11 de março | 2012

SUS local tem a pior nota entre 10 cidades da região de Barretos

Compartilhe:
O atendimento do SUS de Olímpia obteve a pior nota entre 10 cidades analisadas que pertencem à região administrativa de Barretos. A avaliação não passou de 5,34 abaixo da média obtida nacional que foi de 5,47. Esses números constam do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde, anunciado pelo Ministério da Saúde na quinta-feira da semana passada, dia 1.º de março, em todo o País.

Embora não assumam a responsabilidade pelo resultado, tanto o prefeito Eugênio José Zuliani, quanto a secretária de Saúde Silvia Elizabeth Forti Storti, reconhecem que o atendimento à população mais carente ainda está abaixo do necessário no município.

Olímpia até obteve notas altas, inclusive cinco notas 10 e quatro acima de 8 entre os vinte parâmetros da avaliação realizada pela primeira vez pelo Governo Federal, abrangendo o período de 2008 a 2010 em alguns tópicos e de 2007 a 2009 em outros, levando em consideração diferentes serviços como atenção básica, especializada, ambulatorial, hospitalar e de urgência e emergência.

O índice de desempenho varia de zero a 10.

Para a secretária foi o ano de 2008, último do segundo período da administração do ex-prefeito Luiz Fernando Carneiro, que teve influência para que a nota fosse abaixo das médias brasileira e da estadual de 5,47 e 5,77, respectivamente.

PADILHA EM BARRETOS
Em visita à região, o ministro da Saúde Alexandre Padilha adiantou que as próximas avaliações serão feitas com outros indicadores para investigar mais a fundo a real situação da saúde em todo país. “Assim o gestor poderá identificar quais são os problemas, onde é preciso avançar e fazer um esforço maior para melhorar”, disse.

A nota 5,47 obtida pelo Brasil representa um desafio para o Ministério da Saúde. Segundo Alexandre Padilha, o baixo índice é um Raio-x para que problemas sejam solucionados o quanto antes. “O IDSUS é uma fotografia do país e um instrumento para todos os gestores enfrentarem os problemas e desempenhos no setor de saúde”, disse.

NOTAS DA REGIÃO
As duas melhores notas na região foram de Severínia com 7,14 e Barretos com 6,85. Na sequência aparecem: Colombia (6,68), Jaborandi (6,52), Colina (6,32), Guaira (6,30), Guaraci (6,16), Altair (6,06) e Cajobi (5,86), todos melhores que Olímpia.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas