30 de março | 2022

Saúde vai fazer nebulização noturna nas regiões com alto índice de casos de dengue

Compartilhe:

 

Aumento de casos faz com que a Saúde utilize outras formas de combater o mosquito vetor da dengue.
Olímpia registra 236 casos positivos, sendo 225 autóctones (contraídos na própria cidade) e os outros 11 importados (contraídos em outros municípios e confirmados em Olímpia).


As equipes da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia seguem intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti causador de doenças graves como a dengue. Desde o início do ano, a secretaria de Saúde percorre todas as regiões da cidade, realizando visitas, bloqueios e nebulização em regiões com casos positivos para evitar o avanço da doença.

No entanto, como reforço e atuação preventiva, os agentes do setor de endemias passaram por capacitação, nesta semana, para começar mais uma estratégia de controle da transmissão, a nebulização veicular noturna, que será realizada em ruas dos bairros com maior índice de casos. O inseticida Cielo, o mesmo veneno usado na bomba costal, será disseminado por meio de uma máquina alocada em um veículo, que passará por três dias consecutivos na mesma região, das 19h às 22h.

A medida terá início já nesta quarta-feira (30), pelas ruas do distrito de Baguaçu, no horário delimitado. Para ação, é recomendado que os moradores deixem as portas e janelas abertas e cubram gaiolas e aquários protegendo seus animais. Veículos estacionados na rua também devem ser retirados para facilitar o trabalho da máquina de aplicação junto às guias e calçadas.

O cronograma com as datas e os próximos bairros que receberão o veneno, será divulgado pela Saúde. Um carro de som também percorrerá os locais previamente avisando sobre a ação e orientando os moradores sobre o horário e as instruções para a nebulização.

A nebulização é um método que libera um produto em forma de neblina para eliminar mosquitos transmissores de doenças. É importante ressaltar que o produto não é prejudicial ao ser humano, pois tem uma concentração baixa de veneno, agindo somente no momento da aplicação como ação residual ao mosquito.

Independente da nebulização e bloqueio, a recomendação da secretaria da Saúde é que a população esteja sempre em alerta, redobrando os cuidados em suas residências, evitando o armazenamento de água parada e eliminando recipientes que possam ser criadouros.

De acordo com dados divulgados do setor, Olímpia registra 236 casos positivos, sendo 225 autóctones (contraídos na própria cidade) e os outros 11 importados (contraídos em outros municípios e confirmados em Olímpia).

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas