou vendo nada não, estou vendo esses políticos nos roubando e nada melhorando! Cadê a saúde? Cadê educação? Transporte (porque os motoristas dessas circulares não sabem nem tratar idosos e muito menos dirigir com responsabilidade). Água nas torneiras? Cadê Senhor Vereador? Cadê Senhor Prefeito?”.

Tales Mercado disse: “Os caras colocam um trator trabalhando 1 dia a cada 3 meses e vem falar de investimento”. Sheider Ramos acrescentou: “Subir 40%, em menos de 1 ano. Por favor justifique e mostre aonde foi este investimento”.

Júlio Cezar Calvo cobrou: “Você foi muito infeliz no seu depoimento nobre vereador, me mostre onde estão sendo investidos os recursos, os melhoramentos que estão sendo feitos em nossa cidade quanto ao DAEMO, nossa água, gostaria de convida-lo para assistir quando faço a manutenção do filtro de água no cavalete da minha casa, os resíduos que ali ficam e quem não tem o filtro como é que fica”.

Ueberton Ferrarezi também comentou: “Aquela avenida na cara do Thermas? A obra está mais parada que água de represa e olho de vidro! Onde está o dinheiro investido? Pouca vergonha essa cidade. O homem que revolucionou essa cidade se chama Benito Benatti, ele sim tem história aqui através de um parque aquático magnífico não esses políticos”.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas