05 de março | 2026
Operação realiza 180 testes do bafômetro e autua seis motoristas em Olímpia
Ação conjunta do Detran-SP, GCM e Polícia Militar teve foco na fiscalização do consumo de álcool e na orientação preventiva.
Uma operação conjunta realizada na noite do último sábado (28) promoveu fiscalização e orientação a motoristas na Estância Turística de Olímpia. A ação foi organizada pelo Detran-SP, com apoio da Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
A operação ocorreu na Avenida Alberto Oberg, esquina com a Rua Emília Biduti Bittencourt, durante o período noturno, com foco na fiscalização do consumo de álcool por condutores. Ao todo, 13 profissionais participaram da ação, entre agentes da Guarda Civil Municipal, policiais militares e servidores do Detran-SP.
FISCALIZAÇÃO E RESULTADOS DA OPERAÇÃO
Ao longo de cerca de três horas de fiscalização, as equipes realizaram 180 testes passivos para identificar eventual ingestão de álcool pelos condutores abordados. Seis motoristas foram autuados por recusarem a realização do teste do etilômetro, medida prevista na legislação vigente.
Também foram lavrados quatro autos de infração por outras irregularidades constatadas durante a operação. Ao todo, quatro veículos — três motocicletas e um carro — foram encaminhados ao pátio, enquanto cinco foram liberados após apresentação de condutores habilitados.
AÇÃO PREVENTIVA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Conforme apontado no relatório técnico da operação, o total de infrações registradas foi proporcionalmente reduzido diante do número de motoristas abordados, reforçando o caráter orientativo da iniciativa. A ação contou com estrutura montada em ponto estratégico da via, uso de etilômetros e apoio de viaturas para garantir a segurança das equipes e dos condutores.
A fiscalização faz parte de um conjunto de medidas adotadas pelo município para ampliar a segurança no trânsito, principalmente no período noturno, quando há maior circulação associada ao consumo de bebidas alcoólicas. De acordo com a Secretaria responsável pela área, outras operações semelhantes devem ser realizadas ao longo do ano, dentro de uma política contínua voltada à prevenção de acidentes e à redução de riscos nas vias públicas.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!






