02 de julho | 2017

Um bastidor preocupante e que não inspira um futuro decente

Compartilhe:

SE A VIDA FELIZ …

…. é composta principalmente pelos pequenos momentos de prazer, alegria, satisfação, entre outros, por que tantos brigam tanto pelo poder, pelo dinheiro, não se preocupando com os estragos que irão produzir, apenas com o resultado de suas ações que certamente engordarão os seus bolsos?

GENTE, …

… Santo Agostinho, na sua tentativa de explicar o tempo, em uma de suas conjecturas, duvidou da própria existência deste, ao estabelecer que a vida se resume a átimos de segundos, pois a própria palavara “segundos”, que acabei de escrever, já faz parte do passado. Já foi. Não existe mais. O que existe são os sÍmbolos  escritos. Mas aquele momento não volta mais.

COMPLICOU? …

… fundiu a cuca? Com certeza, no século III depois de Cristo, também deve ter fundido a cabeça de Aurelius Augustinus Hipponensis, um seguidor ferrenho do filósofo Platão, que viveu sete séculos antes dele.

ALGUNS DE …

… seus intérpretes entendem que ele classificou o tempo em três categorias básicas, mas em cima da tese explanada acima. Ou seja, a vida nada mais é do que o tempo de respirar e expirar. São meros momentos que nos levam à morte certa, a única verdade absoluta (tese agnóstica).

O QUE VOCÊ …

… pensou agora é a única coisa presente. Segundo ele, é o presente do presente. Se você tentar se lembrar de momentos vividos em outras épocas, não será passado, pois você estará pensando agora, portanto, presente do passado.

COM O FUTURO …

… também não é diferente. Ora, você imaginando o futuro, o estará imaginando agora, portanto, presente do futuro.

CONFUSÕES E …

… loucuras filosóficas à parte, tentando projetar o futuro agora, here, now, a situação que se vislumbra no horizonte da Menina-moça que foi vilipendiada e estuprada durante tanto tempo e agora vive um arrufo de turismo, não é das mais alentadoras.

MUITOS  INTERESSES…

… passaram a compor o jogo do poder por detrás de investimentos e tudo o que é ligado ao setor que faz transparecer que uma verdadeira guerra poderá ser travada para se assumir o principal motor do atual momento econômico que fomenta o turismo local.

O ROMANTISMO …

… levado até aqui pelo empresário visionário e seu assessor e companheiro especializado em transformar seus sonhos em projetos, parece estar acabando e entrando no páreo uma intrincada trama de bastidores, um verdadeiro jogo de xadrez, com rainhas, peões e reis se digladiando na calada da noite, preparando o bote para atender interesses próprios.

VIVEMOS …

… um momento sem igual. Não são mais os amadores do passado. Agora são profissionais que aqui aportam e querem sugar até a última gota das águas quentes que atraem milhões de turistas e de cifrões. Convencem quem está do lado. Transformam amigos em adversários. Inocentes em bandidos. Parentes em algozes e, salve-se quem puder.

UM VERDADEIRO …

… teatro se forma, como se o enredo fosse o jogo de xadrez cujo vencedor levará o maior faturamento do município depois da Cruz Alta e da Prefeitura. E que é pior, com amplas chances de criar um verdadeiro império com o dinheiro arrecadado, já que não será preciso ser nenhum especialista para poder se locupletar.

O PRESENTE …

… do presente de nossa Menina-moça Deflorada, Folclórica e Turística é totalmente incerto e inquietante. O presente do futuro, então, é uma indefinição só. Quem viver e sobreviver, verá.

José Salamargo – saboreando o nectar dos deuses, através dos simples momentos de contato, de amor, de prazer, de vida boa que quer ser vivida, com a felicidade pulsando dentro e lançando seus tentáculos no entorno, laçando quem pode ser alcançado para a busca da virtude maior que é olhar o próximo como se fosse o próprio eu. Quem se habilita? A maioria está cada vez mais distante de tudo e de todos. Apenas vivendo para si e dane-se o mundo, dane-se o outro, enfim, caminha muito rapidamente para o fim. Resta definir cada um o seu próprio final.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas