14 de setembro | 2020

Higiene é fundamental

Compartilhe:

Higiene é fundamental

É uma tendência normal chegar do supermercado e ir colocando as coisas na geladeira, sem prestar muita atenção no modo como estão acondicionados. E, em tempos de coronavírus, a atenção deve ser redobrada. Os frios fatiados devem ser retirados da embalagem e colocados em vasilhas com tampa para não ressecar; o mesmo vale para azeitonas compradas a granel, guarde-as num vidro com água e sal tampado; uvas-passa e ameixas também, em vasilhas plásticas. As carnes em geral também devem ter as suas embalagens verificadas, nada mais desagradável do que guardar um frango pingando dentro da geladeira. Jamais guarde qualquer coisa na geladeira na embalagem que veio do supermercado.

 

Não é exagero

Os alimentos enlatados, todos eles, inclusive os refrigerantes, devem ser lavados com bucha e detergente antes de serem abertos. Depois de abertos, não guardar os alimentos nas próprias latas, principalmente doces e compotas. Passe-os para um recipiente com tampa.

 

Decorando a geladeira

Evite colocar toalhas dentro da geladeira, por mais que isso possa parecer decorativo. As prateleiras da geladeira são em forma de grade para que o ar frio circule entre os alimentos e os conserve. Se colocar toalhinha, vai atrapalhar este processo e prejudicar o desempenho do eletrodoméstico. Agora, do lado de fora, coloque tantos imãs quanto a sua imaginação e criatividade permitirem.

 

Descongelando a geladeira

Hoje felizmente existem aquelas que não precisam ser desligadas para descongelar e limpar. Os modernos eletrodomésticos se auto degelam facilitando a vida da dona-de-casa. Mas, isso não quer dizer que não precisa limpar por dentro. É bom periodicamente fazer uma vistoria, limpar alguma coisa derramada, as marcas do fundo das garrafas nas portas, tirar algum legume que estragou e ninguém viu, enfim estas coisas que acontecem nas geladeiras das pessoas normais. O que não pode é deixar a geladeira "cascorenta" por dentro só porque ela degela sozinha. A falta de higiene faz as bactérias de proliferarem mesmo dentro da gelada geladeira.

 

De olho nos micróbios

Estudos já mostraram que a pia da cozinha é mais contaminada do que o banheiro. Especialistas indicam que por causa da umidade da pia, o local se torna propício para a proliferação de bactérias. Por isso, troque sempre a esponja de lavar louça; o pano de enxugar a pia deve ser sempre lavado e seco e nunca deixado molhado junto com a esponja; procure usar sempre detergente e sabões de qualidade comprovada; evite cortar alimentos diretamente na pedra da pia; acostume-se a escaldar com água quente a esponja, o pano de enxugar e a cuba da pia para completar a limpeza. E mais, faça do álcool seu aliado na cozinha também.

 

Data de validade

É claro que quando a gente vai comprar os alimentos, ficamos atentos à data de validade. Mas todo cuidado é pouco. Não compre congelados que estiverem com as embalagens molhadas ou se desfazendo, isto é sinal de que a geladeira foi desligada à noite, porque  alguns estabelecimentos comerciais usam esta prática para economizar energia elétrica. Dessa forma, a data de validade fica comprometida. A geladeira conserva os alimentos, mas até a data de validade do produto. Geladeira não faz milagre, portanto chega daquela estória: "Está vencido, mas estava na geladeira, não tem problema".

 

Gelados não

Evite colocar os ovos gelados em água quente. Eles vão se rachar com muita facilidade. Mas se tiver mesmo que fazer isso, experimente furá-los com uma agulha ou alfinete na parte redonda, antes de colocá-los na água quente.

 

Molhe a faca

É muito comum os ovos cozidos se esfarelarem quando cortados em fatias. Para evitar isso, basta cortá-los com uma faca molhada em água fria.

 

Calor x Maionese

Maionese é uma delícia, mas também pode se tornar uma vilã. O segredo é a conservação, principalmente na época do calor. Cozinhe os ingredientes no dia e tempere na hora de consumir. Não coloque ovos cozidos e evite misturar presuntos e salsichas. Prefira os legumes. Se colocar frango, cozinhe a carne bem e evite reaproveitar sobras. De preferência, faça uma quantidade de maionese que será consumida numa refeição. Evite guardar a maionese, quanto muito do almoço para o jantar, e na geladeira. Se a maionese  ficou fora da geladeira há muito tempo, não coloque sua família em risco. Melhor jogar fora do que alguém ficar doente. Todo cuidado é pouco porque a bactéria se prolifera rapidamente e, mesmo bem contaminada, a maionese continua com ótima aparência, excelente cheiro e gosto inalterado por isso é tão perigosa. Pode causar a morte.

 

E maionese feita em casa?

Aqui nós estamos falando daquela maionese que a gente faz no liquidificador, com ovos, azeite e limão. Esta é uma delícia, mas muito mais perigosa do que a maionese industrializada. Aquela que a gente compra no supermercado tem em sua composição ingredientes específicos contra a deterioração e proliferação de bactérias (mas nem por isso podemos abusar, vide recomendação acima), enquanto que a caseira, não. Pode ser consumida, mas cuidado redobrado se pretende guardar na geladeira. A recomendação é fazer e consumir. Nada de colocar num vidro e guardar para comer com pão.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas