23 de março | 2008

Saúde investiga possível caso de dengue hemorrágica em Olímpia

Compartilhe:

 

A secretaria municipal de Saúde de Olímpia está investigando um possível caso de dengue hemorrágica, doença que, assim como em seu modo clássico, é transmitida pelo mosquito aedes aegypti, que pode ter sido contraída por uma moradora do Jardim Tropical II.

De acordo com o secretário Giovanni Baptista da Silva Júlio, ela está com suspeita de ser um caso de febre hemorrágica de dengue. No entanto, ele confirma apenas o caso de dengue clássico.
Segundo Baptista Júlio, por enquanto apenas está confirmado o caso da doença, mas com manifestações hemorrágicas. Por outro lado, explica que se trata de um caso importado, por causa da mulher ter visitado recentemente outro município da região. "Não está sendo confirmado como adquirido em Olímpia. Ele foi notificado aqui por Olímpia, entra na nossa contabilização, mas pode ter sido adquirido e contaminado em outra cidade, a cidade dos pais dela, que ele vai a cada 15 dias", informou. Entretanto, não citou qual cidade teria sido visitada pela mulher.

Atualmente, contou o secretário, o município está com oito casos de dengue confirmados. Foram, até nesta semana, 54 notificações, sendo que 34 já receberam diagnósticos negativos e ainda são aguardados resultados de outros dois casos suspeitos: "que acredito sejam negativos também".
"É um caso bastante clássico de dengue com manifestações hemorrágicas. Eventualmente, a dengue pode cursar com essas manifestações de episódios de hemorragia conjuntival (sic), petecas na pele, mas as manifestações não tão graves, quanto realmente aos do dengue hemorrágico", reforçou.
O secretário avisa que para adquirir dengue hemorrágica não é preciso que a pessoa tenha contraído o modo clássico da doença. "Pode já ser (hemorrágico) e fatal", reforça, lembrando que a situação é ainda mais complicada no caso de crianças.

De acordo ainda com Baptista Júlio, dos oito casos positivos, cinco estão localizados na área central da cidade. "É o local que tem mais na cidade e a gente tem que ter um maior cuidado. As nossas ações estão voltadas para toda a cidade, mas no momento, principalmente no centro da cidade", explicou. Mesmo assim, avalia que a situação ainda é positiva: "Então, oito casos positivos já no final do mês de março é um fator bastante positivo". Atualmente, a secretaria conta com mais de 35 funcionários atuando no combate à dengue, fazendo visitas e fiscalizações.

Por outro lado, diz também que já há casos de transmissão de dengue da mãe grávida para o bebê ainda em gestação.

Até cerca de 15 dias atrás, os casos suspeitos foram registrados na região do centro II (lado da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida) e Jardim Cisoto. Agora surgiu esse caso no Jardim Tropical II.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas