28 de outubro | 2012

Não temos como fugir da vida

Compartilhe:

Agentes externos como, por exemplo, o sol aceleram o processo de envelhecimento da pele. O verão está chegando, por isso a atenção deve ser redobrada principalmente quando for à praia ou piscina / GB Imagem

 

 

O envelhecimento é um processo natural, mas os seus sinais podem ser minimizados. Mantenha a pele desintoxicada, hidratada e protegida dos agentes causadores dos temíveis radicais livres / GB Imagem

 

 


 

Deu a louca no mundo. Todos parecem querer fugir do envelhecimento. Processo natural da existência humana, a classe médica já entrou em ação para dizer que não existe remédio nenhum capaz de impedir que o corpo envelheça.

No entanto, também é verdade que alguns cosméticos e procedimentos podem minimizar os efeitos do envelhecimento na aparência; também é verdade que hábitos saudáveis ajudam a enfrentar a fase do envelhecimento com mais saúde e disposição. E assim, não faltam conselhos e, muito menos, cosméticos.

No que se refere aos efeitos visíveis do envelhecimento (quer seja natural ou precoce), a pele é a maior vítima. Agentes externos e internos como a fumaça, exposição ao sol, luz artificial, ar condicionado e o cigarro são fatores fundamentais para poluir a pele e acelerar o processo de envelhecimento. A pele é um órgão vital do nosso organismo e por isso precisa de proteção.

Como dito anteriormente, envelhecer é um processo natural que, inevitavelmente, todas as pessoas sentirão seus efeitos no corpo e na pele. Diante da importância do assunto, a cada ano cresce o número de congressos e eventos na área de dermatologia para debater acerca do tema e buscar alternativas em tratamentos estéticos para retardar os sinais do envelhecimento. O que muita gente se esquece, no entanto, é que o envelhecimento (além da questão cronológica e outros fatores) também está ligado às agressões do meio ambiente, isto é, situações e locais que danificam a pele, poluindo-a com radicais livres. Desta forma, para reparar e protegê-la, sem recorrer a procedimento estético na clínica, basta usufruir dos cosméticos já existentes no mercado que contêm ativos despoluidores e protetores.

A exposição excessiva a fatores externos, como sol, poluição, fumaça e estresse acelera a formação de radicais livres, o principal agente causador do envelhecimento precoce. Quando isso acontece, o DNA da pele é afetado, podendo causar câncer ou a destruição das membranas celulares, fazendo com que a pele perca a capacidade de armazenar nutrientes. Com a vulnerabilidade das membranas, também surgirão quadros de inflamações na pele, falta de colágeno e elastina que, por conseguinte, facilitarão o aparecimento de rugas, manchas e ressecamento.

Os poluentes internos como a luz artificial, o ar condicionado e o ar aquecido, todos considerados agentes ressecadores, também são causadores de radicais livres e do envelhecimento precoce. No caso do ar condicionado, equipamento muito comum nos escritórios, há um dano na camada protetora da pele, pois o aparelho deixa o ambiente totalmente seco e desidratado. Se a pele já é seca naturalmente, deve ser evitada a exposição a estas condições.

É cada vez mais crescente o interesse médico sobre este assunto e alguns estudos concluíram que os aparelhos estéticos evoluíram no combate ao envelhecimento precoce paralelamente aos ativos que compõe os cosméticos. Assim, é possível despoluir e recuperar a pele com o uso de cosméticos superpoderosos e eficazes que já existem no mercado.

Ativos despoluentes da pele e antioxidantes prometem agir em favor da beleza da pele. Um deles é o CoffeeSkin, que promete ação antioxidante diferenciada em três níveis: proteção da membrana celular (antioxidante), proteção da proteína (ação antiglicação) devido à presença de carcinina e proteção do DNA. A sua associação única composta por: bioflananoides, carcinina e extrato de café, rico em compostos fenólicos, que proporcionam uma nova forma de combate aos radicais livres e radicais carbonilicos.

 

Outro é a OTZ 10, uma molécula nova que atua no amplo espectro da radiação solar, protegendo a pele da formação de diversos radicais livres devido aos raios UVA, UVB, Infravermelho e luz visível. Altamente biodisponível chega na derme protegendo a pele do fotoenvelhecimento e atua também na detoxificação do tecido conjuntivo, pois pela neutralização dos radicais livres gera taurina um aminoácido osmorregulador e protetor do DNA. Em associação com o CoffeeSkin atua no combate e reparação dos danos já causados.

Outra aliada é a GPS, para melhorar a capacidade de proteção da pele as variações climáticas e as diferenças de umidade, ela atua nas Heat Shock Proteins (HSP), proteínas protetoras do nosso organismo que são responsáveis por regular a temperatura do nosso corpo, impedindo que as proteínas se denaturem diante de altas temperaturas como, por exemplo, febre. Atua em peles desidratadas e ressecadas.

Já a SkinTris Repair (S.T.R.) tem a função de restabelecer e reparar a função de barreira da pele e aumentar a hidratação, através da diminuição da perda de água por parte do organismo. Possui também ação calmante.

Aqui vai o repeteco, consulte o dermatologista antes de sair comprando produtos. Somente o médico poderá indicar o tratamento correto para a pele, que pode ser através de produtos e procedimentos específicos que só devem ser feitos no consultório e depois continuado em casa, com os cosméticos indicados.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas