06 de maio | 2018

Risco de crimes violentos cresce 60% em quatro anos

Compartilhe:

O avanço dos crimes de roubos e furtos, principalmente, fez a Estância Turística de Olímpia piorar nos últimos quatro anos, segundo o Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV). De acordo com o levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz, entidade que combate a violência urbana, que leva em conta o número de cri­mes letais, sexuais e contra o patrimônio, nos últimos quatro anos o risco cresceu 60%.

Dados divulgados na quinta-feira da semana passada, dia 26, pelo instituto, mostram que das 138 cidades do Estado de São Paulo, que foram analisadas, todas com mais de 50 mil habitantes, Olím­pia ocupa a 75.ª posição no ranking.

Segundo o levantamento, o índice foi de 13,5 em 2014; 15,3 em 2015; baixou para 8,5 em 2016; mas voltou a subir para 21,6 em 2017. Este último, praticamente igual ao 21,5 obtido pela cidade de São Paulo também no ano passado, ou seja, 0,01 ponto a favor da capital paulista, que ficou com o 74.º lugar no ranking.

Mas, de positivo, se é que quando se trata de insegurança pública pode-se encontrar alguma coisa de bom, o fato é que Olímpia, embora numa situação que se pode considerar crítica, tem um resultado melhor do que Barretos (22,2) e São José do Rio Preto (23,2).

O diretor executivo do Instituto Sou da Paz, Ivan Marques, afirma que o objetivo da pesquisa é apontar para a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e para os prefeitos dos municípios pesquisados o diagnóstico da violência e cobrar ações para melhorar a sensação de segurança da população.

“Diferente do que mostram as estatísticas do go­verno, divulgadas men­salmente, tem aumentado a sensação de insegurança das pessoas e é preciso fazer investimentos a longo prazo, ou seja, por no mínimo quatro anos. Mas isso dificilmente os políticos fazem, porque os frutos vão para o próximo ges­tor”, comenta o diretor.

Marques defende que a Prefeitura tem de se preocupar até no lugar onde vai ser colocado pontos de ônibus, para evitar que um passageiro fique parado ao lado de um terreno baldio, com mato alto, de onde pode sair um assaltante ou estuprador.

Olímpia é 6ª cidade na região em risco de crimes violentos

De acordo com dados do Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV­)­, com a pontuação de 21.6 a cidade de Olím­pia é a 6.ª colocada no ran­king regional entre as cidades com maior risco de crimes violentos. O ran­kin­g foi criado a partir da análise do re­sultado de 2017, feito pela Ong Sou da Paz do Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV), presente no Sou da Paz A­nalisa de 2017, que mede a exposição à violência dos municípios que possuem mais de 50 mil habitantes.

Na região de São José do Rio Preto, num raio de aproximadamente 150 qui­lômetros, Fernandó­po­lis com o índice de 11,7, pode ser considerada a cidade mais tranquila. Em segundo lugar aparece Votuporanga com 13,3.

Catanduva, que está na terceira colocação, aparece com 16,8 no índice divulgado pela Ong, seguida por Mirassol com 18,6. Além desses dois, em quin­to lugar, também na frente de Olímpia, aparece Bebedouro com 20,1.

Mas outras cidades, não muito distantes, co­mo Ma­tão, Jaboticabal e Ribeirão Preto, sede de comando da Polícia Militar e Polícia Civil, que inclui O­límpia, poderiam ter resultados melhores, aparecem com índices me­nores que o local.

Mas ainda na região mais próxima, com índices maiores do que Olímpia, Barretos (22,2) e São José do Rio Preto (23,2).

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas