17 de fevereiro | 2013

Carnaval de rua reúne amigos e combate a solidao

Compartilhe:

SE VOCÊS FOSSEM …
… sinceros … oh, oh, oh, meu povo. Veja só que bom que era …

TERMINADO …
… mais um reinado de momo, a partir desta semana o país deve voltar a funcionar. Os 90% da população que vivem escravizados pela relação trabalho X consumo, vai movimentar toda a engrenagem que continuará a criar sonhos, fantasias e uma realidade virtual que deixará todos felizes e esperançosos aguardando o próximo carnaval.

E LA NAVE VA …
… e este universo de seres embriagados, com a mente embotada, drogada pelo samba, futebol, suor e cachaça, vai deixando a vida os levar, sem pensar, sem entender o porquê. Apenas vivendo por viver, animalizados, emburrecidos e condicionados a aceitar tudo passivamente, como se o mundo se resumisse ao mero sustento, à pura sobrevivência.

MAS …
… enquanto “Assim Caminha a Humanidade”, a gente vai levando de teimoso, de pirraça; E a gente vai tomando que também sem a cachaça, ninguém segura esse rojão. É pirueta pra cavar o ganha-pão; Que a gente vai cavando só de birra, só de sarro; a gente tá engolindo cada sapo… A todo o pessoal, Adeus”.

 DEPOIS DE …
… esquartejar este texto lindo de Chico Buarque que virou música, o nobre leitor deve estar se perguntando quem é mais louco, o colunista por escrever tanta bobagem, ou o próprio, por teimar em ler…

MAS SE VOCÊ …
… chegou até aqui é porque tem muita força de vontade, é um obstinado, um ser que não desiste facilmente das causas quase perdidas, então, vamos tentar falar de alguma coisa que não esteja tão distante, ou tão ausente da realidade que nós tentamos entender.

VALE RESSALTAR …
… como destaque deste reinado de momo, a homenagem prestada pela Escola de Samba Sem Compromisso ao saudoso Dante Pavese, que por muito tempo animou bailes carnavalescos não só em Olímpia, mas em toda a região.

MAS, SE SÓ …
.. o fato de homenagear Dante já se constituísse numa grande pedida, a Samba Sem ainda colocou, nas ruas das praças centrais, músicos tocando instrumento de sopro para, junto com sua bateria, relembrar as grandes marchinhas do passado.

NOTA TRISTE …
… entretanto, da Samba Sem, é ver que, embora o pessoal continue sempre se reunindo em Olímpia no período carnavalesco e mantendo a mesma qualidade de suas apresentações, os universitários do passado viraram profissionais e hoje já estão quarentões, cinquentões e até sessentões.

NÃO QUE SE …
… tenha nada contra o pessoal destas épocas, mesmo porque este colunista se situa entre elas, mas a dor é perceber que apesar de termos feito tudo o que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais.

OU SEJA, …
… hoje ainda estamos na ativa e com força para levar a vida e não deixar que ela fique apenas a nos levar, mas, não dá para aceitar que este tempo não para e que tudo tende a se findar.

VAMOS ESPERAR…
… que os nossos meninos e meninas cinquentões não esmoreçam e continuem por muito e muito tempo ainda promovendo a alegria das famílias olimpienses que ainda correm até as praças para verem os blocos passarem.

NÃO DÁ …
… para deixar uma festa pagã, liberal, libertina e libertadora como essa se transforme em meros shows de cantores de Aché e música sertaneja. Não que se tenha nada contra também. Mas o carnaval tem que manter seu elã, seu brilho, a questão do encontro de pessoas que aguardam o ano todo para em alguns dias do ano extravazar, trocar ideias, se libertar.

SÃO AMIGOS …
… que se reúnem para levar a alegria para a população. Este momento é mágico e não tem hora para acabar em todos os dias de carnaval; é a confraternização pagã que não tem barreiras, que não tem amarras. Liberdade Geral.

ACABAR COM …
… isso e apenas promover shows para a população é destruir uma tradição que é salutar, que promove o encontro real e não a passividade de se ouvir uma apresentação de duplas ou conjuntos, por melhores que estes sejam.

José Salamargo … tá na hora de todo mundo tentar entender que tudo está caminhando para a falta de contato, para a solidão. Daqui uns tempos, se tudo continuar assim, poderemos deixar até de brincar o carnaval para fazer amor pela internet. Pano rápido!

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas