13 de fevereiro | 2010

Samba Sem Compromisso relembra a vida circense com “Circo do Perereca”

Compartilhe:

O circo é uma das especialidades da escola de samba. Quem não se recorda há décadas atrás, quando certo carnaval o volume de integrantes chegava a ocupar duas quadras de extensão. Desta feita, a Associação Cultural Samba Sem Compromisso relembra mais uma vez a vida circense, levando como tema de seus desfiles o ‘Circo do Perereca”. De acordo com o presidente, agrônomo Flávio Augusto Pavese, foi a maneira mais adequada para desenvolver o carnaval por causa do pouco tempo que restava para trabalhar.

O tema, segundo o próprio homenageado e autor inclusive de uma peça teatral, Edward Marques da Silva, Vadão, mostra “um dono de circo que se vê as voltas com vários problemas com seu elenco e vai narrando toda a sua trama e história”. A apresentação do tema conta com a participação de integrantes do Grupo Parafol­clórico Frutos da Terra que vão se apresentar com alegorias na comissão de frente.

“Resolvemos homenagear um colega nosso, que é músico e vencedor de um prêmio em Brasília. O Vadão Marques foi a pessoa escolhida por ser um colega nosso que se destacou esse ano e resolvemos homenageá-lo através da peça que ele escreveu, o Circo do Perereca. Fizemos uma adaptação e virou o carnaval do Perereca”, acrescentou Pavese.

A escolha do tema, segundo o presidente, foi porque o circo tem várias personagens que facilitam o desenvolvimento do carnaval, co­mo por exemplo, malabarista, engolidor de fogo, equilibrista e, principalmente, o palhaço. “Fica fácil para quem quiser participar com a gente por ser uma fantasia simples”, diz.

A bateria deverá ser composta por 76 componentes. “As fantasias da bateria estão prontas e já não tem mais vagas”. Já a frente da escola deverá ter aproximadamente 30 pessoas. “Calculamos que sairemos com 100 pessoas na escola”, estima.

Porém, as dificuldades, inclusive de elaboração de projeto, invi­abi­lizou à escola preparar um carro alegórico para os desfiles. Ou dificuldade aparece quando se fala das chuvas que, embora sem muita intensidade, têm caído quase que insistentemente. “A chuva está atrapalhando principalmente o nosso ensaio final”, enfatiza.

Mas Pavese tinha expectativa de conseguiu completar os ensaios ontem e hoje. “Chovendo ou não eles vão estar aqui no local do ensaio que é uma cobertura pequena por ser um bar, mas vamos tocar no sábado de qualquer jeito porque esse pessoal tem que pegar as evoluções, apesar de serem fáceis”, finaliza.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas