10 de novembro | 2013

O que será que pode ter acontecido com o maravilhoso governo de Eugênio José?

Compartilhe:

DEPOIS DE …

… um longo e tenebroso inverno, acorrentado no fundo desta caverna lúgubre, de costas para a sua entrada, conseguindo enxergar apenas as sombras que projetam no seu interior, sem atingir a luz, a gente vai, devagarzinho, voltando a teclar neste espaço pequeno, mas extenso, que é concedido por este veículo, para que este ser espaçoso tente enxergar o que existe fora deste espaço escuro, úmido e degradante como um prisão.

CLARO QUE …

… esta caverna não é de pedra, mas de massa encefálica. A escuridão é a falta de conhecimento e a luz é a realidade.

MAS ESCAPANDO …

… na surdina e, bastante ofuscado pela pouca luz que consegue entrar na cachola, vamos tentar lucubrar precocemente sobre este mundo virtual construído por nossos governantes e que está desmoronando aos poucos.

É DE PIRAR …

… qualquer um, mas como a gente não tem a capacidade de enxergar a realidade como ela é e está condenado a perceber só fragmentos, só flashes da realidade, é preciso pensar, imaginar, comparar, pesquisar, enfim, tentar enxergar, tentar alcançar a luz dos fatos para poder entender o mundo e se entender.

“GENTEM”, …

… será que este ser que cresceu para todos os lados está variando, batendo pino na escuridão, ou a cidade realmente está abandonada, acéfala? Hein? Hein? Hein?

É BURACO, …

… é sujeira, é mato crescendo para todo lado, é uma grita geral com o sistema de saúde (os sem remédio, sem ambulância, sem médico, enfim, sem saúde), enfim, será que só temos prefeito quando existe movimento nas ruas e tem que ser abafado? Hein? Hein? Hein?

AGORA, …

… lucubrando mais sério. Alguma coisa deve ter ocorrido com o governo Genial que começou com centenas de placas de obras pra todo lado. Marketing pesado como se o grande coronel El Gênio Genioso fosse se candidatar à presidência da república.

FORAM …

… quatro anos de um governo que iria fazer Olímpia crescer 50 anos em quatro. Parece que havia um exército de mais de 10 mil homens com suas línguas afiadas a defender o Grande Genioso.

TUDO ISSO ATÉ …

… a reeleição. Claro que o mundo da fantasia dos primeiros quatro anos acabou ficando só na fantasia, mas pelo menos existia a esperança de que tudo que estava sendo prometido se transformasse em realidade e não ficasse apenas nas placas.

MAS A VERDADE …

… nua e crua, veio mostrar que após a reeleição, ou neste ano de 2014, nem mesmo o marketing e o exército de brancaleone dos milhares de defensores Geniosos dos primeiros quatros anos permaneceram.

A IMPRESSÃO …

… é a de que algo ocorreu de muito grave que fez com que o segundo governo Genioso ficasse com aspecto de fim de festa, de inexistência e com uma cidade com aspecto de abandonada, como se fosse uma cidade fantasma dos filmes de faroeste.

OUTRA IMPRESSÃO …

… que se tem é a de que o governante mudou pra outra cidade pra não ter que passar todos os dias pelos buracos que transformaram as ruas de cidade em um verdadeiro tabuleiro de pirulito com crateras lunares comemorando aniversário. Aliás, um deles, foi denunciado esta semana por um ouvinte da rádio Cidade como já estando completando tão somente três anos de idade.

MAS …

… para a tristeza geral de “nosotros” diante deste desgoverno é que a cidade está vivendo um momento propício para firmar-se como polo turístico regional, já recendo quase dois milhões de turistas por ano e podendo chegar já nos próximos três anos facilmente a quatro milhões.

ACONTECE …

… que, embora tudo o que aconteceu até aqui não tenha nenhuma ligação com o poder público, já que o turismo local surgiu e está se desenvolvendo ao arrepio dos governos municipais que não conseguem fazer nada além de tapar alguns buracos, reformarem pracinhas e pintar as calçadinhas e para se solidificar como cidade turística é preciso muito mais que isso.

É PRECISO …

… planejamento e a assunção de dezenas de medidas que adéquem a cidade para poder receber estes quatro milhões de turistas.

E A PROVA …

… de que não existe planejamento nenhum prevendo isso são as duas obras que El Gênio conseguiu verbas mas ainda não conseguiu implantar que é o tratamento do esgoto e a nova captação e tratamento de água.

NO PRIMEIRO …

… caso, o do esgoto, por exemplo, o sistema de tratamento que está engatinhando para ser construído do outro lado da rodovia, em terreno que foi desapropriado da Cutrale, a previsão é a de que consiga tratar o esgoto de uma cidade com até 70 mil habitantes.

DEU PRA ENTENDER? …

… ou precisa desenhar? Não xingue. Vai com calma. Hoje não é dia de ficar nervoso, pois nem pescar dá mais. São poucos os peixes no rio cachoeirinha e o Turvo, agora, com o melaço de Santa Adélia, não tem mais peixes.

NA QUESTÃO DA …

… água, cuja obra foi licitada e uma empresa da máfia do asfalto ganhou e não construiu, também prevê um número de habitantes não muito distante disso.

TRADUZINDO …

… para você não ficar nervoso, ou nervosa, se o turismo já está trazendo 2 milhões de pessoas por ano e deve atingir a marca de 4 milhões nos próximos três, então isso pode significar que quando o tratamento de esgoto e a nova captação de água entrarem em funcionamento já estarão obsoletas. Deu para entender?

NÃO?…

… Então é só calcular: quatro milhões divididos por 12 meses, teremos, em média mais de 300 mil pessoas por mês a mais na cidade. Claro que não ficarão os 300 mil concentrados durante todo o mês, mas, em dias de pico poderemos ter, entre hospedados e aqueles que vêm para ficar apenas um dia até 40 mil num mesmo dia.

AGORA DEU …

… para entender? O pior é que não é apenas de equipamentos básicos como tratamento de esgoto e fornecimento de água tratada que Olímpia precisa ser replanejada.

É PRECISO …

… adequar a própria cidade para que possa receber o turista após este se divertir nas atrações do Thermas e de outras que poderão surgir. Aí é preciso de outros tipos de atrações que um shopping proporciona, por exemplo. Além, é claro de bares com música, etc, etc, etc e etc.

 O MUNICÍPIO …

… ou o governante, não precisa suprir estas falhas montando ou estatizando bares, restaurantes, sorveterias, lanchonetes, boates, casas comerciais noturnas ainda em falta, mas apenas criando regiões próprias para o turismo com incentivo fiscal por exemplo.

NA VERDADE, …

… embora não seja especialista na área, este jornalista tem certeza que tem quem tenha competência para planejar, criar um grande projeto para ser desenvolvido pelo município nos próximos anos.

CHEGAMOS …

… num ponto que não dá mais para aceitar prefeitos que brincam de ser prefeitos e passam todo o seu mandado reformando pracinhas e deixam, por exemplo, os canos que distribuem água na região central da cidade enferrujados e enferrujando por mais de 50 anos.

NÃO BASTA …

… também apenas ficar trazendo reunião de prefeitos para mostrar que tem prestígio no cenário estadual, ou mesmo fazendo festa do peão para embebedar a população. É preciso descer do palanque e começar a governar senão a cidade vai ficar parecendo uma favela rodeada de empreendimentos de luxo.

OU SEJA, …

… vamos parecer um bando de mendigos que os visitantes vão ter que ver para poder chegar até seus destinos, pois os empreendimentos, a exemplo do que fez o Thermas nas últimas décadas (já que a cidade não tinha condições de oferecer), acabarão criando internamente os atrativos que a cidade não tem.

AÍ NÃO ADIANTA …

… ficar reclamando. Vamos ter que trabalhar na roça. “Vixe!” Mas nem isso mais vamos poder fazer, pois viramos um mar de cana e a cana vai ser totalmente mecanizada.

MAS VOLTANDO …

… ao nosso grande imperador coronel El Gênio, o Genioso, só pra registrar, além de ter levado o cano do governador que prometeu vir e não veio por três vezes, ainda correu o risco de ter que explicar o inexplicável ou de ser desmentido em nível estadual.

NÃO SE SABE …

… como, nem o porquê, tanto a assessoria geniosa como a do governador anunciaram aos quatro cantos que nas vezes que Alckmin prometeu que viria e não veio, este anunciaria que assinaria o projeto de lei transformando Olímpia em cidade turística.

ACONTECE …

… que, do jeito que foi noticiado e até agora ninguém explicou nada, a impressão que ficava era a de que o governador ao assinar o tal do projeto-lei em Olímpia estaria imediatamente transformando Olímpia em Estância turística mesmo sem essa ter alguns equipamentos básicos para tanto, como o tratamento de esgoto e a distribuição de água suficiente para atender a demanda.

CLARO, …

… a repercussão passou a integrar a chamada “Agenda Positiva” de El Gênio que emplacou um primeiro ano do novo governo para entrar na história como o pior de todos os tempos e que já não consegue criar uma imagem apenas imaginária na população de que a cidade está às mil maravilhas, ou seja, não consegue emplacar o seu governo virtual.

MAS …

… este jornalista, de cara, começou, com seu espanto natural com tudo aquilo que é oficial, a estranhar tal anúncio. Primeiro, porque pelo que se sabe, para se transformar em Estância Turística é preciso de uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo e, se isso tivesse ocorrido, já que o deputado Itamar Franco foi quem apresentou o projeto de lei em São Paulo, a notícia da aprovação teria sido propagada como uma dádiva, uma grande conquista eugênica.

MAS, PARA SUPRESA …

… do próprio colunista, além de o governador literalmente “dar o cano” no El Gênio, o desmentido veio através de uma coluna política assinada pelo jornalista Alexandre Gama (cuja família reside em Olímpia) no jornal Diário da Região de Rio Preto que merece até ser reproduzida na íntegra:

“ESTÂNCIA…

O prefeito de Olímpia, Geninho Zuliani (DEM), anunciou recentemente que a lei que declara a cidade como estância turística já estava aprovada e seria assinada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).

…TURÍSTICA…

Não é bem assim. A proposta está parada na Assembleia desde 2011 e enfrenta batalha com outros 77 municípios do Estado que também querem o título – na prática, mais dinheiro para infraestrutura.

…DE OLÍMPIA

O projeto, de Itamar Borges (PMDB), não tem unanimidade, já que Olímpia não atenderia todos os critérios, como 100% de esgoto tratado e sua aprovação abriria “perigoso precedente”, nas palavras de um deputado”.

DEU PRA ENTENDER? …

… ou entendeu sem dar? Mas, embora o deputado que deu a informação para Alexandre não quisesse declinar o nome, no dia seguinte, o jornalista trouxe a confirmação oficial nas palavras de outro deputado:

“ESTÂNCIAS…

A deputada estadual Beth Sahão (PT) resume o sentimento em relação ao projeto de Itamar Borges (PMDB) que declara Olímpia como estância turística.

…NA FILA

“Desde que aprovem as minhas, sou a favor”, diz a petista, que lembra haver outras propostas na fila, como Novo Horizonte. “Olímpia merece. Mas e os outros projetos que estão na Casa?”.

DEU PRA ENTENDER II?…

… O que será que aconteceu? Ou era uma notícia mentirosa ou o governador iria entrar com outro projeto de lei na Assembleia? Ou, ainda, iria passar por cima do plenário da Assembleia? Hein? Hein? Hein?

 

José Salamargo … tentando enxergar as razões para uma derrocada tão grande do imperador El Gênio neste primeiro ano de seu segundo mandato. Será que foi apenas a morte da esperança do sonho de que teríamos finalmente um governo que levasse Olímpia ao desenvolvimento? Quer dizer: será que com tantas placas de obras e marketing a mil, criaram na nossa mente a imagem de uma cidade totalmente diferente da que enxergamos atualmente? Ou será ainda que a prefeitura estaria sem grana até para cortar o mato que cresce em seus próprios terrenos? Hein? Hein? Hein?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas