11 de outubro | 2020

Euuuuuuuuu … não falei?

Compartilhe:

“A vida, para ser vivida, tem que ser imaginada.
Ora, a imaginação pode ou não ser a descrição
fiel da realidade, pode ou não estar
embasada na lógica, na razão, na reflexão.
Na verdade, cada um vive um papel
que foi ensaiado a interpretar.
Eu finjo que sou. Você finge que é.
Todos fingem que tentam ser.
Mas o que é o que é? Eis a questão”.
   
                           Mestre Baba Zen Aranes

VOCÊ PODE …

… achar muita prepotência da parte deste jornalista começar a reflexão de hoje com esta frase arrogante do título. Mas ela está entalada na garganta. Não deu pra segurar.

QUEM ACOMPANHA …

… esta coluna está cansado de ler aqui, e os que acom­panham o Programa Cidade em Destaque (de segunda a sexta-feira, pelo Youtube e Facebook, ou pelas ondas sonoras da Rádio Cidade) já não aguentavam mais ouvir que a debandada geral iria levar a um retrocesso que poderia, ao contrário do que mui­tos apregoavam, por ser uma simples gripe­zi­nha já tinha acabado, prejudicar de forma mais incisiva a nossa economia.

EU NÃO FALEI? …

… O governador João Dória anunciou no início da tarde de sexta-feira, 09, a volta da região de Olím­pia para a fase Laranja e, claro, com ela, de novo o fechamento dos dois hoje principais geradores de divisas de nossa economia, que o prefeito descartou pelo menos de imediato.

E NÃO ADIANTA …

… vir com dados rebuscados de que já estamos em condições de ir para a fase verde, ao contrário de regredir para a laranja, que não cola.

INTERNAÇÕES, …

… embora em queda pequena, continuam comprometedoras. As mortes também caíram, mas não o suficiente para subir para a fase verde. Os números de casos seguem na mesma ordem.

AH, MAS A …

… região tá pior que a gente. Algumas cidades sim, outras não. Guaraci, por exemplo, é a prova vi­va de que uma fiscalização rígida das medidas do governo Estadual poderiam ter evitado muitas mortes, muitas pessoas que vão passar o resto da vida com sequelas.

MAS …

… a verdade é que Olímpia teria que estar na fase amarela agora, mas com fiscalização rígida que exigisse o cumprimento das determinações da referida fase.

NO ENTANTO, …

… não fizemos o dever de casa. O secretário da agricultura, que é um verdadeiro interpretador de normas em favor da pan­demia, nunca cumpriu seu papel de verdade. Fez muito mais encenação e política, por exemplo, quando enviou um futuro candidato a vereador para percorrer as igrejas anunciando que elas podiam abrir, quan­do a fase não permitia, só para citar um exemplo.

OUTRO, …

… mais crasso e mais recente, autorizou que bares e restaurantes (nem todos) permitissem que familiares (mesmo que não morassem juntos) juntassem mesas e se aglomerassem ao redor. Ou mesmo para funcionários de uma mesma empresa. Sem contar que o horário das 22 horas nunca foi respeitado, não se sabe se apenas pelos amigos e os mais influentes e ou por todos.

DO JEITO QUE …

… estamos, sem coibição nenhuma, e com a maioria da população acreditando que a pandemia já acabou por não ter regras claras e a exigência de seu cumprimento. Aliás, aqui, desde o final de junho. Tá tudo dominado. É festa pra todo lado. Aglomeração também. Sem contar que nunca conseguiram resolver as filas nos bancos.

ESTE COLUNISTA, …

… no entanto, passou os últimos meses esgoe­lan­do, pedindo, implorando para as pessoas tomarem juízo e que pelo menos respeitassem as medidas de contenção, ou seja, ficar pelo menos um metro e meio de pessoas que não sejam do convívio direto, usar máscara e higienizar as mãos, seja lavando ou com álcool gel.

EU NÃO FALEI? …

… e ainda não aconteceu o pior. Só o menos ruim. Pois o pior vai ser se tivermos uma segunda onda e os casos, ao invés de continuarem em escala decrescente, passarem a subir novamente.

O PREFEITO …

… já anunciou que vai peitar o governador e vai manter tudo como está. Claro, estará cometendo um crime, pois estará deixando de cumprir determinação legal; e prefeito só pode fazer o que a lei manda.

MAS, DA MESMA …

… forma que não respeitou a regressão anterior, certamente fará o mesmo agora.

OU SEJA, …

… vai entrar na justiça e ganhar tempo. Depois, quando não tiver jeito, vai fazer de conta que vai respeitar a decisão estadual. Pois para fazer com que ela funcione tem que fiscalizar. Tem que ter alguém para fazer cumprir a lei. E, dentro deste contexto, nossa cidade, infelizmente, tem sido uma cidade sem lei.

A ÚNICA COISA …

… que poderá acontecer e é a pior possível, é o fechamento dos parques novamente. Aí vocês vão ver o que é bom pra tosse. Não sabe por quê? Simplesmente porque o auxílio em­ergencial só vai até dezembro. E depois? Como os escravos trabalhadores vão fazer para se sustentar?

MESMO NA OLÍMPIA …

… sem lei, a promotoria pode intervir diretamente e a justiça obrigar o fechamento dos parques, como não precisou fazer, mas orientou da outra vez. O resto já está provado, depende da fiscalização da prefeitura, que em Olímpia é o verdadeiro elemento neutro na soma de zero.

José Salamargo … juro que não queria, mas não dá pra deixar de usar o jargão: “Salve-se quem puder”, pois estamos em plena pandemia de um vírus assustador e mortal como o novo coronavírus, que não tem ainda uma vacina e andando na corda bamba, a espera de um milagre que faça as coisas voltarem a caminhar pelo menos num sentido mais lógico, mais próximo da realidade e não da maquiagem, do batom na cueca.
 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas