14 de abril | 2020

Saúde recebe resultado de exame e descarta primeira morte por covid-19

Compartilhe:

A secretaria da Saúde de Olímpia, informou no início da tarde de terça-feira, 14, que recebeu o resultado exame do primeiro paciente que morreu na UPA com problemas respiratórios e este veio negativo, descartando a possibilidade de ter vindo a óbito em consequência do novo coronavírus.

O instituto Adolfo Lutz demorou 15 dias para realizar o exame já que o paciente morreu no dia 30/03 e o resultado chegou apenas na terça-feira, 14.

O paciente EBS (masculino), de 55 anos, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no dia 30, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória. Ele era diabético e veio a óbito com insuficiência respiratória aguda e, segundo declarou o diretor técnico da UPA, na época, eles atenderam o paciente em parada, mas sem sinais característicos do Covid-19.

Como ele estava com insuficiência respiratória foi colhido material para exame que agora retornou negativo.

Na ocasião, o médico Nilton Martines rebateu as afirmações de que seria a primeira morte pelo Covid-19 em Olímpia, como chegaram a dar a entender na internet, pois não existia resultado de exame para comprovar e deu a entender que pelo quadro de sintomas o percentual para esta probabilidade não seria elevado.
“A primeira morte do coronavírus em Olímpia? Não se pode falar isso de maneira nenhuma, porque pode ser uma diabete, pode ser uma pneumonia típica, pode ser por outros problemas”, destacou Martines.

CONTINUA COM UMA MORTE SUSPEITA

Olímpia, no entanto, continua com um caso de morte suspeita aguardando o resultado de exame do instituto Adolfo Lutz. É no domingo, 12, faleceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Olímpia o paciente RS, masculino, de 65 anos, que deu entrada na unidade após ser atendido em sua residência pelo SAMU em decorrência de uma pneumonia com piora e uma parada cardiorrespiratória. Desde o início do atendimento, o paciente recebeu procedimentos de reanimação, os mesmos mantidos na UPA, porém sem sucesso evoluindo a óbito.

Por ser um paciente de afecção respiratória foi aplicado o protocolo do Ministério da Saúde notificando o caso como suspeito de Covid-19 e colhendo material para investigação. Em razão da pandemia, o município tem adotado em todos os óbitos decorrentes de quadros respiratórios procedimentos para evitar aglomeração durante o sepultamento.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas