26 de agosto | 2007

Secretaria de Estado coloca Olímpia entre 25 prioritários no combate a dengue

Compartilhe:

 

 A Secretaria de Estado da Saúde colocou o município de Olímpia entre os 25 primeiros a receber um reforço para o combate ao mosquito aedes aegyti, responsável pela transmissão de dengue. Esta é uma primeira etapa que visa o combate em 75 dos 645 municípios do Estado de São Paulo.

Batizada de "Operação Pente Fino", a medida tem como objetivo agir nos próximos três meses, durante o período de "entressafra" do mosquito transmissor para evitar que a doença retorne com força no próximo verão.

Profissionais da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) irão concentrar ações em 75 municípios considerados prioritários. São cidades que tiveram grande número de casos ou alta incidência (por 100 mil habitantes) de dengue nos últimos três anos. Também serão incluídos municípios que ainda registram transmissão da doença nesta época de frio, além de locais turísticos, com grande fluxo de pessoas ao longo do ano.

No caso de Olímpia, além do quadro epidêmico deste ano com 483 casos autóctones, ou seja, o que tem transmissão local, no ano de 2005 foi registrado um ainda maior quando foram 858 casos.

A epidemia de 2005 foi a segunda desde que o atual prefeito Luiz Fernando Carneiro assumiu a prefeitura no município em 2001, quando foi eleito pela primeira vez, quando já no primeiro ano de governo do primeiro mandato, o município teve 783 casos. Antes, em 1996, último ano da administração do ex-prefeito José Carlos Moreira, aconteceu o terceiro maior número de casos, com 111 pessoas contaminadas por dengue.

Os dados referentes ao município de Olímpia e dos demais municípios englobados nesta primeira etapa da Operação Pente Fino, foram extraídos pela editoria desta Folha junto ao endereço eletrônico do Centro de Vigilância Epidemiológica "Professor Alexandre Vranjac", na noite da quinta-feira, dia 23.

Para reforçar esta ação a Secretaria acaba de contratar um efetivo de 110 profissionais, dos quais 90 desinsetizadores, que integrarão o quadro fixo da Sucen. Além disso, serão colocados à disposição dos municípios equipamentos de combate à dengue, incluindo 30 novos carros e 30 borrifadores (atomizadores costais), recém-adquiridos pela pasta especialmente para esta operação.

A partir desse levantamento, a Secretaria irá entrar em contato com cada secretaria municipal de Saúde para verificar quais são as dificuldades no combate ao mosquito, prestar orientação e, se necessário, deslocar uma equipe estadual, o chamado "Esquadrão Anti-Dengue", para ações de campo.

Dentre os trabalhos que serão realizados durante a operação estão o controle de imóveis estratégicos (cemitérios, depósitos, ferros-velhos e prédios comerciais, por exemplo), auxílio na visita casa a casa, levantamento do nível de infestação de larvas do mosquito e ações para bloquear a transmissão da doença.

Municípios já definidos e número de casos autóctones: Andradina (785), Araçatuba (766), Bauru (802), Bebedouro (3.206), Birigui (832), Campinas (4.268), Caraguatatuba (731), Cubatão (198), Guarujá (35), Guarulhos (778), Hortolândia (1.066), Ilha Solteira (844), Lins (1.073), Marília (917), Mirassol (1.404), Olímpia (483), Praia Grande (138), Ribeirão Preto (1.819), São José do Rio Preto (277), Santos (537), São Paulo (2.223), São Vicente (120), Sumaré (2.960), Ubatuba (1.454) e Votuporanga (804).

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas