07 de dezembro | 2020

É saudável, mas precisa de cuidado sob o sol

Compartilhe:

Chegamos ao fim de um ano que foi completamente diferente de tudo o que havíamos planejado nesta mesma época em 2019. No entanto, depois do susto inicial, a vida tratou de achar uma nova rotina e estamos de novo às vésperas do verão e das férias. E é época de piscina, praia, sol e muito ar livre com o diferencial que precisamos continuar a praticar o distanciamento social.

Com as temperaturas subindo, é natural que se opte por comidas e bebidas refrescantes e daí entram as frutas.

As frutas – todas elas – fazem bem para a saúde e são bem saborosas, no entanto algumas delas, mesmo sendo saudáveis, podem ocasionar manchas na pele; os dermatologistas explicam que além de manchar, podem causar também queimaduras de até terceiro grau.

O verão combina com praia, piscina, cervejas e sucos bem gelados. Mas no caso de limonadas e laranjadas, é necessário tomar alguns cuidados. Isso porque frutas como o limão, laranja, mexerica, morango e figo são responsáveis, muitas vezes, por levar a um quadro de fitofotodermatose. Imagina só, você capricha ao máximo no protetor solar e acaba ficando com manchas ou lesão na pele por causa de uma fruta.

Os médicos explicam que é a fitofotodermatose é um tipo de dermatose causada pelo contato com frutas cítricas ou extratos das plantas e posterior exposição ao sol. O contato não necessariamente se dá com a planta em si, mas muitas vezes um espinho, uma seiva ou as substâncias presentes nas cascas do limão, da tangerina, da laranja e do figo, por exemplo. A dermatose ocorre nas áreas de contato com essas substâncias e que recebem a irradiação do sol. Geralmente, elas surgem dentro das 24 horas seguintes, promovendo um processo inflamatório, e caracterizam-se por eritema como uma queimadura, eventualmente, com formação de vesículas e bolhas, dependendo da intensidade da reação. Pode surgir infecção secundária na evolução, mas a característica principal das fitofotodermatoses é a pigmentação, que pode durar várias semanas. As manchas de pele são acastanhadas e a aplicação do limão, por exemplo, sobre a pele pode produzir queimaduras de até 3º grau. Quando ocorre o processo de fitomelanose, de fitofotodermatose, na hora talvez possamos não perceber, e às vezes ocorre já uma sensibilidade, com uma vermelhidão e eritema local, e posteriormente podemos perceber a formação das vesículas, com microbolhas e bolhas grandes. Dependendo de como isso for tratado, há a possibilidade de ter uma infecção secundária por bactérias da própria flora da pele; por isso é importante buscar ajuda médica imediata.  

Quando ocorre o processo, a primeira medida é lavar muito bem com água e sabão de pH neutro, usar água termal na sequência também ajuda bastante. Os cremes à base de pró-Vitamina B5 ou ácido pantotênico fazem uma oclusão, que ajuda a restabelecer a barreira da pele. Em relação às roupas, para não piorar o processo, elas devem principalmente ser de material 100% natural como o algodão e que protejam a região da exposição ao sol. Para tratar o processo inflamatório, será necessário administrar via oral analgésicos e até antibióticos.  Para tratar as bolhas, é recomendado o uso de pomadas à base de antibióticos locais e muita hidratação.
Para evitar a fitofotodermatose, é muito importante nos dias de verão tomar cuidado com o manuseio de frutas cítricas, e alimentos como cenoura, arruda, aipo, salsinha, coentro, erva-doce, já que todos esses alimentos liberam substâncias que podem manchar e queimar a pele, após exposição solar.

Passeio no campo, fazenda e sítios também deve ser motivo de atenção, no contato com plantas e vegetais através da seiva, casca e espinhos. Todas as vezes que manusear qualquer uma dessas substâncias, em especial as frutas cítricas, é necessário lavar não só com água, mas com água e sabão, tendo a certeza que todos os resíduos foram retirados. Deve-se tomar cuidado porque algumas vezes há alguns respingos em braços, abdômen, rosto e isso pode gerar queimaduras. E posteriormente a aplicação ou reaplicação dos filtros solares físicos para proteger essa pele.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas