10 de julho | 2021

Semana Virtual do Orgulho LGBTQIA+ começa na próxima segunda-feira, 12

Compartilhe:

 

“Diversos assuntos importantes serão discutidos com o objetivo de fortalecer o movimento. LGBTQIA+ é o movimento político e social que defende a diversidade e busca mais representatividade e direitos para essa população. O seu nome demonstra a sua luta por mais igualdade e respeito à diversidade. Cada letra representa um grupo de pessoas”.


Entre os dias 12 e 17 de julho, a Estância Turística de Olímpia será palco da 1ª Semana Virtual do Orgulho LGBTQIA+. Durante toda a semana, diversos assuntos importantes serão discutidos com o objetivo de fortalecer o movimento, buscando aprofundar os estudos, conhecer a história e ampliar o conhecimento para promoção do debate sobre as questões de violência, saúde, educação, cultura, entre outros assuntos.

As discussões terão início na próxima segunda-feira, dia 12, com o tema “Gestão e Políticas Públicas para a Diversidade Sexual”, com Cássio Rodrigo, coordenador de políticas para LGBT+ de São Paulo.  Já no dia 13 de julho será discutido o tema “A Inclusão de Travestis e Trans no Mercado de Trabalho”, com Márcia Rocha do TransEmpregos.

No dia 14 de julho, o tema abordado será “Direitos da População LGBTQIA+”, com o coordenador da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB de Rio Preto, Eder Safafim.  E no dia 15 de julho, último dia de palestras e debates, os profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da secretaria de Saúde de Olímpia, falarão sobre “Saúde e Prevenção, uma pauta mais que necessária”. Todos os assuntos serão discutidos por meio do formato virtual, com rodas de conversas.

DOCUMENTÁRIO

“VOZES DA RESITÊNCIA”.

Além das palestras, a Semana Virtual ainda será marcada pelo lançamento do documentário “Vozes da Resistência”. Quem irá comandar a live de lançamento sobre o organizador do evento, Alex Correia.

Para encerrar com chave de ouro, no dia 17 de julho, será realizada a live solidária “Divas”, que será comandada por Anderson Ayusso, diretor da Ayusso Entretenimento e a apresentação será de Rachel Shineyder.

O som ficará por conta da DJ Priscila Nogueira, além da apresentação de diversos artistas como: Luiz Oliveira, Gustavo Garrido, Daiana The Gypsy, Venus Queen, Azinza, Muriel, Jessie Jhay, Maju Kalifa, Zayah e Melusine Sparkle, e o espetáculo “Saragal”, um sarau da diversidade que irá explorar possibilidades no encontro performativo para a construção de uma dramaturgia autoral que reflete a diversidade e resistência.

A live solidária irá arrecadar recursos para a compra de ração para os protetores independentes. O Pix poderá ser feito diretamente para a casa de ração parceira, por meio do e-mail elisracao@yahoo.com.br.

A 1ª Semana Virtual do Orgulho LGBTQIA+ foi criada por iniciativa de Alex Correia e da vereadora Alessandra Bueno e conta com o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, Hot Beach e Câmara Municipal. A transmissão de todas as atividades será realizada pelo canal do Youtube da Prefeitura de Olímpia (www.youtube.com/prefeituradeolimpiaoficial).

 

O QUE É O MOVIMENTO LGBTQIA+? 

LGBTQIA+ é o movimento político e social que defende a diversidade e busca mais representatividade e direitos para essa população. O seu nome demonstra a sua luta por mais igualdade e respeito à diversidade. Cada letra representa um grupo de pessoas. Veja o significado de cada uma delas, segundo o Manual de Comunicação LGBTI+, elaborado pela Aliança Nacional LGBTI+

 

L = Lésbicas

São mulheres que sentem atração afetiva/sexual pelo mesmo gênero, ou seja, outras mulheres.

 

G = Gays

São homens que sentem atração afetiva/sexual pelo mesmo gênero, ou seja, outros homens.

 

B = Bissexuais 

Diz respeito aos homens e mulheres que sentem atração afetivo/sexual pelos gêneros masculino e feminino.
Ainda segundo o manifesto, a bissexualidade não tem relação direta com poligamia, promiscuidade, infidelidade ou comportamento sexual inseguro – esses comportamentos podem ser tidos por quaisquer pessoas, de quaisquer orientações sexuais.

 

T = Transgênero

Diferentemente das letras anteriores, o T não se refere a uma orientação sexual, mas a identidades de gênero. Também chamadas de “pessoas trans”, elas podem ser transgênero (homem ou mulher), travesti (identidade feminina) ou pessoa não-binária, que se compreende além da divisão “homem e mulher”.

 

Q = Queer

Pessoas com o gênero ‘Queer’ são aquelas que transitam entre as noções de gênero, como é o caso das drag queens. A teoria queer defende que a orientação sexual e identidade de gênero não são resultado da funcionalidade biológica, mas de uma construção social.

 

I = Intersexo 

A pessoa intersexo está entre o feminino e o masculino. As suas combinações biológicas e desenvolvimento corporal – cromossomos, genitais, hormônios, etc – não se enquadram na norma binária (masculino ou feminino).

 

A = Assexual 

Assexuais não sentem atração sexual por outras pessoas, independente do gênero. Existem diferentes níveis de assexualidade e é comum essas pessoas não verem as relações sexuais humanas como prioridade.

 

+  

O símbolo de “ mais ” no final da sigla aparece para incluir outras identidades de gênero e orientações sexuais que não se encaixam no padrão cis-heteronormativo, mas que não aparecem em destaque antes do símbolo.

Além dessas letras, que são as mais comuns, atualmente, há algumas correntes que indicam para uma sigla completa ser:  LGBTQQICAAPF2K+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Questionando, Intersexuais, Curioso, Assexuais, Aliados, Pansexuais, Polissexuais, Familiares, 2-espíritos e Kink).

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas