06 de agosto | 2017

De volta para o futuro: turismo terá secretaria própria

Compartilhe:

NUMA SEMANA …
…. marcada por rastros de violência, com agressões desfigurantes, mais de uma dezena de furtos, o esclarecimento de um assassinato, parecia inusitado que a política estivesse em ritmo de calma e sem a agitação marcada nas sombras do céu de Brigadeiro, bem límpido mas com sol apagado em razão do frio que teima em reinar soberano, mesmo com toda a encenação imoral vinda do planalto central.

AQUI TAMBÉM, …
… o cenário fervilhante de um futuro embate pela segunda maior instância de poder da cidade estava sendo travado nos bastidores.

O SETOR DO …
… turismo, ocupado pelo vereador licenciado Luiz Antônio Moreira Salata, que sempre quis alçar voos próprios, mas se notabilizou por se manter sob a guarida daqueles que alcançaram o poder, como forma de subsistir por longos anos, com pequenos hiatos, deve sofrer transformações.

SALATA, …
… embora seja olimpiense nascido em uma mesma época que Fernando Cunha, em tempos em que todos se conheciam e, pela escassez de cenários, também conviviam, desde a volta do prefeito com a intenção de se fixar em sua cidade natal e aqui exercer a sua cidadania, após carreira política e empresarial vitoriosas, a situação entre ambos não se mostrou de convergência de ideias, mas sim, de divergências que, quem os conhecia, poderia acreditar que só os interesses políticos imediatos poderiam unir.

O VEREADOR …
… eleito, participou ativamente da campanha ao lado do conterrâneo. E, ao final do processo, acabou sentando na cadeira de secretário de uma secretaria que, sob a bandeira do Turismo e Desenvolvimento Econômico, fundiria setores da economia que, embora parecessem componentes de um mesmo grupo, devido a importancia de um, parecia inviável para muitos.

JUNTOU-SE …
… o Turismo à Agricultura e Indústria e Comércio. Os incrédulos de tal proposta argumentariam que as áreas de atuação poderiam se mostrar amplas demais e díspares para quem exercesse seu mando.

CLARO, …
… a proposta, em tempos de disputa eleitoral, soava como ideia avançada, administrativamente correta, pois abrangia justamente os setores mais importantes para o desenvolvimento econômico de uma cidade como Olímpia, que passou sua vida engatinhando na seara agrícola e passava a respirar os ares do turismo.

NAQUELA ÉPOCA, …
… no entanto, este colunista, que também já se aventurava na seara do turismo, através de sua experiência em comunicação, e, mesmo por ter dedicado a sua vida inteira lutando por esta cidade, já acreditava que tal projeto seria inviável, pois entendia que, embora todos ligados à área econômica, o turismo, como o atual motor principal da Olímpia das águas dos Laranjais, necessitaria de um setor próprio, ativo e proativo para ajudar Cunha na viabilização de seu projeto de governo.

FORAM SETE …
… meses em que, embora as coisas tivessem caminhado num ritmo mais acelerado e amplo que o governo anterior, não se mostraram suficientes para aquilo que se fazia necessário no atual momento que a cidade está vivendo.

POR OUTRO …
… lado, a própria animosidade criada por posições tomadas pelo secretário vereador licenciado, que se sabia, estavam ocorrendo nos bastidores, principalmente pelo distanciamento do próprio Thermas e o posicionamento até contrário a este e o fraco resultado mostrado especificamente na área do turismo no primeiro semestre de governo, identificavam que a proposta não havia dado certo. Era incompatível se trabalhar o desenvolvimento econômico abrangendo áreas tão díspares, embora de um mesmo grupo.

FERNANDO, …
… desde o início de seu regresso a Olímpia, mostrou ter noção da importância do turismo atualmente na vida da cidade. E, claro, procurou unir forças com o motor deste setor, o Thermas. Percebeu que, mesmo sabedor de que a cidade precisa ampliar seus atrativos, não poderia deixar de se integrar ao maior deles e aquele que provocou todas as transformações importantes ocorridas nos últimos tempos, o projeto do empresário Benito Benatti.

COM A CERTEZA …
… de que o quadro mostrava a inviabilidade técnica e de implementação, o prefeito Fernando Cunha começou a pensar em reinventar o que havia inventado, eis que a teoria estava sendo mostrada como inviável na prática, pelo menos no atual momento que vive a cidade que administra.

EM SÃO PAULO, …
… na quinta-feira desta semana, onde foi, junto com seu vice, o médico Fábio Martinez, em busca de verbas para a área da saúde, após refletir e chegar a tal constatação, Cunha tomou a decisão de desmembrar as secretarias que havia fundido.

EM CONTATO …
… telefônico com este jornalista, no final da tarde de quinta-feira, confirmou o que já se comentava nos bastidores. Vai mandar para a Câmara, no decorrer da semana, projeto de lei para recriar uma secretaria exclusivamente para o Turismo e outra para a Agricultura, Indústria e Comércio.

PARA O TURISMO …
… Cunha ainda não tem o nome certo para levar adiante os projetos que tem para o setor. Mas garante que o novo membro de seu governo terá que estar afinado com a importância do Parque Aquático Thermas dos Laranjais para o desenvolvimento econômico da cidade.

NA OUTRA, …
… a que englobará a agricultura, a indústria e o comércio, secretaria que cuidará do desenvolvimento destes setores, pretende que continue o vereador Salata que, na área, tem mostrado desenvoltura.

AGORA, …
… é esperar para ver os acontecimentos futuros e as consequências desta tomada de posição de Fernando Cunha.

A REALIDADE …
… é que Olímpia hoje não tem como abrir mão deste setor idealizado e criado pelo empresário e atual presidente do Thermas, Benito Benatti. Já respira e vive o turismo.

José Salamargo – desejando sempre que esta cidade em que nasceu, cresceu e quer que sejam depositados os seus ossos, consiga andar nos trilhos rumo ao chamado Estado de Bem Estar Social.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas