09 de dezembro | 2012

Usuários da vicinal Natal Breda já sofrem com buracos no asfalto

Compartilhe:

Pouco menos de cinco anos depois da recuperação realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, os usuários da estrada vicinal Natal Breda, que liga Olímpia ao município de Tabapuã e, consequentemente à Rodovia Washington Luis, SP-310, já sofrem com problemas de buracos no asfalto, principalmente nas proximidades da cabeceira da ponte sobre o rio Turvo, no lado do município olimpiense.
 

O pior é que em meio a essas pessoas que usam o trecho constantemente, está grande parte de turistas que vêm à cidade com a finalidade de visitar o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, como já é conhecido internacionalmente o Clube Dr. Antônio Augusto Reis Neves.
 

A estrada, recuperada a partir de 2008, ainda no último ano do segundo mandato do ex-prefeito Luiz Fernando Carneiro, embora se tenha informações de operações tapa-buracos, pelo que consta não passou mais por um trabalho efetivo de recuperação do asfalto.
 

Um dos trechos que mais chama a atenção é justamente o que chega a ponte da divisa com o município de Tabapuã. Se daquele lado os problemas são bem menores e menos intensos, até pelo serviço de manutenção realizado, do lado olimpiense a situação é justamente a oposta. Quer dizer, pouco ou quase nada feito pela Prefeitura de Olímpia.
 

E assim como em vários casos anteriores, foi neste trecho que na segunda-feira desta semana, dia 3, o agricultor Carlos Renato Jesus Pelegrini, de 40 anos de idade, morador do Jardim Vila Nova, zona sul da cidade, sofreu uma queda de motocicleta.
 

Em abril do ano passado, por ocasião do feriado prolongado da Páscoa, houve um acidente envolvendo dois veículos que transportavam turistas até Olímpia. Resultado? Tiveram o final de semana prejudicado.
 

PREFEITURA CONDENADA POR ACIDENTE
 

E a responsabilidade não só pela recuperação da pavimentação dessa vicinal, mas também pela manutenção é da Prefeitura Municipal de Olímpia. A essa conclusão se pode chegar a partir de uma decisão judicial datada de outubro de 2011
 

Na ocasião, a justiça condenou o município de Olímpia a pagar R$ 23.438,30, mais juros, correção e honorários advocatícios de 17% do valor da causa, por danos em um veículo Audi, causados por buracos da estrada vicinal Natal Breda.
 

Ao julgar ação proposta pelo proprietário do carro, Rodrigo Arantes, o juiz substituto da 2.ª vara local, Luiz Fernando Silva Oliveira, entendeu que é obrigação do município conservar as condições das vias públicas sob sua administração.
 

Segundo consta no processo julgado no dia 26 de setembro de 2011, Rodrigo Arantes buscou ressarcir o prejuízo que sofreu em um acidente ocorrido no dia três de outubro de 2009.
 

Na oportunidade, ele trafegava com o Audi-A3 1.8, com placas DDO 5775, ano 2000, de cor preta, pela estrada vicinal Natal Breda, no sentido de Tabapuã, quando, na altura do km14, próximo da ponte sobre o rio Turvo, perdeu o controle do veículo ao passar sobre um enorme buraco existente na via, vindo a capotar. O veículo, no entanto, sofreu danos de grande monta, necessitando despender a quantia de R$ 23.438,30 para repará-lo.
 

O problema se verifica desde o mês de outubro de 2009, quando ainda fazia pouco tempo que a vicinal havia passado por obras.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas