07 de fevereiro | 2016

Meu amigo Branco entre os ensaios sobre a Cegueira e sobre a Lucidez

Compartilhe:

ABREM-SE AS CORTINAS …

… e começa o espetáculo. Com o ano novo teve início um novo teatro do absurdo.

E O PIOR …

… é que grande parte da plateia acaba não conseguindo apenas rir dos atos meramente virtuais, da encenação pura, ainda acredita que os politiqueiros de plantão são humanos e sempre podem se regenerar e que suas cenas mirabolantes são verdadeiras e irão resultar finalmente em algo de bom para todos.

A PARTIR DE …

… agora tudo será lindo. Tudo será maravilhoso. Tudo irá funcionar do jeito que nunca funcionou. Até o Play Center virá para transformar Olímpia na capital da diversão do Estado.

O PREFEITO …

… começou até a fazer governo itinerante. Está indo ouvir as pessoas em seu próprio bairro. Pelo menos ouvindo …

EPA, MAS ELE …

… não é candidato a reeleição, perguntaria você, meu caro leitor.

CLARO QUE …

… não. Mas só porque a legislação não permite. Pois seu plano, com certeza, deve ser continuar dominando os incautos desta cidade ainda por longos e longos anos.

TAMBÉM, …

… claro, quer que seja seu sucessor alguém de seu grupo de correligionários.

ALIÁS, …

… seu plano, ou de seu general, Don Rodrigo, é tão extenso que, nos últimos sete anos, simplesmente conseguiu “trazer” para o seu lado 90% de todos aqueles que almejavam ou tinham qualquer sinal, qualquer resquício, de intenção de assumir o poder, mesmo que no outro século.

QUEM NÃO …

… conseguiu cooptar, acabou por destruir as bases de sustentação, levando o oponente ao ostracismo.

TANTO É QUE …

… as discussões mais intensas que vêm sendo travadas nos meios políticos são sobre quem o sucederá dentro de seu próprio grupo. Ou seja, todos farinhas de um mesmo saco.

FORA DESSE …

… circuito apenas o vereador Hilário Ruiz, que, embora sempre tenha tentado ter a cara do PT, mas sem conseguir, sempre esteve mais para figurante do DEM ou do próprio PSDB, parece que, pelo trabalho de “negativação” que vem sendo levado à efeito pelas forças mais elitistas lideradas pelos tucanos contra os liderados de Lula, agora vai até assumir cores menos vermelhas, ou a sua verdadeira veia murista quase tucana ou peemedebista.

NO FRIGIR DOS …

… ovos, nada de novo no front. Por enquanto é tudo farinha do mesmo saco mesmo.

REALMENTE …

… acaba sendo sempre mais do mesmo.

E AÍ ENTRA …

… a situação que parece ser a mais séria e que leva a este estado de coisas de se abandonar as administrações após as eleições e fingir que se governa meses antes dos pleitos eleitorais.

A PRÓPRIA…

… democracia participativa (a que a gente elege quem vai governar) está falida.

MAS O PIOR …

… é o sistema eleitoral, pois este inibe que pessoas honestas entrem no páreo.

SABEM POR QUÊ? …

… É que para se candidatar você tem que estar num partido político e os partidos políticos estão nas mãos de quem? Hein? Hein? Hein? Deu para entender?

SE OS PARTIDOS, …

… estão abarrotados de corruptos. O que você vai ser ao se unir a eles? Terá que pelo menos aceitar a corrupção.

É SÓ FAZER …

… as contas. Quanto gasta um vereador ou um candidato a prefeito para se eleger? Em Olímpia, segundo os especialistas, não se elege vereador sem gastar no mínimo uns R$ 70 mil. Mesmo que o dinheiro não seja do candidato diretamente, após eleito, vai ter que pegar a grana de volta, ou retribuir para quem pagou.

AÍ, A GENTE …

… vê este sistema corrupto e inoperante persistindo e resistindo até que a massa se conscientize de que o que está sendo desviado para o bolso dos corruptos está saindo do se próprio bolso e faz falta quando precisa de médico, de educação de qualidade, de vida digna. Quem paga a fatura, no final das contas é você mesmo.

E PARA MUDAR, …

… alguma coisa mais bombástica vai ter que acontecer. Uma delas, estampada em uma das obras do grande Saramago, seria todo mundo votar em branco.

ORAS BOLAS, …

… o branco não está na urna? Portanto é totalmente legal votar nele. E não adianta vir com chorumelas: também é democrático. Se você não tem ninguém honesto e que realmente vá representar os seus interesses quando estiver no governo, então o certo é votar em branco.

O RESTO É …

… balela de cabo eleitoral. E o voto em branco é voto em branco, não vai pra ninguém. Não acredite nas teorias dos que querem perpetuar esta bandalheira que aí está.

A NÃO SER …

… que você queira continuar morrendo por causa dos buracos; ficar sofrendo por causa da falta de água e as constantes faltas de luz, com a falta de emprego decente, com a falta de uma educação que leve realmente ao saber e à inclusão, com a falta de justiça social e de distribuição das riquezas que nós mesmos produzimos.

José Salamargo, acreditando que a saída está na revolução silenciosa do voto. Se você não tem ninguém em quem confiar o seu voto, vote nele, no cara que não faz e nem acontece, mas que pode provocar as mudanças que todos nós queremos, pois mostrará à nação que estamos totalmente descontentes; ele tem até tecla própria na urna … Vamos sair deste ensaio sobre a cegueira e entrar de cabeça no da Lucidez.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas