18 de junho | 2017

Quem é mais corrupto: você ou os políticos?

Compartilhe:

SE QUISER OUVIR A COLUNA, CLIQUE AQUI E OUÇA!

GENTE BOA! …

…. Quem? Se for boa é não ser corrupto, a coisa tá feia, a coisa tá preta. Quem não é? Quem nunca levou uma vantagenzinha sequer? Quem nunca cometeu um ato em que pa­ra beneficiar a si mesmo, acabou prejudicando o próximo ou os próximos e os distantes?

QUEM TEM …
… a consciência limpa que atire a primeira pedra. Mas limpa mesmo. Não adianta achar justificativas para confortar o peso de ter feito coisa errada. Senão estará fazendo a mesma coisa que os milhares de ladrões que se encastelaram em Brasília.

OU VOCÊ …

… acha que os nossos cor­ruptos se consideram corruptos. São vários os argumentos para amainar a culpa. Vamos a alguns:

– A gente tem que desviar para fazer caixa para poder continuar fazendo o melhor para a sociedade.

– Se a gente não desviar para se manter no poder, outro vem, desvia e tira a gente do poder.

– Se eu não fizer, outro irá fazer.

ESTAS …

… a seguir, foram tiradas de uma campanha realizada pela CGU – Con­tro­la­doria Geral da União “Pequenas corrupções, diga não”, no Facebook, mostrando que não importa a atitude, corrupção é sempre corrupção.

#DigaNão: Existem muitas frases ainda usadas para justificar pequenos desvios de conduta no nos­so dia a dia. É comum ouvirmos um “mas todo mundo faz!”, indicando que a ação não é um fato isolado. Porém, um erro continua sendo um erro mesmo que todos o come­tam. Então é isso! Não espere pela mudança, seja você mesmo o promotor de­la. Quem faz o certo não precisa de justificativas.

#DigaNão: Estacionar em vagas reservadas exclusivamente para idosos e pessoas com deficiência, além de infração de trânsito, é uma grande falta de respeito! Então é isso! Mesmo que seja “rapidinho” ou “rapidíssimo”, não ocupe o espaço de quem necessita desta atenção especial. Quem faz o certo não precisa de justificativas. 

#DigaNão: Que o exemplo precisa vir de cima, não existem dúvidas. Mas cabe lembrar que ele pode vir de todos os “lados”, de todos nós. Utilizar essa expressão como desculpa pa­ra cometer desvios de conduta não está com na­da. Então é isso! Não justifique um erro seu pelo fato de alguém também tê-lo cometi­do. Quem faz o cer­to não precisa de justificativas.

#DigaNão: Muita gente ainda insiste em utilizar diferentes desculpas, ao invés de acabar com o hábito de cometer pequenos desvios de conduta no dia a dia.. “Ninguém está vendo” é uma delas. Mas não adianta, não é pelo fato de ninguém ter visto que deixou de ser errado. Às escondidas ou às claras, um erro é um erro. Pense nisso. Ande na linha. Quem faz o certo não precisa de justificativas.

#DigaNão: É isso, né gente? Essa história de usar as falhas dos outros para justificar os nossos erros não cola mais. O im­portante é agirmos sempre com ética e honestidade, sem desviar o olhar para os lados.

Grande, média ou pequena, todas as corrup­ções devem ser evita­das. Quem faz o certo não precisa de justificativas. 

O EXEMPLO …
… na verdade, não tem que vir de cima. O que tem que vir de cima é uma educação que crie verdadeiros cidadãos críticos que consigam não só ler e entender um texto, mas, principalmente, refletir criticamente sobre todas as situações que ocorram à sua volta. É preciso ter consciência que quando se faz mal, ou se tira, do todo para encher o próprio bolso, alguém vai ter que pagar por isso.

E, CLARO, …
… o feitiço sempre pode virar contra o feiticeiro. Seria isto o que estaria acontecendo hoje?

A VERDADE …

… é que embora o assunto político tenha tomado grandes proporções ultimamente. As mídias sociais estão repletas de revoltas contra os políticos em geral e afirmações extremas sobre os mesmos, o ódio contra a corrupção que afeta a população é mais do que aceitável, é necessário. Pessoas que votaram em um candidato se sentem superiores e adoram gritar aos quatro ventos que não colaboraram com o caos regrado à corrupção que temos vivido atualmente. Será?

QUANDO …

… alguém pergunta o porquê de ser praticamente impossível encontrar um candidato com a ficha limpa bem posici­onado no Brasil, dificilmente se obtém resposta. O problema em geral está na população. É isso aí, somos nós mesmos, que não apenas tememos o desconhecido como colaboramos diretamente para a corrupção geral.

A GENTE SAI …

… por ai, esbravejando contra todos e se sentindo vítima da corrupção que você mesmo alimenta, mas está sempre tentando levar vantagem em tudo. A diferença entre nós e os nossos políticos é que a gente tem menos poder. Do contrário, seria mais um se divertindo com o dinheiro público. Se você aproveita todas as oportunidades, mesmo que incorretas, para se dar bem nas situações, comece a pensar em suas atitudes antes de sair acusando por aí. É preciso primeiro aprimorar o próprio caráter para garantir melhores pessoas no poder futuramente…

José Salamargo – sem muita inspiração, mas convenhamos, falar de corrupção é complicado. A coisa vem lá da colonização. Falta tradição. Falta cultura. Falta educação. E o pior é que todos os corruptos que estão no poder sabem disso. E por isso mesmo não deixam que nada disso aconteça. Vamos virar a mesa? Ou locupletamos todos nós? Você decide!

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas