24 de novembro | 2013

Dentes saudáveis garantem a beleza depois dos 50

Compartilhe:

Viver a vida depois dos 50 anos e desfrutar plenamente de saúde e alto astral é fundamental. O sorriso pode ser garantido através de tratamento odontológico periódico; manter os lábios hidratados também é importante / GB Imagem

 

 

Boca e dentes bem cuidados são sinônimos de boa qualidade de vida e beleza permanentes, principalmente quando se chega aos 50 anos.

Sorrir sem medo é um dos ingredientes para a beleza do rosto e do corpo. Nada mais triste do que ter receio de mostrar os dentes ou a própria boca. Como desfrutar do bem-estar oferecido por um batom se os lábios estão rachados e doloridos?

Dessa maneira, os tratamentos odontológicos são importantes também nesta etapa da vida.

Quando começamos a envelhecer, nossa saúde é acometida por diversos problemas, como a boca seca, cáries de raiz, problemas nas pontes/próteses totais, doenças periodontais, lesões da mucosa bucal, câncer bucal, e por isto necessita de uma orientação especial. A boca possui milhares de bactérias que ficam juntas e formam a chamada “Placa Bacteriana”. A “Placa Bacteriana” é a principal causa de cáries e doenças periodontais.

Um dos fatores que pode causar a cárie, doenças periodontais e acentuar o desconforto bucal na Terceira Idade, é a chamada “xerostomia”, ou seja, boca seca.
O ressecamento resultante da cavidade oral pode agravar outros sintomas, dentre eles alteração no paladar, sensação de ardência nos tecidos bucais inclusive a língua, rachaduras de lábios e fissuras na língua, que pode adquirir uma camada esbranquiçada responsável por uma halitose significativa.

A xerostomia, que é a diminuição da quantidade de saliva, é comum em quem toma muitos medicamentos, muitas vezes é responsável pela dificuldade de mastigação e deglutição. Esse efeito da boca seca pode ocorrer também no caso dos indivíduos que sofreram radioterapia em regiões próximas das glândulas salivares (cabeça e pescoço), uma diminuição do fluxo salivar ainda maior é observada e pode criar as cáries de radiação com uma exposição muito grande na região da raiz do dente, e por isto, é importante a participação dos dentistas antes dos tratamentos oncológicos iniciarem.

Quem está entrando na terceira-idade deve consultar um dentista para que avalie sua condição bucal, e no caso da “boca seca”, sejam recomendados produtos que promovam bem-estar.

Importante, é preciso encarar as etapas da vida com naturalidade e bom senso. Procurar informar-se sobre os tratamentos oferecidos, não ter vergonha de compartilhar com o médico as dificuldades que porventura aparecerem e acreditar que é bom estar vivo.

 

Curtindo o Natal sem culpa

 

Para quem gosta de manter alimentação equilibrada, as festas de final de ano podem significar um pesadelo. Mas, não precisa ser necessariamente assim / GB Imagem

 

 

Durante todo o ano, você fez o possível para manter alimentação equilibrada; fugiu o quanto pode das frituras e doces, mas agora estão chegando o Natal e Ano Novo e com eles as deliciosas confraternizações que começam logo na primeira semana de dezembro e só terminam com a ceia de Ano Novo. Como manter longe da sua cintura e quadris aqueles maravilhosos quilos dos quais você se livrou, e sem bancar a “estraga festa” que não come nada?

Estando em ambiente festivo, nem pense em dizer “ai não vou comer, estou de dieta”. A saída é buscar pelas opções mais naturais e light que encontrar na mesa sem fazer alarde.

Se você for preparar a ceia para sua família e amigos, use a abuse da criatividade nas receitas tradicionais do Natal. Substitua maionese e salpicão por salada verde, use grãos integrais nos acompanhamentos e, mais, a tradicionalíssima Rabanada pode ser assada, ao invés de frita. Quanto aos drinques, evite os alcoólicos, preparando delícias com água gaseificada, sucos e hortelã e manjericão. Lembre-se que estamos em pleno verão.

Quanto à carne, peito de peru assado ou de chester assado pode ser ingerido sem culpa, mas descarte a pele.

Que tal um risoto gostoso, nutritivo e sem calorias a mais? Vai aqui a receita assinada pela nutricionista Thais Souza, da Rede Mundo Verde.

Risoto com Oleaginosas: você vai precisar de 500 ml de água filtrada;  2 xícaras (chá) de arroz cateto integral;  ½ xícara (chá) de amêndoas em lascas; ½ xícara (chá) de nozes picadas; ½ xícara (chá) de castanha de caju picada; 2 colheres (sopa) de castanha do Brasil picada; 1 cebola média picada, de preferência orgânica; 2 dentes de alho amassados, de preferência orgânicos; 1 colher (sopa) de óleo de abacate; sal marinho a gosto; salsinha e cebolinha a gosto. Em uma panela aquecer o óleo de abacate e dourar a cebola e o alho, adicionar o arroz cateto integral já lavado e o sal, refogar e adicionar a água, deixar cozinhar. Quando o arroz estiver macio, adicionar todas as oleaginosas. Misturar bem, servir e decorar com salsinha e cebolinha.

É bom dizer também que você precisa manter o controle diante da mesa farta. Respire fundo e não “ataque” os pratos como se fossem a última refeição de sua vida.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas