02 de agosto | 2022

O Caso de Montserrat: Estudo Científico e Relatos de Experiências Espirituais

Compartilhe:

A Casa dos Dois Amores

Década de 1960. O mundo está dividido. Em um Brasil de efervescentes acontecimentos políticos, dois jovens de realidades muito distintas se conhecem e se apaixonam. Ambientando em São Paulo e Minas Gerais, o livro “A Casa dos Dois Amores”, da escritora Francine Cruz, é um romance histórico sobre um amor jovem e contraventor. Após a morte do irmão mais velho, Felipe se vê obrigado a ingressar em um convento da Ordem Franciscana para realizar o sonho do pai doente. Em São Paulo, o protagonista se aproxima de movimentos sociais e se encanta pelas ideias comunistas. Ao mesmo tempo, por meio do trabalho na Igreja, conhece e se apaixona por Gabrielle, filha única de um general da ditadura. Poderá esse amor sobreviver aos desafios impostos por suas famílias, pela interferência da Igreja e pela própria história? Com precisão histórica, “A Casa dos Dois Amores” faz o leitor refletir sobre um período que jamais pode ser apagado da memória do Brasil. Com 272 páginas, o livro é da Editora Donizela.

 

Liderança no Divã

Pressão por resultados, situações de estresse, responsabilização por toda equipe, sem contar problemas familiares e financeiros. Este é o cenário propício para o agravamento da saúde mental de líderes. Quem acolhe e humaniza as angústias e frustrações de lideranças é o psicólogo, Ricardo Chaves, que analisa o tema em “Liderança no Divã”. Vista como um tabu em muitas áreas, a saúde mental sofre um preconceito ainda maior em cargos de chefia ou coordenação de equipes – alerta o especialista em saúde mental e desenvolvimento de líderes. Estes profissionais são geralmente vistos com estereótipos de perfeição e excelência, relegando a um segundo plano o tratamento das emoções e o desenvolvimento da maturidade emocional. Entre os psicodiagnósticos originados nas relações de trabalho – e que o líder não está imune – estão depressão, ansiedade, burnout e condutas autodestrutivas, por exemplo, o uso abusivo de substâncias psicoativas, alcoolismo, dependência de drogas lícitas e ilícitas, ao comportamento suicida. “Todo líder experimenta, em situações específicas, momentos de solidão e profunda angústia existencial. Poucos admitem isso”, reconhece Ricardo. Publicado pela DVS Editora, “Liderança no Divã” é um manifesto para que líderes parem de ignorar o autocuidado mental. Mas traz igualmente lições valiosas a todos que buscam autoliderar, aprender como desenvolver a maturidade para diálogos mais assertivos, além de entender sobre os próprios desejos, ambições e reações. O livro tem 272 páginas.

 

 

O Caso de Montserrat: Estudo Científico e Relatos de Experiências Espirituais

Ao propor uma discussão de temas relacionados à paranormalidade, sensitividade ou mediunidade por meio da ciência, a mestre em Psicologia e doutora em Saúde Coletiva Ana Paula Cavalcantte busca desassociar essas experiências das frequentes alegações de insanidade ou fantasia. O tema é peça central do lançamento “O Caso de Montserrat: Estudo Científico e Relatos de Experiências Espirituais”, narrativa na qual a autora também assume o próprio lugar de pessoa que vivencia episódios mediúnicos desde a infância. A obra mescla os relatos pessoais da psicóloga com os estudos de pesquisadores internacionais renomados como Ian Stevenson, Jim Tucker, Carol Bowman, Roger Woolger, Brian Weiss e Hemendra Banerjee. A trama apresenta episódios paranormais com descrições detalhadas e ilustrações. Com estilo teórico-narrativo, o título tangencia inúmeros fenômenos provocados por forças desconhecidas como premonição, clarividência, experiências de quase morte (EQM), lembranças de vidas passadas, entre outros. Crítica da visão monista e materialista da ciência atual, Ana Paula Cavalcantte destaca que a sociedade rechaça experiências sensitivas e favorece o silenciamento de pessoas que vivenciam eventos paranormais. Ela reforça, porém, que este cenário vem mudando nas últimas décadas. “O Caso de Montserrat” apresenta uma escrita objetiva e belas ilustrações dos relatos. Esta leitura é indispensável para quem deseja conhecer o universo sensitivo pelas vias da ciência, possibilitando o entendimento da perspectiva de um indivíduo que vivencia os fenômenos mediúnicos livre de preconceitos ou estereótipos. Com 217 páginas, o livro é da Artêra Editorial.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas