26 de outubro | 2014

Como é que pode quem mais gasta água à toa multar quem menos comete tal ato?

Compartilhe:

GENTE …

… a coisa tá ficando preta e parece que ninguém tá nem aí. Cada um preocupado com o próprio umbigo, ou com interesses de pequenos grupos e as coisas continuam acontecendo sem que ninguém faça nada a respeito. Principalmente sem que os políticos tomem as medidas necessárias para melhorar a situação e ao contrário fazendo tudo para que tudo fique sempre cada vez pior.

RECENTEMENTE …

… o superintendente do Daemo veio a público para confessar que quase 50% da água que é tratada no município vai literalmente pelo ralo, ou seja, é desperdiçada e jorra dentro da terra pela infinidade de furos e vazamentos que tem a rede de distribuição.

SEM CONTAR …

… outros tipos de vazamentos como o que denunciaram esta semana numa caixa d’água na Cecap que, segundo os moradores, vaza água há vários anos e, mesmo com dezenas de reclamações, ninguém tomou até hoje nenhuma medida que viesse conter o vazamento que faz jorrar água potável, tratada, aquela que faz parte dos apenas 2% de toda água do planeta.

O PIOR É QUE …

… ouvido por esta Folha, o superintendente garantiu que já havia consertado o vazamento da Cecap. Mas não foi isso que foi constatado pelo representante do jornal que esteve no local às 17h20 da quinta-feira.

QUER DIZER …

… num governo que prima pela falta de informação e pelas informações desencontradas, cada uma fala uma coisa, não dá nem pra acreditar que o ralo seja de 50% como afirmou o superintendente. A coisa pode ser muito pior.

MAS, DE …

… todo jeito e mesmo que o percentual seja de 50% é muita água que não passa debaixo da ponte, mas vai literalmente para debaixo da terra após ter sido tratada, inclusive recebendo cloro, flúor e com todo o gasto que gera o tratamento. É o seu dinheiro que vai para debaixo da terra.

NUM MOMENTO…

… como este, em que parece que a natureza resolveu cobrar sua fatura pelo total desrespeito que “nossotros” a estamos tratando há várias décadas e nos deixa num seca nunca vista, desperdiçar quase a metade da água tratada e ter que fazer racionamento e, ainda por cima multar os consumidores não é uma situação assim tão normal.

SENÃO …

… vejamos. Se você for lavar a sua calçada, certamente não estará gastando, nem no sonho, 50% do que você normalmente gastaria se não estivesse praticando tal ato. E o que é pior, você está pagando com seu rico dinheirinho para poder gastar o tal do líquido produzido pela natureza e tratado com produtos químicos para ser jogado dentro da sua casa.

DO OUTRO LADO …

… 50% da água indo pelo ralo, daria, com certeza, para abastecer toda a cidade e ainda sobraria uns trocos e o governo municipal não está corrigindo o problema, não está pagando pelo que demonstra ser falta de planejamento, incapacidade administrativa e, pior que isso, quer que você pague multa por lavar o carro, jogar água na calçada para se livrar do pó que teima em aparecer, ou mesmo os chamados carvãozinhos da cana ou do mato nos terrenos que teimam em cair em nossas casas.

SE O NOSSO …

… sistema funcionasse, caberia aos fiscais da lei, aqueles que têm a função de trabalhar para que as leis sejam cumpridas e não infringidas, tomarem atitudes drásticas contra uma situação destas que dá todas as mostras de ser fruto da incompetência administrativa.

AGORA MULTAR …

… alguém, quando o maior perdulário é quem está multando não soa muito justo. Quem tem que ser multado é quem não consegue resolver os problemas e não quem lava o carro ou joga água na calçada. O que você acha?

E FALANDO …

… no Daemo, pois a Daemo não soa bem, convenhamos, se continua sendo Departamento, apenas tendo acrescentado o Ambiental, epa, e o meio-ambiente sofreu um baque esta semana e ninguém se manifestou até agora para falar sobre o tema.

O RIACHO …

… Olhos D’água simplesmente teve nos últimos dias uma verdadeira mortandade de peixes e, sinceramente, este colunista ficou abismado com o tanto e com o tamanho dos peixes que apareceram mortos neste veio de água que atravessa a cidade.

O PIOR, …

… é que, ao que parece, ninguém da tal Daemo Ambiental parece ter corrido as margens do riacho para saber de onde estaria vindo o esgoto ou elemento químico que deixou as águas sem oxigênio e provocou a mortandade dos peixes.

PELO MENOS …

… ninguém tocou no assunto para dar uma satisfação à sociedade.

O VERDADEIRO …

… assassinato dos animais aquáticos aconteceu e o pessoal parece que vai querer é deixar o tempo passar até que a população se esqueça de tal desgraça. Os peixes, ah, estes já apodreceram e não deve existir mais nenhum, tamanho o número deles que parecem ter morrido asfixiados.

O GRANDE …

… o insubstituível, o intocável, o imensurável, o Grande Imperador Genial Genioso ao que parece, teria conseguido, se não falha a velha memória deste colunista, fazer aquilo que seu antecessor, o Grande General Carneiro, se gabava de ter conseguido no seu governo, a despoluição do riacho Olhos D’água? Hein? Hein? Hein?

SERÁ QUE …

… ninguém vai investigar não? Vai ficar o Dito pelo Benedito? Ou será que quem poluiu, ou está poluindo faz parte do grupo dos intocáveis do reino? Hein? Hein? Hein?

AGORA, SAINDO …

… do quase dito e passando pelo que pode ser pensado, amanhã vai ser o dia de, mais uma vez, escolher entre o menos ruim, ou entre o ruim e o péssimo, já que o sistema atual já mostrou que não tem mais como perdurar e tem que ser reformado para que haja a verdadeira mudança nos quadros políticos e que seja possível realmente a qualquer um do povo se candidatar, votar e ser votado, sem ter que passar ou fazer parte dos currais eleitorais denunciados pelo vice em seu panfleto no primeiro turno.

José Salamargo … confabulando lá com os seus botões, não é fácil ter que sucumbir e fugir de um princípio que foi basilar em todos estas décadas de vida, o de que os fins nunca podem justificar os meios. Mas, parece que não tem jeito, será preciso aceitar a tese de que se não votar no ruim, se terá que conviver com o péssimo por vários outros anos…

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas