27 de maio | 2007

Saúde registra uma picada de escorpião por dia na cidade

Compartilhe:

 

De acordo com os números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, que mostram que 141 pessoas foram picadas por escorpiões somente neste ano em Olímpia, pode se afirmar que há pelo menos um acidente por dia registrado na cidade. Este total, de acordo com o que informa o secretário Giovanni Baptista da Silva Júlio, foi apurado na quarta-feira (23).

Outro detalhe chama a atenção quando se compara o total verificado, até então, com o que foi registrado no ano de 2006, quando 343 acidentes foram registrados. Neste caso verifica-se que a continuar da maneira como está, fatalmente ocorrerá um acréscimo de cinco por cento em relação ao ano passado.

Outra constatação que pode ser feita também, é que a cidade de Olímpia, que já foi considerada por jornal de circulação nacional como a capital estadual do escorpião, está realmente tomada por escorpiões que proliferam pelos vários terrenos baldios abandonados por todas as regiões da cidade.

Desde o início do ano, segundo foi divulgado por um jornal da cidade de São José do Rio Preto na quarta-feira (23), a Secretaria de Saúde de Olímpia recebeu 150 chamadas de moradores para eliminar escorpiões encontrados em quintais e terrenos baldios, contra o total de 455 solicitações em 2006. Na avaliação da funcionária municipal Josielen Aparecida Amorin, assessora da Secretaria Municipal de Saúde, o desmatamento, embora seja uma situação agrícola verificada há mais de 30 anos, tem provocado a migração de escorpiões para a área urbana. Na cidade, segundo ela teria explicado ao jornal de Rio Preto, os escorpiões se abrigam em frestas, entulhos e no esgoto, locais onde têm mais possibilidade de encontrar alimentos. "Orientamos os moradores sobre a importância de manter quintais limpos e não acumular material de construção", diz Josielen.

Já de acordo com o secretário Giovanni Baptista da Silva Júlio, a secretária tem feito um trabalho em conjunto com o pátio da prefeitura e Secretaria Municipal de Educação no sentido de orientar a população a não acumular entulhos que servirão de esconderijo e reprodução.

Silva avalia que desta forma vai diminuir a população de escorpiões e, consequentemente, a quantidade de acidentes. O pátio, explicou, tem feito eventualmente as limpezas necessárias.

Já através da orientação da Secretaria de Educação, através de palestras de conscientização das crianças no sentido da manutenção dos terrenos limpos, e ainda o trabalho da equipe específica da secretaria, que tem feito visitas às casas onde são encontrados escorpiões, a tendência é acabar o problema.

"Essa equipe faz uma visita, realiza uma vistoria, emite um relatório e com esse relatório a gente toma as providências que são cabíveis e necessárias. Eventualmente, algum tipo de providência foge a alçada da secretária municipal de Saúde no que diz respeito a utilização de venenos", explicou.

 

Veneno

De acordo com ele a utilização de veneno não é eficaz se o escorpião não tiver contato com o produto até o prazo de 30 minutos. "Então não adianta nada a gente passar. Tem que ter a ação direta, tem que entrar em contato com o escorpião e a gente sabe que o escorpião é um animal de hábito noturno, quer dizer, ele sai do esconderijo à noite pra se alimentar. Então é complicado e por muitos anos jogou-se veneno e dinheiro fora fazendo essas aplicações", justificou.

No entanto, mesmo assim não descarta a utilização do veneno para casos específicos, nos quais a secretária continua agindo com o critério do produto químico. Importante, segundo ele, acabar com os alimentos naturais do escorpião como as baratas e outros insetos.

"Sem alimentação ele não vai sobreviver, inclusive, eles se comem uns aos outros. Então, é válido que a pessoa dedetize sua casa contra outro tipo de insetos e não especificamente para o escorpião", avisa.

Material de construção como tijolos e telhas, troncos de árvores e folhagens que ficam caídos por muito tempo são habitat naturais do escorpião. Sem contar ainda que os materiais de construção, armazenados em seus pontos de venda, acabam levando escorpiões para dentro das casas quando de reformas.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas