10 de fevereiro | 2013

Prainha pode virar Elefante Branco

Compartilhe:

SEM GRANA …

… para fazer a fantasia de Rei Momo, este colunista vai curtir mesmo o carnaval de São Paulo e do Rio de Janeiro. Se você pensou que este caçador de moinhos de vento, Don Quijoste de La Pança, vai viajar para a capital deste Estado e para o Rio de Janeiro, enganou-se redondamente, pois, hoje, podemos curtir tudo de perto sem sair do lugar, seja pela TV ou pela internet. Ho! ho! ho! ho!

POR AQUI, …

… embora tenhamos o batuque de nossos blocos carnavalescos relembrando os grandes carnavais, o resto ficará por conta até da animação de cantores sertanejos, com o nosso grande Imperador Eugênico mostrando querer inovar com seus shows na praça.

MAS, SEMPRE …

… entre mortos e feridos, salvam-se todos, pelo menos é isso que se espera. É alegria, energia pura. Parece que o povo fica tomado pelo desejo de ser tudo o que nunca poderá ser, ou possuir o que nunca poderá ter, ou simplesmente esquecer toda a realidade, deixar de lado a razão e dar um abre alas na emoção.

JÁ SAINDO …

… dos quase temas e passando para aqueles que realmente acabam se transformando em teo­remas, dois assuntos “bom­ba­ram” na semana que passou e que foram motivos de matéria desta folha.

O PRIMEIRO …

… foi o inédito casamento ho­moafetivo, ou mais popularmente conhecido como casamento gay da cidade. O segundo foi a questão das enchentes que podem melar o projeto de El Imperador de remodelar a chamada prainha, no rio cachoeirinha.

INCLUSIVE …

… Foi divulgado pela imprensa na última semana o projeto de construção da área de lazer, cuja obra é anunciada como recuperação de antiga área de lazer, de­sativada há anos.

CONCIDENTEMENTE …

… no mesmo final de semana, esta “Folha” dava a informação de que essa desativação teria sido decidida, no passado, em decorrência da “prainha” estar localizada em área de alagamento do rio, ficando tomada pelas águas, nos casos das enchentes que ocorrem nos anos de maior intensidade pluviométrica.

AS ENCHENTES …

.. não só danificam e destroem os equipamentos de lazer como deixam o local coberto de lama e de detritos, cuja limpeza demanda tempo, trabalho e dinheiro.

O PROJETO …

… divulgado pela imprensa confirma sua localização na área de alagamento e, dessa forma, a aplicação de 500 mil reais, conforme verba conseguida através de determinado deputado federal, constituiria um investimento de risco.

AINDA QUE …

… a Prefeitura insista nessa obra, a sua execução dependerá de autorização do CONAMA e de outros órgãos ambientais, pois o projeto está localizado em área de preservação permanente.

DEPENDERÁ …

… ainda de autorização da CETESB pois os sanitários, obrigatórios para atender a afluência da população, não poderão ter o esgoto lançado no rio, além de ser preciso comprovar que as fossas sanitárias não irão comprometer o lençol freático daquela área.

A EXECUÇÃO…

… da obra sem os licencia­men­tos devidos implicará em crime ambiental pelo qual responderá o Prefeito.

FICA O ALERTA …

… deste colunista para que não se invista em mais um elefante branco que, ao invés de valorizar a área, como dizem, exista quem tenha interesse em lotear áreas próximas, se crie mais um fator complicador que possa até prejudicar a carreira política do atual prefeito.

SEM ENCERRAR, …

… mas já terminando, embora sem terminar, o caso que mais tocou certamente toda a sociedade local esta semana, foi a denúncia feita por uma mãe de que seu filho de dois anos poderia ter sofrido violência sexual em uma creche da cidade.

ESTES CASOS …

… sempre são complicados e de difícil comprovação. Entretanto, mais uma vez o que ficou patente foi a fúria com que reagiu o assessor sem pasta para defender o governo Eugênico.

O SUJEITO, …

… que se notabilizou por apresentar sintomas de comer a caixinha, talvez para desviar o foco do fato de se tratar de uma creche municipal, só faltou dizer que a imprensa é que é a estu­pradora.

TIRANTE A …

… este fato, sem querer condenar ninguém, pois ninguém pode ser considerado culpado de nada sem uma sentença condenatória transitada em julgado, embora isso pareça não valer nada nesta terra de Olimpiã e Festança, algumas incongruências têm que ser ressaltadas.

É DIFÍCIL…

… acreditar que uma criança de dois anos tenha ingerido quantidade de semente de acerola ao ponto de provocar uma obstrução intestinal.

SEGUNDO, …

… que ninguém veio a público oficialmente explicar o fato. Aliás, quando se trata da delegacia da mulher, tem sido muito difícil se obter qualquer tipo de informação.

NO ENTANTO, …

… aí cheira a possível interferência do “politburo” local, pois num exíguo espaço de tempo veio com a explicação para o caso.

NA INTERNET …

… nos sites de relacionamento, principalmente o Facebook, professores da escola e até da área que conhecem o que está sendo acusado, postaram mensagens de solidariedade.

MAIS UMA, …

… vez, ressaltando que não se pode julgar sem amplo conhecimento dos fatos, sem ampla investigação e a utilização dos meios existentes para se chegar à verdade (que poucas vezes é conseguida e levada em consideração), mas que o fato está nebuloso está. E que é um saco ter que ficar tolerando agressões verbais de pessoas ignorantes que se acham deusas dentro de seu olimpo de pobreza intelectual, isto é.

 

José Salamargo … querendo por querer, sentindo por sentir, pensando sem parar, vivendo para enxergar quanta podridão existe por detrás daquilo que a maioria pensa ser a realidade.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas