08 de março | 2016

O livro Sussurros da Meia Noite; chegou nas livrarias

Compartilhe:

Príncipe de Astúrias – O Titanic Brasileiro
Neste mês está sendo lembrado o centenário do maior naufrágio da costa brasileira. Vindo da Espanha para o Brasil, o transatlântico “Príncipe de Astúrias” – também conhecido como “Titanic Brasileiro” – afundou em 1916, ao chocar-se contra a Ponta de Pirabura, em Ilhabela, no litoral paulista. Além de cargas preciosas, centenas de passageiros que fugiam da Primeira Guerra Mundial estavam no navio. O clima de Carnaval foi tragicamente interrompido, com uma batida rápida e devastadora, que fez a embarcação desaparecer no mar em menos de cinco minutos. Quatro anos após o naufrágio do Titanic, no Atlântico Norte, a tragédia se repetia, dessa vez em águas brasileiras. Interessada no tema desde a década de 1970, a escritora Isabel Vieira partiu dos fatos reais para construir a história ficcional, que mistura personagens e situações verdadeiras, colhidas de relatos de sobreviventes, com outras inventadas. No livro “Príncipe de Astúrias – O Titanic Brasileiro”, lançado pela Editora Moderna, o leitor encontrará uma obra que mistura romance, ficção e realidade ao entrelaçar a história real do naufrágio com um romance, na qual os protagonistas fictícios convivem com personagens reais.

A Utilidade do Inútil
Não é verdade – nem mesmo em tempos de crise – que só é útil o que produz lucro ou tem uma finalidade prática. Existem saberes considerados "inúteis" que são indispensáveis para o crescimento da humanidade. Útil, portanto, é tudo aquilo que nos ajuda a termos uma vida mais plena e um mundo melhor. Brilhante, contundente e muito claro, o filósofo italiano Nuccio Ordine mostra como a lógica utilitarista e o culto da posse acabam por murchar o espírito das pessoas, pondo em perigo não só a cultura, a criatividade e as instituições de ensino, mas valores fundamentais como a dignidade humana, o amor e a verdade. Completa o livro um ensaio do famoso educador americano Abraham Flexner, inédito em português, que prova como também as ciências exatas nos ensinam a utilidade do inútil. Sucesso de crítica e de público, traduzido para mais de 15 idiomas, essa é uma leitura crucial, um grito de defesa da humanidade e do humanismo. Um lançamento da Zahar Editores.

Sussurros da Meia Noite
Durante o festival da Mantiqueira de 2012 os autores Daniel Pedrosa, Juliana Velonessi, Leandro Reis e Stefânia Andrade decidiram se reunir e juntos organizar projetos para divulgação da literatura de ficção e fantasia nacional.  Desta união surgiu o grupo Vale Fantástico, uma parceria de amigos, escritores e amantes da literatura, empenhados na construção de um cenário literário moderno e mais abrangente. No livro de estreia, “Sussurros da Meia Noite”, publicado pela Editora Pandorga, – espíritos malignos, seres escondidos nas sombras, animais que vagam pela noite e amuletos amaldiçoados são alguns dos elementos que os leitores encontrarão nessa coleção de contos assustadores. O livro transporta o leitor a um mundo de mistérios e perigos que fará com que passe a escutar os sons da escuridão de maneira suspeita e cautelosa.

Estatística
A estatística é uma ciência que está em toda parte, muito embora seja considerada desinteressante e inacessível por envolver números e dados muitas vezes complexos.Útil, quando usada de forma correta, mas potencialmente desastrosa em mãos erradas, sua aplicação no mundo real é cada vez mais requisitada – seja em relatórios médicos, no resultado de campeonatos esportivos ou em pesquisas eleitorais. Como nos mostra aqui o consagrado economista Charles Wheelan, com os dados certos e as ferramentas estatísticas adequadas, podemos responder muitas perguntas, tais como: Quais substâncias ou comportamentos causam câncer? O que está provocando o aumento da incidência de autismo? Como a Netflix sabe quais filmes você gosta?Sem usar muita matemática, equações e gráficos, este livro nos ajuda a compreender de forma acessível e intuitiva conceitos estatísticos de maior relevância para a vida cotidiana, como: inferência, correlação, análise de dados etc. Ao falar das ideias mais importantes da disciplina sem entrar em detalhes técnicos, o autor torna a estatística palatável não só para aqueles que a estudam em salas de aula, mas para qualquer um que deseje compreender melhor os desafios do mundo em que vivemos. Um lançamento da Zahar Editores.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas