16 de março | 2014

Mulher é flagrada em Rio Preto observando o mundo real

Compartilhe:

GENTE, …

… o desenvolvimento e a tecnologia estão trazendo consequências inimagináveis a “nosotros”, pobres mortais.

AS PESSOAS …

… estão ficando cada vez mais pobres de espírito, pois passam cada vez mais a viver para consumir apenas. Não leem mais, não conversam, só trabalham, trabalham e trabalham, e quando têm um tempo livre ficam na frente da TV ou do computador, sendo bombardeados por informações simplificadas e que não fazem pensar, ou mesmo nos telefones celulares que hoje não são usados somente para falar (alias, essa é a sua função menos usada) mas, principalmente para navegar na internet, para bater papo com conhecidos ou desconhecidos pela rede.

QUEM LÊ …

… um livro, que faz a gente imaginar, construir as imagens que o autor nos quer passar, enfim, nos faz pensar, é considerado estranho no ninho, careta, quadrado, ultrapassado e outros adjetivos mais.

MAS, ATRAVÉS …

… da televisão ou mesmo dos tais de “smartphones” a situação é bem diferente. Na primeira, o sujeito vê a imagem e tem a narrativa da história, o que é pior, sempre recheada de apelos para comprar, comprar e comprar e nos verdadeiros computadores ambulantes o pessoal fica conectado o tempo todo conversando com conhecidos e desconhecidos, mas tudo de forma simplificada e também recebem centenas de informação de forma simplificada, que não induz a pensar, a raciocinar.

QUEM NÃO …

… exercita o cérebro, dizem, o deixa atrofiado. Mas, o que a gente percebe é que, cada vez mais, o que ocorre é que as pessoas estão ficando com uma preguiça mental tão grande que nem bula de remédio têm mais paciência de ler.

QUEREM TUDO, …

… mastigado, simplificado ao extremo para não terem que colocar a cachola para funcionar. Enfim, ninguém quer saber de pensar.

AS NOTÍCIAS …

… dos jornais, há muito tempo já são escritas visando atender a este mercado cada vez mais “anarfa” e com embotamento mental. O sujeito que lê o título e o primeiro parágrafo já tem a informação resumida que não vai obrigá-lo a pensar, a refletir, a analisar, a raciocinar criticamente. Vai aceitar tudo de mão beijada como se fosse verdade absoluta, sem nem um questionamentozinho sequer.

E A SITUAÇÃO …

… vai chegando a tal ponto que podemos, com certeza, afirmar que os 75% por cento da população que segundo a UNESCO sabem ler mas não conseguem interpretar um texto é a que mais está sendo prejudicada com toda esta situação.

E É SIMPLES …

… o raciocínio: se você não pensa, não questiona, não faz a reflexão crítica … não adquire conhecimento. Se não adquire, além de não evoluir (a mente ou a alma), também acaba ficando sem perspectivas de melhorar sua situação no mundo capitalista de hoje que exige que se consuma sempre mais e mais.

SEM PERPECTIVA …

… de evolução material, ou seja, arrumar um emprego melhor, ter aumento de salário, almejar um dia atingir patamares bem superiores (que só se consegue, no mercado competitivo de hoje, através do conhecimento), o que vem é a depressão, as doenças da mente que corroem o corpo e aí a gente vê o índice de pessoas que tentam o suicídio aumentar vertiginosamente.

ESTA GRANDE …

… maioria destes seres sem perspectiva que esperam que um milagre aconteça para corrigir esta situação, acabam sendo enganados pela propaganda, pelo merchandising, sendo induzidos a acreditar que viver é apenas ter o que comer, onde dormir e poder se divertir no carnaval, no futebol, ou se drogando (seja através do álcool, dos calmantes, ansiolíticos e antidepressivos, seja através das drogas mesmo), como se isso fosse a ponte para a felicidade.

MAS, SE ESQUECEM …

… que para definirem o que é a felicidade também precisam deixar a preguiça de lado e adquirir conhecimento que existe em toda uma história de mais de 3 mil anos de produção do conhecimento. Tudo prontinho para ser apreendido, ao custo de vidas e mais vidas inteiras de estudos, de questionamentos, de análise, de entendimento, enfim de produção de conhecimento de todos os pensadores que existiram ao longo dos últimos milênios.

MAS, SE VOCÊS …

… acreditam que este panorama, de uma situação deprimente, acaba por aí, estão enganados. Grande parte da população hoje está plugada na internet a maior parte do dia e da noite através dos telefones sem fio, os “smartphones”.

É COMO SE …

… o mundo virtual fosse o único atualmente. O mundo real deixou de existir, pois grande parte não deixa mais o brinquedinho alienante e que constrói imbecis (se usado constantemente e da forma viciante como está ocorrendo), pois, principalmente os mais jovens (de 14 a 50 anos) não desconectam nem para almoçar, para se divertir, ou seja lá o que for.

O JORNAL DIÁRIO …

… da Região de Rio Preto estampou, esta semana, em duas páginas centrais de um de seus cadernos a seguinte manchete: “Mulher é flagrada observando o mundo real”, ilustrando com uma foto onde sete pessoas estão paradas, ao que parece num ponto de ônibus, e apenas uma dela não está plugada na internet. É mole?

A QUE PONTO …

… chegamos. O fato de apenas uma, entre sete pessoas naquele local não estar conectada é o fato inédito. Ou seja, o mundo real hoje, na maior parte do tempo das pessoas, ficou para trás, o que existe é o mundo virtual. São as máquinas dominando o homem, muito parecido com o filme “Matrix” que foi rodado há mais de uma década e parece estar já se configurando atualmente.

É COMO SE …

… no mundo real, nós existíssemos apenas em corpo e nossa mente ou nossa alma, como queiram, fizesse parte de um enorme programa de computador.

O PIOR DE TUDO …

… é que este estado, para quem não tem preguiça de pensar e consegue refletir criticamente, é real. Uma grande parte de nossa população está virando zumbi no mundo real, e se tornando super homem no mundo virtual.

E VOCÊ? …

… Já parou para refletir esta situação? Com certeza deve estar visualizando dezenas de pessoas conhecidas que estão nesta situação. Ou até você mesmo?

SERÁ QUE AINDA …

… vamos ter que conversar com nossos filhos não mais à mesa, ou no bate-papo olhos nos olhos, mas também pelo “facebook”, ou pelo “Whatsapp”? Reflita.

O DIÁRIO …

… da Região chegou a flagrar o que parece ser um casal de namorados que ao invés de estarem trocando juras de amor estavam teclando ao telefone.

QUAIS SERÃO …

… as consequências do futuro próximo neste estado de coisas? Eis a questão.

CABERÁ ÀQUELES …

… que pensam, encontrarem uma forma para reverter a situação (não a tecnológica que não tem como ser revertida, eis que imposição do Deus Mercado), mas do estado de “imbecilização” provocado por ela.

 

José Salamargo … com pressa … querendo acabar a coluna rapidamente … pois tem um encontro marcado com um gata linda de morrer. Epa. Será que é no mundo real, ou no mundo virtual? …

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas