25 de janeiro | 2021

Livro de Pré-Coisas

Compartilhe:

O Pacto do Diabo

Por quase dois anos, os dois ditadores mais implacáveis da história, e tidos como inimigos mortais, foram colaboradores ativos. Hitler e Stálin assinaram um pacto de não agressão que chocou o mundo, mas que durou quase um terço da Segunda Guerra Mundial. Entendê-lo é a chave para compreender o desenrolar da guerra e seu desfecho. O renomado historiador Roger Moorhouse explica como dois poderes ideologicamente opostos mantiveram uma parceria brutal e eficiente, na qual trocaram matéria-prima e maquinário e orquestraram a divisão da Polônia e dos Países Bálticos. Ao compartilhar equipamentos e expertise tecnológica, os nazistas e soviéticos tornaram possível uma guerra muito mais sangrenta e prolongada. Como consequência, milhões foram mortos ou deportados. Com base em extensa pesquisa e uma narrativa arrebatadora, “O Pacto do Diabo” é a história detalhada do pacto nazi-soviético e um retrato minucioso das pessoas cujas vidas foram irremediavelmente afetadas por ele. Com 416 páginas, o livro é da Editora Objetiva.

 

Três Irmãs

O mais conhecido conto de fadas chinês moderno é a história das irmãs Soong, cujas vidas se estenderam do fim do Século XIX ao início do Século XXI. A Irmã Mais Velha, Ei-ling, casou-se com o homem mais rico da China, H. H. Kung. A Irmã Vermelha, Ching-ling, foi a companheira de Sun Yat-sen, pai fundador da China moderna e seu primeiro presidente. E a Irmã Mais Nova, May-ling, se tornaria a ambiciosa Madame Chiang Kai-shek, esposa do líder da República da China. Em cem anos de guerras e revoluções constantes, as irmãs Soong estiveram no centro das mudanças do país e deixaram uma marca indelével na história chinesa. Elas desfrutaram privilégios e glórias, mas também se envolveram em disputas perigosas, inclusive entre si. Neste épico de amor, guerra, exílio, intriga, glamour e traição, Jung Chang entrelaça os acontecimentos da China do Século XX à vida de três mulheres inesquecíveis. Com 392 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.

 

Livro de Pré-Coisas

"Quando meus olhos estão sujos da civilização, cresce por dentro deles um desejo de árvores e aves". Esses versos tão atuais sintetizam este “Livro de Pré-Coisas”. Publicada originalmente em 1985, a obra consolida muitas das características que tornaram Manoel de Barros um dos maiores poetas brasileiros. Entre os traços mais marcantes de sua escrita, estão a já reconhecida singularidade de sua linguagem, que evoca imagens reinventando as palavras, e o rompimento com a lógica do mundo civilizado e com as fronteiras entre a prosa e a poesia. O personagem Bernardo, andarilho que atravessa toda a obra de Manoel, aparece aqui. E ele vem de longe "com sua pré-história" para ciceronear o leitor por esse universo tão rico; só ele é capaz de aplainar as águas com as mãos ou de assustar o mato. Bernardo, que representa a conexão do homem com a natureza, tem como seu "grande luxo" justamente "ser ninguém". A natureza, para o poeta, não é um cenário ou uma espécie de reservatório de clichês, a natureza é, acima de tudo, a matéria-prima de sua poesia. Com 120 páginas, o livro é da Editora Alfaguara.

 

Desaprenda

A partir da década de 1990, a Internet e o mundo digital evoluíram rapidamente no Brasil, e foi necessário compreender essa transformação para se atualizar – e prosperar – na vida e nos negócios. Executivo, empreendedor e investidor, Guga Stocco participou ativamente das inovações digitais criadas no país. Com suas histórias e sua experiência, fica a certeza de que as grandes ideias podem dar errado não pela falta de uma tecnologia eficiente, mas por problemas de timing, de gestão e pela dificuldade de encontrar pessoas qualificadas. Segundo Guga, mesmo quando a tecnologia era escassa, cara e complexa, a resistência maior vinha de quem tomava decisões atrás de uma mesa e se fechava para o mundo. “Desaprenda” é uma aula de empreendedorismo que ajudará o leitor a se preparar para um futuro que pode até parecer ficção científica, mas já é realidade. Com 256 páginas, o livro é da Editora Portfolio Penguin.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas