12 de setembro | 2021

Um a cada 3 moradores de Olímpia está com contas em atraso

Compartilhe:

 

Na microrregião a cidade com maior percentual de inadimplentes em relação ao número de habitantes é Embauba (41%) e a melhor Altair (24%).  Cenário é reflexo do momento pandêmico: inflação em alta, desemprego e renda achatada.


Um em cada três moradores da região de Rio Preto está com as contas atrasadas. É o que revela levantamento da Serasa. Ao todo, são 577.246 inadimplentes num universo de 1,8 milhão de habitantes de 117 cidades do Noroeste Paulista. Em Olímpia, 18 mil pessoas não conseguiram pagar suas contas no prazo. O cenário é reflexo do momento pandêmico: inflação em alta, desemprego e renda achatada.

Para se tornar um inadimplente, segundo a Serasa, o consumidor precisa ter ao mínimo uma dívida em aberto. Ou seja, a pessoa tem uma conta de água para acertar no dia 10, mas não pagou. Automaticamente, a partir do dia seguinte é considerada inadimplente até acertar o pagamento.

CARTÕES DE CRÉDITO SÃO OS GRANDES VILÕES

Segundo a gerente da Serasa, Nathalia Dirani, a inadimplência cresceu durante a pandemia. Contudo, seja pela baixa renda ou por falta de educação financeira, o brasileiro já está acostumado a viver no limite das suas finanças. “Na análise das principais causas das dívidas em julho, o destaque continua com bancos e cartões de crédito, que seguem como o principal fator de inadimplência no País (29%). Na sequência, temos energia elétrica, gás, água e saneamento, com 24% e varejo com 13%”.

Para o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ricardo Teixeira, a região de Rio Preto está dentro da média nacional, visto a crise provocada pela pandemia. “Muita gente teve salário reduzido ou perdeu o emprego. Sem contar que, com as pessoas ficando mais tempo em casa, tivemos adicionais nas despesas e, logicamente, houve um descompasso nas contas”.

50,1% MULHERES CONTRA 49,9% DE HOMENS

Dados do Mapa da Inadimplência e Renegociações de Dívidas da Serasa mostram que há pouca diferença entre os gêneros. Em média, as mulheres representam 50,1% e os homens, 49,9%.

“A pandemia provocou um efeito dominó em várias famílias brasileiras. Por exemplo, o pai tinha boa renda e a esposa cuidava do filho. Com as restrições, o restaurante fechou e a renda da família caiu. Em outros casos, a avó ou avô era a principal renda da casa e morreu por conta da Covid-19. Em consequência, a família ficou com dificuldade para honrar as dívidas”, apontou o professor de contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), Luiz Jurandir Simões de Araújo.

As famílias de classe mais baixa são as que mais sofrem para quitar as dívidas durante a pandemia da Covid-19. Mesmo com o auxílio emergencial que injetou dinheiro no orçamento das pessoas, a perda de renda e o aumento do preço do combustível, energia elétrica e de alimentos básicos fizeram a inadimplência disparar.

NA MICROREGIÃO

Da nossa microrregião, Olímpia é a segunda cidade em percentual de individados (18 mil ou 32% da população). A campeã é a pequena Embauba, onde 1000 moradores estão inadimplentes (41%). Na terceira posição estão Severínia com 5 mil (28%) e Cajobi com 3 mil (28%). A melhor situação é de Altair, onde 24% estão inadimplentes (1000 moradores).

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas