23 de janeiro | 2022

População terá que lutar pelo direito de escolher se privatiza ou não o Daemo

Compartilhe:

 

“No afã de se solidificar como paladino de alguma coisa, muitas vezes, aqueles a quem não é dado o dom de enxergar a realidade, acabam se transformando em algozes daquilo que não compreenderam”.

Mestre Baba Zen Aranes.


PARA QUEM …

… prestou atenção no título da coluna, a pergunta que pode vir na sequência é uma só: “quem garante que a população quer ou não a privatização do Daemo”.

SOBRE O TEMA, …

… muitas discussões ocorrem de forma acalorada. No entanto, perguntaria o cidadão observador da política olimpiense: mas a cidade não é considerada conservadora e defensora total de que tudo seja dominado pela iniciativa privada, que tudo tem que visar o lucro, acima de tudo e acima de todos?

BOM, PELO MENOS …

… nossos rentistas e filhos e descendentes de coronéis, com certeza, sim. Mas a grande maioria da população é composta da chamada massa de manobra, ou seja, dos dominados escravizados que reagem sem pensar aos estímulos de frases prontas que perpetuam a dominação, agora enriquecidas pelas redes sociais e sua principal arma, a bomba atômica chamada “Fake News”.

ENTÃO …

… vai ser de lavada. A privatização vai ganhar, sem dúvidas, diriam alguns. No entanto, sempre vai existir os que procurarão alguma agulha no palheiro para defender tese contrária: “mas está provado que na maioria absoluta das cidades que o saneamento foi privatizado o preço subiu e que a coisa não deu certo. Inclusive, na Europa, milhares de cidades já estão retomando o serviço”.

A DÚVIDA …

… sempre vai pairar: o que será que deseja realmente a nossa população sobre um assunto tão importante e que envolve o produto que, em poucos anos, vai estar escasso (por causa da poluição) e poderá faltar para grande parte da população mundial?

NÃO QUE SEJA …

… a forma para se ter esta exata noção, justamente em razão da maioria da população não ter condições de entender e refletir sobre o que está acontecendo. Foi formatada para trabalhar, trabalhar e esperar a morte chegar, não para pensar, não para conseguir entender nem o que é melhor para si mesmo.

MAS, DA MESMA …

… forma que a democracia, embora seja um mecanismo ruim e que não cumpra sua finalidade, não existe nenhum outro que possa substituí-lo.

E NO NOSSO …

… caso, talvez seja a única forma de evitar que o Daemo seja privatizado. Claro, se a população conseguir enxergar, mesmo que em um lampejo, que é melhor garantir que a distribuição deste, que será muito mais que precioso líquido num futuro próximo, fique nas mãos do poder que é escolhido pelo próprio povo e que tem que respeitar os seus desejos.

ISTO PORQUE …

… a lei que o nosso deputado federal, o ex-prefeito Genial Genioso, que agora mora em Rio Preto, onde tem também o seu domicílio eleitoral, foi o relator e se gaba de ter sido o principal responsável pela sua aprovação, o pai da matéria, prevê que se o serviço de água e esgoto não for privatizado, perde direito a receber verbas dos governos federal e estadual.

DEU PRA VOCÊ …

… entender? O serviço pode até ficar sob o domínio das prefeituras, mas se isso ocorrer, os municípios vão ter que arcar com os investimentos na área sem ajuda nenhuma das outras esferas de governo.

QUER DIZER …

… para os prefeitos vai ser o lema, ou privatiza ou privatiza. Ninguém vai querer ficar com um sistema que não terá ajuda financeira da união e do estado.

PARA VOCÊ …

… ter uma ideia, os dois principais investimentos dos últimos anos tiveram o aporte de milhões dos dois governos. Um na área de tratamento de esgotos (a ETE nova) e o outro no sistema de água (com a perfuração de poços do aquífero guarani).

MAS O MUNICÍPIO …

… precisa ainda trocar praticamente metade de sua tubulação, sem contar com os vários reservatórios de grande capacidade de armazenamento que têm que ser implantados para garantir o abastecimento por várias décadas. E tudo isso demanda investimento.

E O PIOR …

… é que esta lei, além de estar em vigor, pois foi aprovada e promulgada pelo presidente da república, também já foi objeto de ação no Supremo Tribunal Federal e foi considerada constitucional.

E AO CONTRÁRIO …

… do que sugerem alguns pensadores locais é quase nula a possibilidade de judicialização da privatização, caso esta venha a acontecer, por estar amparada na lei. Só há duas hipóteses de reverter a situação, se cometerem alguma nulidade no decorrer do processo, ou, se mantido o referendo, a população se posicionar contra a privatização.

DAÍ A NECESSIDADE …

… diante de tema tão importante de se realizar o referendo. Pois este existe justamente para que a população decida diretamente os temas importantes cuja decisão pode vir a prejudicar diretamente suas vidas.

A LUTA, ENTÃO …

… de todos os que queiram decidir sobre tal tema, seja a favor ou contra, é fazer com que a Câmara de Vereadores local não conclua o golpe que já havia encaminhado na surdina no final do ano passado de tirar da lei orgânica do município (a constituição municipal) este direito que lá é explicito de que para privatizar o Daemo tem que ser feito o referendo.

O RESULTADO …

… claro, vai ter que ser acatado por todos. E diferentemente do que afirmou neste jornal o vereador Márcio Iquegami, tem sim que ser acatado pelo prefeito.

E NOSSO DEPUTADO …

… nos últimos dias, aproveitando a onda do BBB, em “meme” na internet, se intitulou o “Papa do Saneamento”, em alusão à tão comemorada e abominável lei que fez aprovar na Câmara dos Deputados e vai praticamente obrigar os municípios a privatizarem seus sistemas de distribuição deste líquido que não vai ter pra todo mundo no futuro próximo e que é vicário para a vida das pessoas.

José Salamargo, entendendo que El Gênio Genial vai acabar, ao invés, de ficar conhecido como o “Papa” que significa chefe supremo, sumo pontífice, do “Saneamento”, vai acabar recebendo a pecha de “Papa das Privatizações” e, em Olímpia, o “Papa da Privatização do Daemo”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas