24 de novembro | 2013

Alckmin veio fomentar o turismo, ou fazer turismo eleitoral?

Compartilhe:

NEM TODO O …

… tempo do mundo pode ser dimensionado de forma diferente do que a partir das horas que ao passar de 24 transformam-se ou findam-se no chamado dia. E este pequeno intervalo que também pode ser aferido em minutos ou segundos, voa, ao que parece, com uma intensidade cada vez maior, com o passar dos tempos. Talvez a avisar que tudo é finito e que não se pode fazer tudo o que se quer em apenas uma vida. É preciso muito mais. Não dá nem para conhecer a própria vida, que dirá o mundo que já está aí há tanto tempo, carregando consigo histórias mil, que se fossem todas auscultadas e apropriadas pelo conhecimento, talvez nem caberiam num computador com terabytes de capacidade de armazenamento.

DIANTE DE …

… reflexão tão assustadora de que não se conseguirá nem conhecer nem fazer tudo o que se quer fazer ao longo de apenas uma estadia neste resort maravilhoso chamado vida, é preciso continuar aos trancos e barrancos na tentativa de se fazer o máximo possível na perspectiva de que mais e mais consigamos “nosotros” sair do estado quase animalesco que o sistema, com seu verdadeiro câncer chamado corrupção, nos tenta impor.

DEIXANDO DE LADO …

… o contemplar, o soltar a imaginação, o divagar do nada para quase sempre a lugar nenhum, sem se preocupar com este vírus utilitarista do Deus Consumo, ou Deus Mercado, que nos querem impingir, vamos tentando enxergar com vocês os acontecimentos que marcaram os últimos dias, nesta querida terra que já abrigou e abriga gregos e troianos que tentam dar sentido às suas vidas onde tudo é passageiro e acontece depressa demais.

SAINDO DA …

… piração do parapira, o prefeito Eugênio conseguiu finalmente, depois de levar o cano por três vezes consecutivas no espaço de poucos dias, trazer o governador Ge­raldo Alckmin a Olímpia. E, pela primeira vez, para pernoitar na cidade, mais precisamente no Tuti Resort.

TIRANDO …

… o ineditismo do fato desta ser, senão a única, uma das raras vezes que um governador dormiu na terrinha, o governador veio num momento crítico e, em que parece estar em plena campanha política, já que quer se reeleger governador de São Paulo.

ACONTECE …

… que o seu partido e membros de seu governo começam a ser envolvidos em escândalos que podem complicar e até modificar sua estratégia de campanha e aí, o fato de ter que visitar o mais rápido possível todo o estado, transforma sua estada em Olímpia em um palanque eleitoral.

A PIORAR …

… a situação, além do envol­vimento até o pescoço de seu partido no escândalo da Siemens, também esta semana, começaram a surgir as primeiras imaginadas ligações efetivas de que seu secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico de São Paulo e aquele que estaria nos planos de se transformar no seu candidato a vice, o deputado Rodrigo Garcia, com o escândalo da máfia dos fiscais da prefeitura de São Paulo que está sendo investigada. Não pelo envolvimento direto de seu nome, mas pelo crescimento do volume da participação de seu irmão na máfia dos fiscais que começou no governo de Kassab em São Paulo, do qual também não tem como se ligar o referido deputado.

ESTA SEMANA, …

… o nome do empresário Marco Aurélio Garcia, irmão do Rodrigo Garcia, ex aliado do ex-prefeito e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, foi notícia em razão de ser declaradamente investigado por suspeita de lavagem de dinheiro na investigação sobre a máfia do Imposto Sobre Serviços (ISS) na Prefeitura da capital paulista.

O PROMOTOR …

… Roberto Bodini disse na tarde de quinta-feira, 21, que identificou uma movimentação financeira “com todos os elementos da prática de lavagem de dinheiro”. Aurélio Garcia, irmão de Rodrigo e genro do ex prefeito de Olímpia Wilson Zangirolami (já falecido), comprou três flats na Rua Bela Cintra, no centro da capital, para os fiscais Ronilson Bezerra Ro­dri­gues, Eduardo Horle Barcellos e Fá­bio Remesso, três dos investigados.

BARCELLOS, …

…  em depoimento, já havia dito que Garcia havia feito a transação. Também na tarde de 21 de novembro, o Ministério Público Estadual (MPE) confirmou com a incorporadora Even, que vendia os flats, que Lelo, como é conhecido, é o proprietário dos imóveis, e iden­tificou também transferências das contas dos fiscais para ele, referentes à operação. “Garcia vai ser investigado por lavagem de dinheiro e poderá se explicar”, disse o promotor.

O MINISTÉRIO …

… Público abriu também em 21 de novembro, quinta-feira, um cofre portátil que havia sido apreendido no chamado “ninho da cor­rupção” – uma sala comercial alu­ga­da por Garcia e usada pelo fiscal Rodrigues no Largo da Misericórdia, centro de São Paulo. Antes da abertura do cofre, Bodini convocou advogados tanto de Ro­dri­gues, que usava a sala, quanto de Aurélio Garcia, locatário do imóvel, e eles disseram que os clientes não eram donos do cofre portátil.

APÓS A ABERTURA …

… verificou-se que havia R$ 88 mil em notas dentro do cofre. Os advogados mantiveram a versão de que o dinheiro não pertencia aos clientes. “Como o dinheiro não tem dono, vou requisitar à Justiça que ele seja enviado a alguma instituição de caridade”, disse o promotor.

POR AQUÍ …

… a tal da máfia do asfalto, além de prejudicar a imagem de Eugênio e, por conseguinte de seu próprio mentor político, o deputado Rodrigo Garcia, parece afetar também a própria manutenção do município, uma vez que, segundo informações de bastidores, o governo federal teria fechado os cofres para as cidades que tem ligações com as empresas da máfia.

NESTE CASO …

… e a se confirmar tais asser­tivas, estaria explicado (em parte ou no todo) o estado de abandono em que se encontra a cidade neste primeiro ano de segundo mandado de Eugênio José. E o que é pior, poderia ter ido por água abaixo, a captação de água do rio ca­choei­rinha.

UMA COISA …

… acaba ligando à outra e um acaba se envolvendo com o outro, já que Rodrigo foi companheiro de Kassab em muitas eleições e por muito tempo, que também teve ligações políticas intimas com Eugênio e não é por acaso que Lelo é irmão de Rodrigo. Comprovado, nada está. Mas os indícios de que muita coisa possa existir, existe. Então é esperar para não ver. Será?

MAS VOLTANDO …

… à visita do governador, além do pernoite do Tuti Resort, mais uma vez fica esquisita a tal assinatura do Projeto de Lei transformando Olímpia em Estância Turística.

A COISA É …

… colocada pela assessoria de imprensa de uma forma dúbia. Ou seja, não fala se o governador vai sancionar a lei, ou seja (2), fazer valer através de publicação lei aprovada pela Assembleia Le­gislativa de São Paulo, ou vai simplesmente encaminhar o projeto para a aprovação dos deputados estaduais.

QUANTO A …

… primeira hipótese, é muito difícil que esta seja verdadeira, uma vez, que não se teve notícia de nenhuma aprovação de leis transformando cidades em estâncias turísticas. E são dezenas delas fazendo o pedido, uma vez que significa a possibilidade de se realizar convênios com os governos estadual e federal. Quer dizer, é grana que vem.

AGORA, ASSINAR …

… projeto de lei para encaminhar para a Assembleia, aí é chover no molhado, uma vez que já tramita projeto de autoria do deputado Itamar Borges sobre o tema. Fica parecendo mero ato de politicagem eleitoreira e muita apelação, principalmente com a assessoria não explicando que é apenas um projeto e fazendo a população acreditar que se trata de uma coisa já concretizada. É esperar para ver.

MAS O QUE …

… se está comentando ao pé do ouvido é, se, a partir de agora, com os respingos da máfia dos fiscais em São Paulo sobre o deputado e hoje secretário do governo de São Paulo Rodrigo Garcia será ou não candidato a vice de Alckmin.

É QUE …

… se for, diminuem as chances de Eugênio sair candidato a deputado estadual em dobradinha com seu líder político.

EUGÊNIO CHEGOU …

… a anunciar em Rio Preto que seria candidato e depois que Rodrigo passou a ser cotado para se candidatar a vice de Alckmin, desdisse o que disse.

AO DEPOIS, …

… entre seus correligionários, no entanto, voltou a crescer a possibilidade de se candidatar mesmo assim, em dobradinha com seu também amigo e companheiro político (embora em partidos diferentes) Itamar Borges que estaria cotado para sair candidato a deputado federal. Eugênio então faria dobradinha com ele como candidato a deputado estadual.

SE, POR CAUSA, …

… dos atuais escândalos, Rodrigo resolver voltar a ser candidato a federal, nas rodas políticas é dado como certo que Eugênio vai voltar atrás no seu compromisso com Itamar e dobrar com o seu mentor político.

MAS …

… o que é pior para Eugênio é que poderá ter um concorrente direto na região de Olímpia. Crescem os boatos de que o ex candidato a prefeito pelo PMDB local, João Magalhães estaria com intenções de se candidatar também. João é do mesmo partido que Itamar Borges.

QUE CONFUSÃO. …

… Quem viver e sobreviver, verá.
 

José Salamargo … esperando, porque esperar é tempo de pensar. E pensando, procurar encontrar aquilo que se está a esperar, pois nem tudo o que vemos é verdadeiro e nem tudo que nos passam como verdadeiro conseguimos enxergar.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas