15 de fevereiro | 2021

O Brasil cruzando fronteiras

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14/02

– Dia do Amor

– Dia da Amizade

– Morre João Guttenberg, inventor da imprensa (1468)

– Última prédica de Martim Lutero (1546)

 

15/02

– Dia Mundial de Combate à Lepra

 

16/02

– Dia do Repórter

 

17/02

– Nascimento do historiador Francisco Adolfo de Varnhagem, Visconde de Porto Seguro (1816)

 

18/02

– Dia Contra o Alcoolismo

– Dia da morte de Martinho Lutero (1546)

– Morte do poeta Fagundes Varela (1875)

 

19/02

– Dia do Esporte

– Elevação da cidade de Curitiba à categoria de Comarca, através de Alvará Régio (1812)

– Segunda batalha de Guararapes (1649)

 

20/02

– Carta-régia proíbe que escravas usem vestidos de seda ou objetos de luxo (1696)
– Brasil e Uruguai assinam tratado de paz (1865)
– Princesa Isabel visita Bagé, no Rio Grande do Sul (1885)
– As histórias de “Batman e Robin” estreiam nos jornais dos EUA (1944)
– O Presidente Lula anuncia o fechamento de todos os bingos do País (2004)

– Criação do Correio Aéreo Nacional (1941)

 

Entre outras funções, o Correio Aéreo Nacional trabalha no sentido de facilitar a atuação do Governo Federal em prol da unidade nacional e do desenvolvimento econômico do Brasil.

 

O Brasil cruzando fronteiras

A Aviação Militar organizou e se encarregou de transportar o primeiro Correio Nacional, em 1931, com a denominação de Serviço Postal Aéreo.

Esse foi o primeiro passo. Formou-se depois o Correio Aéreo Militar, o Correio Aéreo Naval e, finalmente, o Correio Aéreo Nacional que passou a funcionar sob a sigla CAN.

O Correio Aéreo Militar, pela primeira vez, efetuou um transporte em 12 de junho de 1931, utilizando o avião Curtiss-Fleding nº 263, que foi batizado pelos pilotos de “Frankenstein” por ter uma aparência desengonçada.

O Correio Aéreo Naval foi criado em 1934, mas, oficialmente, a data de sua inauguração é de 29 de julho de 1936. O avião utilizado pelo Correio Aéreo Naval era o Waco, de fabricação norte-americana e com flutuadores. A primeira linha em que atuou foi ligando Rio de Janeiro, Santos, Paranaguá e Florianópolis.

No ano de 1941, no dia 20 de fevereiro, foi criado o Ministério da Aeronáutica e daí editada uma portaria pela qual tanto o Correio Aéreo Militar como o Correio Aéreo Naval foi unido numa só entidade: Correio Aéreo Nacional (CAN).

As aeronaves da FAB continuam a cruzar os céus do Brasil, ligando os extremos do território, levando não apenas cargas e pessoas, como também esperança. Assim, em cada pouso e decolagem, a Força Aérea Brasileira cumpre o seu papel constitucional e, acima de tudo, social.

Em 2004 as linhas do Correio Aéreo Nacional foram reativadas por determinação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na época, o então presidente declarou: “ainda existem regiões distantes de nosso país onde o processo de desenvolvimento não está inteiramente consolidado. Por isso, a necessidade de dar continuidade ao Correio Aéreo Nacional. Trata-se de levar o médico, o remédio, a informação e os recursos mínimos que são necessários para uma vida digna nas comunidades isoladas".
 

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