10 de abril | 2016

UPA teria bebê de 4 meses com suspeita de gripe suína

Compartilhe:

O prejuízo da contrain­for­mação no sentido de esconder alguma situação que se­ja de risco à comunidade leva a situações além de preocupantes. Na quinta-feira desta semana, dia 7, em uma página de relacionamento do Facebook, surgiu um comentário de que na superlotada Unidade de Pronto Atendimento (UPA) havia uma criança de apenas quatro meses de idade com suspeita de ter contraído o vírus da gripe Influenza A, identificada cientificamente por H1N1, mas conhecida popularmente por gripe suína.

Essa informação surgiu em meio aos comentários sobre a superlotação da UPA e o longo tempo que o paciente tem que esperar para que o atendimento seja concluído. A esse respeito Mirela Carmo comentou: “É verdade Flávia dizem que está muito cheio tem até uma criança de 4 meses com a gripe H1N1que está muita mal que dó né amiga”.

O assunto foi compartilhado por 35 internautas e recebeu mais de 35 comentários até o início da tarde desta sexta-feira, dia 8. O assunto girava em torno de uma eventual reportagem da TV TEM, afiliada da Rede Globo de São José do Rio Preto.

“Quem sabe agora vira alguma coisa né. Eu sempre fui muito bem atendida lá sempre que precisei, mas pelo jeito a coisa está feia”, avaliou uma internauta.

Outra internauta reclamou: “eu fui lá com 39 (graus) de febre e gripe. Quem me atendeu foi uma enfermeira. Nunca vi isso”. “Isso já faz oito dias e eu continuo com febre e muita dor no corpo e a gripe não passa”, reforçou.

“Falta de respeito com os seres humanos, idosos, crianças que precisam de atendimento um descaso esse UPA”, avaliou outra internauta. “Meu Deus que situação. Tem que tomar providências o UPA não suporta tanta gente assim temos que orar muito só Deus”, argumentou outra.

“O atendimento do UPA é com descaso dos funcionários. Eles acham que somos trouxas. Espero o responsável pela unidade tenha mais consideração pelos trabalhadores uma hora dessas ainda fazer exame de sangue depois de esperar por 5 horas para ser atendido e fazer um raio x. Isso eu acho que é muito descaso com as pessoas”, considerou outra mulher que participou da discussão.

Em outra página do Facebook, Paola Martim comentou: “nós temos que abrir a boca mesmo e exigir nossos direitos. Afinal aquilo lá não sai de graça para ninguém. É pago e muito bem pago com a quantia de impostos que são cobrados de nós. Por isso que dei entrevista ao SBT e mostrei meu rosto. Só estou cobrando o que é nosso de direito”.

Saúde confirma 4 crianças com suspeita de gripe suína

Da redação e assessoria
Embora até tentando esconder a situação real, através de comunicado distribuído à imprensa local, a Divisão de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Olímpia, está confirmando a existência de quatro crianças que não tiveram sexo e idades divulgados, com suspeita de terem contraído a gripe Influenza A, denominada H1N1, mas conhecida popularmente por gripe suína.

De acordo com o comunicado que chegou à redação do jornal no início da tarde desta sexta-feira, dia 8, às 12h06, trata-se de alunos da Escola Municipal de Educação Básica Professor Maurício Cesar Alves Pereira, as crianças estão afastadas das atividades escolares por “apresentaram estado gripal, segundo atestado médico”.

Segundo consta no comunicado, o esclarecimento foi feito com a finalidade de “esclarecer que diante da veiculação de boatos em redes sociais, foi realizada investigação epidemiológica na EMEB Professor Maurício Cesar A. Pereira”.

Veja o teor do comunicado: “A Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Olímpia, por meio da Divisão de Vigilância em Saúde, vem esclarecer que diante da veiculação de boatos em redes sociais, foi realizada investigação epidemiológica na EMEB “Professor Maurício Cesar A. Pereira”, sendo apurado que neste momento, 4 alunos encontram-se afastados de suas atividades escolares por apresentarem estado gripal segundo atestado médico. É importante ressaltar que não há diagnóstico confirmado de gripe por influenza A (H1N1) e que as crianças encontram-se com estado de saúde estável”.

“A Secretaria de Saúde lamenta a divulgação de informação destorcida, causando transtornos imensuráveis não apenas às famílias envolvidas, como também uma situação de alarme desnecessário a toda população”.

“Esclarecemos que a Secretaria Municipal de Saúde, em respeito à população e aos princípios da Saúde Pública, preza pela transparência de suas informações, notificando aos meios corretos todos os adventos ocorridos e divulgando os dados após confirmação”.

SITUAÇÃO PODE SER PIOR

Por outro lado, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira, dia 8, pela imprensa local, é possível que a cidade tenha vários outros casos que não tenham sido registrados ou pelo menos divulgados pela Saúde.

Os casos suspeitos estão sendo tratados de imediato com o uso de Tamiflu, mas sem o exame que descartaria ou não a gripe. Consta que os exames só são feitos em pacientes que estão internados, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Entretanto, consta que os suspeitos seguem vida normal, sem que haja monitoramento ou mesmo cuidados específicos para que não transmitam a doença a outras pessoas.

Ainda consta que mesmo nos casos em que a doença é confirmada não é feita uma busca com a finalidade de detectar a possibilidade de o paciente ter transmitido a doença ou simplesmente orientar as pessoas que estão em contato sobre os cuidados que devem adotar.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas