08 de março | 2022

Tereos quer alcançar 15% da força de trabalho composta por mulheres até 2030

Compartilhe:

 

A companhia também visa atingir 17,5% das mulheres na liderança até o mesmo período; as metas reforçam as iniciativas de diversidade e inclusão da empresa.


A Tereos Açúcar & Energia Brasil, uma das líderes em produção de açúcar e etanol no país, assumiu o compromisso de alcançar 15% de mulheres na força de trabalho e 17,5% de mulheres na liderança até 2030. O estabelecimento das metas vem para reforçar o compromisso da empresa com a pauta, que vem ganhando cada vez mais atenção dentro da companhia e já conta com iniciativas para aumentar a participação das mulheres na empresa, bem como em todo o agronegócio.

Uma das principais iniciativas da Tereos é a criação do Grupo de Afinidade Mulheres no Agro (Gama), que amplia discussões e idealiza ações para alavancar a representatividade feminina e as carreiras das mulheres no Grupo. A empresa também integra o Movimento Mulher 360 desde maio de 2021. A iniciativa leva informação e promove ações visando o aumento da participação de mulheres no mercado de trabalho, com o apoio de lideranças de diversos mercados.

A diversidade também está presente nos programas de entrada da companhia, como o Programa Jovem Aprendiz. Em 2020, a Tereos contou com uma turma exclusiva de mulheres, com 36 jovens. Durante o programa, elas recebem conteúdo teórico-prático para as funções que possam vir a desempenhar dentro da empresa, por meio de cursos desenvolvidos em parceria com o CIEE, Senac e SENAI.

Na frente agrícola, a Tereos também atua para aumentar a presença feminina nas operações, por meio de treinamentos e cursos de capacitação técnica.  

“Estamos cada vez mais engajados com o tema de diversidade e inclusão, ampliando discussões e promovendo ações para alavancar a carreira das mulheres dentro da Tereos e, também, no agronegócio de forma geral. Juntos, seguimos cada vez mais fortes em nosso objetivo de aumentar a presença feminina em todas as nossas frentes de atuação”, diz Carlos Leston, diretor de Recursos Humanos da Tereos.

VACINAÇÃO

Por outro lado, com o mote ‘Carimba que é saúde’, a Tereos vem promovendo campanha constante de incentivo à vacinação contra a Covid-19 entre seus colaboradores. A empresa está orientando o time – formado por 8,5 mil funcionários – a completar o esquema vacinal contra o coronavírus, incentivando a tomada da dose de reforço.

Desde o início da pandemia, em 2020, a empresa tem adotado diversas iniciativas de prevenção ao coronavírus, além de campanhas de incentivo à vacinação. Entre as medidas, foram adotados o distanciamento, uso obrigatório de máscara e álcool em gel disponível em todas as unidades, reforço na higiene de objetos e instalações, limpeza reforçada nos ônibus de transporte dos colaboradores, contratação de novos ônibus para que os colaboradores viajem utilizando apenas os bancos próximo à janela, em grupos reduzidos por veículo, e revezamento entre as pessoas para utilização do restaurante e maior espaçamento das mesas.

Além disso, os trabalhadores dos escritórios corporativos adotaram o sistema de home office, enquanto para o trabalho essencial de campo, em que não foi possível atuar de casa, foram adotadas todas as diretrizes da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde. Foi criado um Comitê interdisciplinar de discussão a respeito da Covid para tomada de decisão, implementação e comunicação de medidas que visem preservar a saúde dos colaboradores e dar continuidade às operações de suas unidades.

Também criou-se o Programa de Apoio e Prevenção à Covid-19 (PAP Covid) para ajudar os colaboradores e seus familiares com a saúde mental. O Programa atende os colaboradores e seus familiares por meio da parceria com a Social Consultoria, disponível 24 horas, todos os dias da semana. O contato é realizado por telefone, de forma gratuita, por uma equipe de assistentes sociais e psicólogos, mantendo total sigilo.

Por fim, a comunicação com a equipe e familiares foi reforçada, transmitindo informações aos colaboradores e seus dependentes por meio de uma cartilha especial desenvolvida para ajudar no combate e prevenção da Covid-19.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas