19 de outubro | 2014

Secretário da agricultura é ameaçado de morte por lenheiros no trevo do Lambari

Compartilhe:

Afirmando ter sido ameaçado de morte por um grupo de cinco a oito lenhadores, o secretário da agricultura de Olímpia, Dirceu Bertoco, de 60 anos,(foto) residente no distrito de Baguaçu, registrou boletim de ocorrência na delegacia de polícia de Olímpia, na manhã de sexta-feira, 17.

De acordo com o que o secretário relatou ao delegado Marcelo Pupo de Paula, as ameaças aconteceram na manhã de quinta-feira, 16, por volta das 8h30, na rodovia Assis Chateaubriand, próximo ao trevo de Baguaçu.

Bertoco contou na polícia, que há mais de 30 dias passa pela obra que o DER – Departamento de Estrada de Rodagem, está realizando no trevo do bairro Lambari e tem observado a derrubada de eucaliptos. Explicou, que em razão de sua função pública, solicitou aos lenheiros que cedessem a madeira para a prefeitura municipal de Olímpia para utilização em obras públicas.

Segundo o secretário, ele não foi atendido, mas também não foi maltratado. No entanto, contou à polícia, que na quinta-feira, quando novamente passou pelo local, ratificou o seu pedido e tentou tirar uma foto. Foi quando, segundo Bertoco, ele foi recepcionado de forma violenta pelos lenheiros, que estavam em número de cinco a oito pessoas, portando foices, motosserras e pedaços de pau.

O secretário afirmou na polícia que estava acompanhado de Adilson Antônio Alison, de 50 anos e Humberto Gomes e tentou argumentar que o município tinha preferência no uso da madeira. Mas, conta Bertoco, que foi cercado e dois dos lenheiros o ameaçaram dizendo “pobre resolve isso na bala, na faca”. Temendo por sua vida e integridade fica, o secretário declarou que “usou de todos  os recursos e conseguiu acalmá-los”.

Em seguida, segundo Bertoco, ele foi informado que quem estava proibindo que a madeira fosse cedida para o município era “o Milton do DER”. Depois disso, o secretário contou que manteve contato telefônico com o Milton, que lhe teria respondido em poucas palavras que “nada podia fazer”.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas