03 de junho | 2012

Quem sai candidato contra quem ou com quem?

Compartilhe:

ZAPEANDO …
… os canais de TV, numa noite daquelas que parece que o dia levou um século para terminar e precisaria de mais outro pelo menos para tentar fazer o que se necessitava realizar, eis que este elefarantônico ser depara-sae com um pensamento estarrecedor: “Se todos os países do mundo distribuíssem a renda, ou seja, incluíssem todos os seus habitantes no mesmo padrão de consumo que o dos americanos, seria necessário pelo menos 10 planetas terras para produzir os tais bens de consumo”.

DEU PRA …
… “modi suncê”, caro leitor, entender a profundidade de tal assertiva, principalmente por ter vindo de dois renomados professores de universidades brasileiras que estavam discutindo o mesmo tema que será discutido na tal da Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que deverá acontecer no Rio de Janeiro de 4 a 6 de junho deste ano.

A CONFERÊNCIA …
… tem por objetivo avaliar e renovar os compromissos com o desenvolvimento sustentável assumidos pelos líderes mundiais na Eco-92. A Rio+20 também discutirá a contribuição da economia verde para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza.

SEM ENTRAR …
… no mérito do tal encontro de líderes mundiais que acontecerá no Riocentro este mês, a verdade é que qualquer coisa se que se faça, dentro do prisma apresentado pelos professores na TV, a grande verdade é que não existe mais saída para a humanidade.    

CONSUMIR IGUAL …
… ao americano não vai dar para “nosotros”. Quer dizer que ou os americanos e os europeus se igualam a “nóis” ou a miséria vai aumentar cada vez mais, com os pobres cada vez mais trabalhando para produzir o sustento da minoria que detêm o poder econômico. Não dá pra distribuir riqueza pra todo mundo.

É TRISTE PESSOAL …
… mas antes, há umas décadas atrás, se inventassem um sistema que conseguisse promover o Estado de Bem Estar Social verdadeiro, pelo número de habitantes existentes na terra era possível produzir o suficiente para tanto. Atualmente, nem querendo, já que o planeta não consegue não só alimentar, mas produzir matéria prima suficiente para ser consumida.

VOCÊ …
… pode até achar que este “rinocearantes”, ao invés de tomar o remedinho, acabou comendo foi a caixinha, mas para só um pouquinho pra olhar à sua volta, que você vai perceber que tudo o que você usa foi produzido em cima de uma matéria prima que foi extraída da terra. Tudo o que você come também. As coisas são industrializadas partindo de alguma substância que foi tirada deste chãozinho que “nóis” pisa. Deu pra entender?

ELEMENTAR, …
… meu caro “watsonrantes”, poderiam exclamar alguns. Então, porque este pessoal vai gastar uma fortuna para se reunir se não tem mais jeito? Poderiam questionar outros.

SIMPLESMENTE …
… pra que todos nós acreditemos que ainda é possível melhorar um pouquinho para a grande maioria, sem, é claro, diminuir nada dos chamados desenvolvidos. Bom, então vai ter gente no mundo que vai ficar ainda mais pobre… Pano rápido!

SEM FECHAR …
… ainda totalmente a cortina, o vaticínio para “nosotros” é que vamos continuar fazendo o que a indústria cultural (mídia, cinema, arte …) nos induz, sem questionar, sem reagir, vivendo apenas para sobreviver, subsistir, como meros números, robôs manipulados para fazer e desejar ser o que o mercado quer que sejamos, viver apenas para consumir, para ter, ter e obter sempre mais, não importando de que forma ou a quem possa prejudicar.

AGORA SIM …
… fechando as cortinas, saindo do mundo real e tentando adentrar na realidade virtual que teima em querer nos impor o GGG – Grande General Genioso, a semana foi mais uma vez, sem muitas marchas e contramarchas, devagar, quase parando, em marcha lenta.

MAS O QUE …
… está pegando mesmo é o cenário político que nem parece estar pouco mais de um mês do início das campanhas.

ESTA SEMANA …
… mais um candidato a candidato foi pro rádio dizer que é candidatíssimo. Desta vez foi o ex-vereador Bira da Kibox que disse sairá candidato a prefeito pelo PSD – o partido do prefeito de São Paulo, Kassab, uma dissidência do DEM do prefeito Eugênio.

O MAIS …
… interessante nessa coisa toda é que na direção do partido PSD em Olímpia tem uma pessoa que já trabalhou em todas as campanhas do petista Hilário Ruiz, sendo corrente entre os que ficam atentos aos bastidores da política local, que a agremiação que o ex-vereador Bira anunciou ser candidato está atreladíssima ao PT de Ruiz.

PARA MUITOS …
… a tal candidatura lançada está soando como carta na manga para as negociações de bastidores que estão acontecendo e tem quem entenda que Bira poderia ser uma opção para o caso do PT não conseguir impor o seu candidato oficial (segundo Hilário Ruiz já declarou no rádio, pois o candidato ainda não se manifestou) Valter Gonzalis para prefeito e nem a vice numa coligação com o PMDB de Magalhães ou com o PMN de Helena Pereira.

NESTE CASO …
… o PT sairia com Gonzalis a prefeito e Bira de vice.

AGORA, …
… a se confirmar a candidatura do PSD com Bira da Kibox saindo candidato (o que poucos acreditam) então, hoje teríamos, além de Geninho, quatro candidatos com intenção de assumir o trono da 9 de Julho: Magalhães, Helena, Gonzalis e Bira.

ESTAS …
… demonstrações cabais de certeza de candidatura a prefeito vem acontecendo pela rádio Menina AM, que apesar de ser sabido que pertence ao grupo do marechal Carneiro e do general Pituca, tem aberto espaço para que os prováveis candidatos se manifestem já que a outra, a Difusora AM, só fala, enaltece e propaga direto e reto sobre o que o assessor da prefeitura que trabalha na rádio e tem apelido de cachorro considera o melhor prefeito, o melhor homem, o melhor de todo o universo, o Grande, o Generalíssimo, o Genioso.

DESTAS …
… manifestações de certeza de candidaturas a prefeito, no entanto, o que se acredita é que no final confirmem-se no máximo duas candidaturas. Mas tem quem acredite que GGG só terá um concorrente em outubro próximo.

SE FOREM …
… duas candidaturas, os quatro nomes, certamente sairiam entre os citados, mas existindo outros correndo por fora, havendo quem aposte numa coligação PT e PMDB que lançaria como prefeito ou vice, Gonzalis e Magalhães e, neste caso Helena se coligando com outros partidos pequenos de onde pode surgir um candidato a vice diferente. Nesse caso, não se acredita que poderia sair com Bira de vice, justamente pela ligação do PSD com Hilário Ruiz do PT.

AINDA …
… prevendo-se duas coligações disputando com Eugênio há quem entenda ser possível uma coligação de Magalhães com um partido cujo candidato ainda não tenha sido cogitado a vice e outra coligação entre PT e PMN com Gonzalis e Helena saindo ou como vice ou como prefeito.

MAS TEM TAMBÉM  …
… quem sempre defende candidatura única de oposição para derrubar quem está no poder e neste caso a maioria estaria entre o grupo do Marechal Carneiro de do General Pituca que quer eleger Magalhães para prefeito com um outro qualquer.

SE A ELEIÇÃO …
… fosse hoje, esta situação dificilmente se daria e fatalmente teríamos três coligações disputando a eleição majoritária. Quem viver e sobreviver ao mundo virtual do GGG, certamente verá.

  José Salamargo, esperando que não ocorra nas próximas eleições o que o grande Saramago colocou em seu Ensaio da Lucidez, ou seja, que a maioria dos eleitores votem em branco ou anulem seus votos, mesmo admitindo que a democracia é o pior sistema de governo, mas melhor do que todos os outros que já inventaram.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas