18 de abril | 2016

Conheça Brasília, o centro político do Brasil

Compartilhe:

Para quem visita Brasília uma boa opção é admirar belas esculturas. Um dos destaques fica para “Os Candangos”, de Bruno Giorgi. Concebida em 1959, na Praça dos Três Poderes é uma homenagem aos 80 mil trabalhadores responsáveis pela construção da capital / GB Imagem

Projetada por Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana de Brasília foi inaugurada em 1970. Tem formato circular e é constituída por 16 pilares curvos entremeados por belíssimos vitrais, criados por Marianne Peretti – sua disposição garante iluminação natural à nave, que fica abaixo do nível do solo. Em volta da igreja podem ser vistas esculturas de Alfredo Ceschiatti – os quatro evangelistas – e no interior, os anjos suspensos. Há ainda pinturas de Di Cavalcanti, representando os passos da Paixão de Cristo, e telas de Athos Bulcão / GB Imagem

 

 

Prestes a completar 56 anos de fundação, nas últimas semanas os olhos do Brasil, ou até mesmo do mundo, estão voltados a Brasília. A capital do País vem sendo destaque nos noticiários diariamente tudo por causa da crise política que assola a nação. E deverá acontecer neste domingo, dia 17 a votação do Impeachment da Presidente da República e lógico, mais uma vez o Distrito Federal será o centro das atenções. Mas o objetivo desta matéria não é falar de política e sim mostrar que Brasília tem muito a oferecer para quem quer conhecer o centro político de nosso País.

Bem no coração do Brasil, no Distrito Federal, na região central do País, encravada dentro do Estado de Goiás, está Brasília, projetada com o objetivo de desenvolver a autoafirmação nacional.

A capital do Brasil é a única cidade do mundo – construída no Século XX – considerada, desde 1987, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, órgão das Nações Unidas. Motivos para esse reconhecimento não faltam: a jovem cidade, inaugurada em 21 de abril de 1960, surpreende até os mais experientes viajantes.
Brasília é resultado de um moderno projeto urbanístico criado por Lúcio Costa. Visto de cima, o plano-piloto da cidade lembra o formato de um avião – muitos preferem dizer que é um pássaro de asas abertas -, embora a concepção de seu urbanista tenha previsto o formato de uma cruz, que sinaliza posse.

O projeto da cidade até hoje é referência quando o assunto é planejamento urbano. Sua ideia de envolver prédios residenciais em grandes áreas urbanas, traçar a cidade a partir de enormes avenidas e dividi-la em setores, tem provocado intensa reflexão e debates sobre a vida nas grandes cidades no Século XXI.

Destacam-se também obras de artistas como Bruno Giorgi, Alfredo Ceschiatti, Athos Bulcão, Marienne Peretti, Volpi, Di Cavalcante, Victor Brecheret e Burle Marx que se integram à arquitetura, conferindo à cidade uma paisagem única.

Palco de manifestações políticas, shows de rock e festivais de cinema, Brasília é uma cidade cosmopolita, com cerca de 90 embaixadas, numerosos restaurantes e uma enorme estrutura pronta para abrigar eventos de todos os tipos. Diante disso, um dos destaques da cidade é o turismo de negócios, que cresce a cada dia, lotando as dezenas de hotéis espalhados pela capital federal.

Brasília é um pouquinho de cada parte do Brasil. A construção de uma capital federal no coração do País demandou grande mão de obra e atraiu gente de todos os cantos do território nacional. O resultado é a rica cultura brasiliense que existe hoje, uma mistura genuína do povo mais alegre e hospitaleiro do mundo.

Conheça Brasília você também. Indo a Brasília, não deixe de visitar a Catedral Metropolitana, projetada por Oscar Niemeyer, e inaugurada em 1970.

O Museu de Valores do Banco Central também é uma ótima pedida. Lá o turista pode encontrar uma exposição permanente de moedas e cédulas nacionais e estrangeiras.

Outra atração bastante interessante é o Memorial JK. Em destaque no Eixo Monumental, é uma homenagem ao idealizador e fundador de Brasília, o Presidente Juscelino Kubitschek.

E é claro que de maneira alguma se pode deixar de conhecer o centro do poder nacional: o Palácio da Alvorada, a Praça dos Três Poderes, o Palácio do Planalto, o Palácio do Itamarati, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio da Justiça.

O Palácio da Alvorada é a Residência oficial do Presidente da República. No meio de um enorme jardim, fica o prédio conhecido por suas colunas de mármore branco que se tornaram símbolo de Brasília.

A Praça dos Três Poderes abriga alguns dos prédios mais significativos da obra de Oscar Niemeyer: o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República; o Congresso Nacional, sede da Câmara dos Deputados e do Senado Federal; e o Supremo Tribunal Federal. Lá estão também: o Panteão da Pátria, o Espaço Lúcio Costa e três importantes esculturas: “O Pombal”, de Niemeyer; “A Justiça”, de Alfredo Ceschiatti; e “Os Candangos”, de Bruno Giorgi. Na praça central uma Bandeira Nacional de 286 metros quadrados é sustentada por um mastro de 100 m de altura. Fica ao final da Esplanada dos Ministérios.

Sede do Poder Legislativo, o Congresso Nacional é composto pelo Senado Federal que fica do lado esquerdo e é representado pelo "prato côncavo" e pela Câmara dos Deputados, localizada ao lado direito e representada pelo "prato convexo". A cada hora iniciam-se visitas guiadas pelos plenários e museus das duas sedes do Poder Legislativo.

Sede do Poder Executivo, o Palácio do Planalto é o local de trabalho do Presidente da República. As visitas guiadas duram 20 minutos e podem ser feitas aos domingos, das 9h30 às 13h00. Uma atração à parte é a troca da guarda do Palácio do Planalto, que acontece a cada duas horas, sendo a primeira às 8h00, e a última do dia, às 18h00.

Também conhecido como Palácio dos Arcos, o Palácio do Itamarati abriga diversas obras de arte e antiguidades.

Por isso não perca tempo. Faça já as suas malas e descubra o que Brasília pode oferecer de mais interessante. Atrações é o que não faltam. Consulte já seu agente de viagens.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas