23 de julho | 2017

Se já está ruim, a perspectiva é de piorar ainda mais

Compartilhe:

DESDE A FATÍDICA …

…. terça-feira, 11, que o principal assunto que permeia as conversas do olimpiense, tanto ao vivo, no tête-à-tête, olhos nos olhos (que não são muitas, atualmente), quanto nas redes sociais, pela internet, o assunto é o faroeste caboclo, ou seja, o tiroteio que aconteceu em Olímpia, mais precisamente na Rua Senador Virgílio Rodrigues Alves, neste dia.

A COBRANÇA …

… de uma possível dívida de honorários advocatícios fez aquela região central da cidade ficar parecida com as regiões mais violentas do Rio de Janeiro, com suas favelas dominadas pelo tráfico.

TIRO PARA …

… todo lado e até carro de turista acertado por tiro.

SORTE, …

… muita sorte, que nenhum cidadão que passava pelo local, ou que estava nas empresas próximas, ou mesmo no estacionamento do posto, cujo estacionamento aberto fica defrente ao ponto da Senador onde a cena de filme de violência foi registrada pelas câmeras de segurança, foi atingido por nenhuma bala perdida.

DOS QUASE …

… vinte projéteis disparados, possivelmente por quatro armas (apenas duas apreendidas até agora), a de Euripinho sumiu e a de “Nin Peão”, que não se aprensentou, também ninguém da polícia sabe onde está nem um nem outro.

UMA TURISTA, …

… com direito de sair em reportagem da TVTem, tascou que tinha vindo para o interior para fugir da violência da capital e aqui tinha tomado um tiro no vidro dianteiro de seu carro.

O NOSSO …

… faroeste caboclo, aconteceu num momento em que vínhamos de várias outras mortes, incluindo-se aí também outros homicídios e tudo isso faz crescer a sensação de violência e também de impunidade.

MAS …

… aqui na terrinha, para agravar ainda mais a justiça está para decidir e poderá atender pedido de advogado para que a prisão preventiva do corretor de imóveis conhecido como “Euripinho” inaugure um procedimento jurídico recentemente implantado e muito utilizado entre os acusados da operação “Lava-jato”: a tal da prisão domiciliar.

A POSSIBILIDADE …

… de conversão da prisão preventiva em prisão domiciliar foi instituida no CPP – Código de Processo Penal por uma lei aprovada em 2011, justamente em tempos de transição entre “mensalão” e “Lava-jato”.

TRADUZINDO: …

… os deputados legislando em causa própria, criaram uma forma de não ficarem presos desde que atendessem certos requisitos impostos por lei que eles mesmo criaram.

NÃO QUE …

… o corretor tenha alguma coisa a ver com “mensalão” ou “Lava-jato”, mas, com certeza, o simples pedido de conversão de prisão preventiva em domiciliar deve ser inédita nos meios jurídicos da comarca de Olimpiã e Festança.

MAS, …

… uma outra situação veio agravar mais ainda a tal sensação de violência. Foi, na sequência, mais assassinatos e um assalto a uma joalheria em Rio Preto, a nossa metrópole, também com tiroteio, este sim, tirando a vida de um jovem de 17 anos que passava pelo local, vítima de uma bala perdida.

O PROBLEMA …

… é tentar enxergar as razões que levam a tudo isso e ver engrossar ainda mais a sensação de impotência frente ao atual momento que vivemos.

AO SE REFLETIR …

… com base na história, chega-se à conclusão de que para retroceder este caminho insano e incon­trolável rumo ao abismo social que nos encontramos, seria necessário primeiro um governo cen­trado e que conseguisse distribuir melhor a renda, resgatando principalmente as classes menos favorecidas.

ATO CONTÍNUO, …

… promover uma transformação total na educação, para criar cidadãos críticos e não meros robo­zinhos programados para produzir e aceitar passivamente todos os desmandos que estão ocorrendo.

BOM, …

… mas isso é tema para longos debates.

José Salamargo – acreditando, cada vez mais, que ainda não chegamos ao fundo do poço. E que ainda faltam algumas centenas de quilometros. Mas o que é o pior é ter que esperar que desçamos até este poço para que, só após sumirem com o dito cujo e ficarmos vagando por um tempo no vazio, termos condições de esperar por dias melhores. Quem viver e sobreviver, verá.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas