28 de fevereiro | 2010

Saúde registra dois casos suspeitos de dengue hemorrágica

Compartilhe:

 

A Secretaria Municipal de Saúde registrou dois casos suspeitos de dengue hemorrágica em Olím­pia. A doença é uma conseqüência da dengue clássica e também trans­mitida pelo mos­quito aedes-aegypti adulto e contaminado. A informação foi confirmada na tarde da sexta-feira, dia 26, pela coordenadora de Vigilância e Saúde, Marli Manzatto dos Santos Belluci.


No entanto, segundo a coordenadora, ainda não há confirmação através de exames labo­ra­to­riais. Porém, ela alerta que os sintomas apurados praticamente confirmam os casos. Belucci informou que as duas pessoas já receberam alta da Santa Casa e o estado de saúde delas é bom. Inicialmente, esse dois casos notificados são considerados de fácil tratamento e sem risco de morte para quem contraiu a doença.


Por outro lado, no total, já houve 82 notificações de casos suspeitos. Do total de notificações, 15 já tiveram resultados laboratoriais confirmando a doença, sete de casos importados e oito autóctones (quando a pessoa foi picada pelo mosquito contaminado na própria cidade). Ainda são aguardados resultados de 58 exames. Até então, nove exames tiveram resultados negativos para dengue. “A gente sabe que tem alguns fortemente positivos”, avisa.


Por isso já inicia a nebu­liza­ção em alguns bairros, casos dos jardins Santa Fé, Alvorada e Campo Belo, nesta semana. Já contratou mais 20 agentes para atender a demanda de bloqueios. Cada pessoa notificada significa a operação em dois locais, cada um com no mínimo nove quadras.


HEMORRÁGICA

“Esse tipo de febre hemor­rágica do dengue, na verdade é a palavra, é dividida em quatro categorias”, informa a coordenadora. Segundo ela, a categoria quatro é a mais grave, que é o choque; a três, que é menos grave, quando a pessoa tem um colapso circulatório, mas que ainda tem condições de sobrevivência; a grau dois, é quando tem alguma manifestação he­mor­­rágica “o que gente fala coisa pequena, na gengiva ou se não ela pinta, umas pintinhas que parecem picadas de per­ni­lon­go”.


Já a grau um “é um exame que a gente realiza como se fosse verificar a pressão arterial, só que a gente deixa por mais tem
po e se aparecer as manchinhas, a gente fala que é positiva. No caso, essas duas pessoas a gente classifica como grau dois, porque teve algum sangramento”.


NOROVIRUS

Por outro lado, depois de quase dois meses e dentro até do que era esperado pela Secretaria de Saúde, continuaram surgindo casos de norovírus, embora, atualmente, em quantidade menor que no início.


“A gente sabia que ia permanecer por um bom tempo. Lógico que com uma quantidade menor de pessoas sendo atingida, mas sabia que aconteceria. Então, estamos com uma média de 11, 12, teve um ou dois dias que aumentou um pouco, mas são os casos diá­rios”,explicou


No total, até no início da tarde desta sexta-feira, dia 26, de acordo com a coordenadora de Vigilância e Saúde, já havia o total de 1.126 casos notificados. “As precauções continuam as mesmas, porque daí a 14 dias pode pegar de novo”, finalizou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas