20 de abril | 2014
UPA de Olímpia aparece no mapa do calvário da Saúde
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e pelo menos mais dois setores da Secretaria Municipal de Saúde, já aparecem no mapa do calvário, forma como está sendo chamada a Caixa Preta da Saúde, site que entrou em funcionamento no sábado, dia 12, como uma forma da população registrar suas reclamações contra o setor que, principalmente em Olímpia, está sendo considerado precário por conta das muitas deficiências que apresenta.
Segundo foi apurado na noite desta quinta-feira, 17, três reclamações já foram registradas somente na primeira semana de funcionamento. O foco das denúncias são a UPA, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a farmácia da Secretaria Municipal de Saúde que funciona na antiga Beneficência Portuguesa.
A primeira denúncia foi registrada por um homem que se identificou apenas com o nome Samuel, na terça-feira, dia 15: “esses dias tirei um rx porque estava com dor, vou pegar o resultado quase 1 mês depois, até lá minha dor já sarou. Minha mae tambem está com os pés inchados fez um rx na upa e tem que esperar quase um mes para pegar o resultado. Ela não está aguentando pisar no chao, e tem que esperar o resultado,quase um mes depois”.
Outra denúncia foi postada por Rodrigo Alves de Toledo, na quarta-feira, dia 16, contra a falta de medicamentos na farmácia que funciona no prédio da antiga Beneficência Portuguesa: “falta de remedio !!! e com receita particular não conseguimos pegar remedio na rede publica !!! sera que nossos imposto é diferente !!”
No mesmo dia, Fátima Aparecida de Oliveira Albertino postou denúncia contra UPA e UBS: “PRECARIEDADE, FALTA DE MEDICAMENTO E EXAMES COMPLEMENTARES, ETC”.
Isso significa que usuários do sistema utilizaram do mecanismo online – criado pela Associação Médica Brasileira (AMB) – para relatar os problemas da saúde pública e privada dos municípios.
A cada reclamação, uma cruz preta aparece sobre o nome da localidade. Para reclamar é só acessar o endereço: www. caixa pretadasaude.org.br.
O site, que tem o tema “Ajude a abrir a Caixa-Preta da Saúde do Brasil”, entrou em funcionamento no dia 12 de março deste ano e já tinha recebido quase 2,2 mil reclamações de todo o País – uma média de 25 por dia, até na quarta-feira, dia 16. Moradores dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia são os que mais reclamam, segundo a associação.
De acordo com a organização, o principal objetivo do projeto é mapear os problemas da saúde. Além disso, serve para estimular a população a denunciar as condições encontradas nos hospitais, UPAs, postos de saúde e demais unidades de atendimento, informou a associação.
COMO RECLAMAR
Para registrar a queixa, a pessoa deve acessar o site www.cai xapretadasaude.org.br e clicar em um ícone amarelo que aparece no canto superior esquerdo da tela. Nesse local, deve indicar o Estado e a cidade. Depois, em outra caixa que se abre, o interessado pode digitar sua reclamação e, se houver, também ler outras queixas.
“A expectativa é que o próprio gestor tome providências para resolver o problema da cidade, uma vez que a informação está pública. Faremos um balanço mensal das denúncias e casos sem solução ou que se avolumam, enviaremos às promotorias de saúde e a outros membros do Ministério Público”, afirma a AMB.
Mas antes de ser publicada no site, as reclamações são avaliadas por uma equipe da “Caixa-Preta”.
“Ao receber a denúncia na plataforma online a equipe responsável pela checagem da veracidade entra em contato com médicos da região, profissionais da saúde, ou solicita mais dados e informações para o próprio denunciante. É importante que o denunciante envie fotos ou pequenos vídeos, pois isto dá credibilidade à informação”, explica a assessoria da associação.
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