06 de março | 2022

Visita à Santa Casa e atos religiosos marcaram comemoração do aniversário de Olímpia

Compartilhe:

 

119 ANOS!
Várias atividades religiosas foram realizadas inclusive com a participação de alunos da rede municipal local. Pinacoteca “Professor Ivo de Souza” foi inaugurada na quinta-feira, 03.


A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia realizou, na última quarta-feira, 2 de março, diversas atividades em comemoração ao aniversário de 119 anos do município. A programação especial teve início com uma visita na Santa Casa de Misericórdia de Olímpia para a apresentação dos equipamentos da nova Sala de Hemodiálise. Na quinta-feira foi inaugurada a Pinacoteca “Professor Ivo de Souza”.

Ainda em comemoração ao aniversário da cidade, a secretaria municipal de Educação organizou duas missas em Ação de Graças pelos 119 anos e pelo início do Ano Letivo de 2022, sendo uma no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, à tarde, e na Paróquia de São José, à noite.

Na abertura das celebrações, foram apresentados os símbolos municipais com o propósito de respeito e valorização da história local, sendo a água como representação do turismo, e a terra como símbolo de pertencimento e identidade local.

A parceria entre a Educação e a Cultura foi representada ainda por alunos das escolas municipais, caracterizados com roupas de grupos folclóricos. “Foram momentos de fé, partilha e união entre as pessoas, com a participação da equipe da secretaria de Educação, as equipes gestoras, professores, funcionários e alunos das unidades escolares, bem como a comunidade em geral”, disse Maria Cláudia Padilha, secretária da pasta.

As celebrações de aniversário se estenderam neste fim de semana também. No sábado, 5 de março, um Culto de Ação de Graças será realizado às 10h, na Igreja Adventista do Sétimo Dia do Jardim Alvorada, localizada na Avenida Antônio Benfatti, 300. Já no domingo (06), a Missa em Ação de Graças será celebrada na Igreja Matriz de São João Batista, às 19h, presidida pelo Padre Antônio Marcos.

PRIMEIRA PINACOTECA

Também dentro da programação de aniversário, a Estância Turística de Olímpia inaugurou na noite de quinta-feira, 3 de março, a Pinacoteca Municipal “Professor Ivo de Souza”, um espaço montado dentro da Casa da Cultura e composto de mais de 50 obras com exposição de quadros, esculturas e artesanatos de artistas olimpienses.

A Pinacoteca, além de fomentar e disseminar a arte e a cultura no município, tem o compromisso de salvaguardar o acervo artístico da cidade, por meio de sua preservação e difusão. O conjunto de obras que a instituição abriga é constituído, principalmente, por produções de artistas olimpienses e, em sua grande parte, proveniente dos conhecidos Salões de Arte, Salões de Inverno e Salões de Pinturas e Artes Folclóricas que integrava a programação do Festival de Folclore.

DIFERENTES MOSTRAS E EXPOSIÇÕES
Além do acervo, a Pinacoteca receberá diferentes mostras e exposições, com apoio da Associação Olimpiense dos Artistas Plásticos (OLIART), Associação Olimpiense de Cultura “Zeca Scura” (AOLC) e a Associação dos Artistas Olimpienses (Olimpiarte), atuando como um importante espaço das mais diversas produções artísticas. Com entrada gratuita, o público poderá contemplar as obras, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, na Casa da Cultura (Rua São João, 942 – Centro). A abertura contou com a presença de artistas olimpienses, família do homenageado, autoridades e teve ainda uma apresentação de violino do grupo Allegro Entretenimento.

A Pinacoteca recebe o nome do professor Ivo de Souza como homenagem e gesto de admiração ao saudoso professor, poeta e pintor que contribuiu com o ensinamento de milhares de olimpienses. Professor Ivo, foi graduado em Letras e pós-graduado na área de literatura brasileira pela UNESP, era especialista em Modernismo Brasileiro. Faleceu em 26 de dezembro de 2017, deixando seu legado de talento e humanidade a toda comunidade olimpiense.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas