13 de maio | 2012

Bandeira do padroeiro do congado e carta da libertação

Compartilhe:

O levantamento do mastro da bandeira do padroeiro do congado São Benedito e a homenagem à libertação dos escravos com a leitura da carta oficial da Lei Áurea, darão sequência à 11.ª Festa do Congado. Essas atividades estão previstas para a noite deste domingo, dia 13 de maio, na Praça de São Benedito, região central de Olímpia, a partir das 20h30.

A festa é um evento de culturas populares, tradição e fé, coordenada pela Associação Protetora do Congado, Terno de Congada Chapéu de Fitas, Capitão José Ferreira e congadeiros, a maioria moradora do Jardim Santa Ifigênia, na zona norte da cidade.

Mas o evento começou no dia 29 de abril com o levantamento do mastro da bandeira de aviso, também ao lado da igreja, na Praça de São Benedito. Já no sábado, dia 5, teve início a novena de preparação para os festejos em residências dos Jardins Santa Ifigênia, Miessa, ambos na zona norte, e Santa Fé e Cizoto, na zona leste.

No dia 19 de maio haverá a peregrinação às coroas e festeiros durante o dia todo e, à tarde está previstas a chegada dos grupos visitantes. Na noite do mesmo dia por 19h30, haverá visita aos festeiros João Norberto Gianotto e Eliza.

O ponto alto da festa será no domingo, dia 20 de maio, começando com o café de São Benedito, uma atividade comunitária, a partir das 7 horas. Às 9 horas será a visita aos festeiros e, em seguida o período para almoço das 11h30 às 14 horas.

Na parte da tarde está marcado o encontro dos congos na casa do capitão, de onde partem para buscar rei e rainha. Às 15h30, voltam à casa do capitão para pegar os andores e formar procissão, prevista para sair às 16 horas, em direção à Igreja de São Benedito, onde a partir das 17 horas será celebrada a Missa Conga e Descida dos Mastros.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas